31/07/2019

Os 'ratos ninjas' que saltam no ar para escapar de cobras

Ratos esperam último segundo e escapam de ataque de cobras
Ratos esperam último segundo e escapam de ataque de cobras BBC NEWS BRASIL

Não, não é desenho animado...

Os “ratos ninjas” de verdade foram descobertos por pesquisadores da Universidade Estadual de San Diego, nos Estados Unidos.

Eles conseguem saltar muito alto para escapar dos ataques de cobras no deserto do estado americano do Arizona: “Ela [a cobra] vai em direção ao rato, que não se move. E bem no último segundo, o rato se esquiva e salta no ar”, relata o pesquisador Rulan Clark.

Após escapar do ataque, o rato aterrissa de pé e foge para longe.

ABRADi faz webinar gratuito sobre planejamento de marketing de conteúdo

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação Programa Inova 360

A Associação Brasileira dos Agentes Digitais, ABRADi, realiza hoje (31), às 17h30, o webinar “Como fazer um Planejamento Eficiente de Marketing de Conteúdo”. O evento online será transmitido com o apoio da ComSchool e visa oferecer caminhos para agentes digitais iniciarem um planejamento de marketing de conteúdo.

Para participar, basta fazer a inscrição pelo link. A ABRADi enviará o link de acesso aos inscritos 30 minutos antes do evento começar e será necessário um cadastro rápido para a participação.

O Webinar será ministrado por duas especialistas do Comitê que criou o Guia ABRADi de Marketing de Conteúdo, as jornalistas Gilseane Stefani, diretora da Hub Content, e Juliana Junqueira, diretora-executiva da Tot Conteúdo Digital.

Na palestra online serão abordados os temas: “Como entender as necessidades do cliente”; “Etapas-chaves de um bom planejamento” e “Como lidar com os desafios de valorizar o trabalho junto ao cliente”.

Para os que não conseguirem participar do webinar ao vivo, a ABRADi vai disponibilizar o conteúdo posteriormente por meio de suas mídias sociais.

Retorno de investimentos em imóveis é maior com juros mais baixos

Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay Programa Inova 360

Por Paulo A. Cruz

Desde março de 2018, estamos observando o valor mínimo de taxa de juros para o Brasil, de 6,5% ao ano, além de uma tendência de corte para os próximos meses, segundo o Relatório Focus do Banco Central, que aponta 5,5% ao ano como a expectativa dos analistas para o final de 2019. Sem dúvida, o cenário atual, somado à perspectiva de redução ainda maior, é extremamente positivo para o mercado imobiliário.

Dentro deste contexto há a redução dos juros dos financiamentos imobiliários, que estão cada dia mais baixos, o que viabiliza ainda mais o investimento em imóveis. Fora isso, vale mencionar a questão da alocação de capital. Se antes fazia sentido deixar o dinheiro aplicado ao invés de comprar um imóvel, hoje essa conta não fecha.

Esse movimento já está ganhando força e os investidores voltaram às compras. A demanda aumentou, estamos intermediando grandes vendas no mercado residencial e comercial. Fora isso, com a redução nos juros, a família de classe média está optando por comprar, ao invés de alugar.

O racional é simples, supondo que haja uma aplicação que renda 100% do CDI, considerando os juros a 5,5% ao ano, e descontando imposto de renda de 17,5% – que é a alíquota para que o valor fique aplicado por no mínimo um ano – o rendimento mensal será de 0,37%. Por referência, o valor de locação de um imóvel é de 0,45% do seu valor de mercado, ou seja, deixando o dinheiro aplicado o rendimento é 0,37% enquanto se paga um aluguel de 0,45%. Fora esse ponto, há a valorização do imóvel e por consequência aumento do preço do aluguel ao longo dos anos. Nos últimos dez anos, a valorização média anual dos imóveis em São Paulo foi de 9,3%  ao ano, considerando a série histórica do índice FipeZap, mesmo com crise econômica, que assolou o país nos últimos quatro anos.

O mesmo raciocínio vale para os investidores que preferiam deixar seu dinheiro aplicado, ao invés de investir em um imóvel para alugar. Em um país com juros relativamente baixos, viver de renda não significa mais aplicar o dinheiro em um CDB sem risco nenhum. Em países com juros baixos as aplicações em bolsa e os investimentos em imóveis são óbvios, sendo que cada um tem suas vantagens. O Brasil caminhará para isso, começando por este ano.

Passadas as reformas, que trazem maior estabilidade econômica para o país, o caminho dos juros baixos é sem volta. Equivalem a maiores investimentos, maior atividade econômica, aumento do PIB e renda. Estamos nos aproximando de uma nova fase para o país, em que o capital sai das aplicações e retoma para a economia real, gerando empregos e renda. Neste cenário, a valorização dos imóveis será ainda maior e investir no setor é cada vez mais atrativo.

Paulo A. Cruz é CEO e corretor da UP Real Estate

 

A blogueira chinesa cujo 'segredo da beleza' foi descoberto em transmissão ao vivo

Blogueira usava um filtro para parecer mais jovem em suas 'lives'
Blogueira usava um filtro para parecer mais jovem em suas 'lives' Douyu

Ela se apresentava como "Sua Alteza Qiao Biluo" e se mostrava como uma jovem bonita e sedutora em suas aparições na internet.

Mas um problema na aplicação do filtro que modificava seu rosto revelou que a famosa blogueira chinesa era, na verdade, uma mulher de meia-idade.

O incidente teve grande repercussão nas redes sociais, gerando um acalorado debate sobre ética e os padrões de beleza na internet.

'Deusa linda'

Aparentemente, a blogueira, que se gabava de ter inicialmente mais de 100 mil seguidores na rede social chinesa Douyu, usava um filtro no rosto durante suas aparições ao vivo, sendo reconhecida pelos fãs por sua "voz doce e calmante".

Segundo o jornal chinês Global Times, ela era "adorada" como uma "deusa linda" e chegou, inclusive, a receber doações de alguns dos seus seguidores mais fiéis.

O "acidente" que manchou sua carreira ocorreu no dia 25 de julho, de acordo com a plataforma de vídeos ao vivo Lychee News, durante uma transmissão conjunta com a usuária Qingzi na plataforma Douyu.

Na ocasião, fãs pediram a Qiao Biluo para remover os filtros e mostrar o rosto, mas ela disse que só o faria se recebesse "presentes", e citou um valor próximo de US$ 12 mil.

O incidente com a blogueira teve grande repercussão nas redes sociais chinesas
O incidente com a blogueira teve grande repercussão nas redes sociais chinesas Getty Images

Seus seguidores começaram, então, a enviar doações - a mais alta teria sido de quase US$ 5.900.

No entanto, durante o processo, o filtro usado pela blogueira parou de funcionar - sem que ela tenha tomado a iniciativa de desativá-lo - e seu rosto real ficou visível para os espectadores.

Segundo a imprensa, ela se deu conta do problema quando as pessoas que estavam inscritas em sua sala VIP começaram a se desconectar em massa.

Muitos seguidores antigos, especialmente homens, pararam de segui-la e cancelaram as doações após ver sua verdadeira aparência.

Desde o incidente, Qiao Biluo suspendeu suas contas em redes sociais, e usuários iniciaram um grande debate sobre o ocorrido.

Alguns usuários elogiaram a engenhosidade dela para conseguir dinheiro dos seguidores. Outros questionaram a inteligência dos homens que deram dinheiro a ela.

Outros pediram, por sua vez, às pessoas para não julgá-la pela aparência, observando que sua popularidade vinha da voz.

Transmissões ao vivo

A rede social Weibo é uma das mais populares na China
A rede social Weibo é uma das mais populares na China Getty Images

Nas redes sociais chinesas, mais de 600 milhões de pessoas visualizaram publicações que vinham acompanhadas de uma hashtag que pode ser traduzida como: "blogueira é vítima de falha que mostra sua cara de velha".

O governo chinês é cauteloso quanto à crescente popularidade das transmissões ao vivo na internet.

Os meios de comunicação são muito controlados na China e, com exceção da cobertura de notícias de última hora, as imagens na televisão passam por um processo de aprovação antes de serem transmitidas.

Expressar opiniões nas transmissões de redes sociais pode levar a uma forte reação das autoridades se o conteúdo for considerado politicamente sensível ou contra a retórica do governo. É preciso tomar cuidado também para não serem vistos como "vulgares".

Como consequência, muitos usuários simplesmente cantam karaokê em seus quartos ou aparecem comendo por horas.

É uma indústria altamente lucrativa, repleta de usuárias do sexo feminino que fazem o possível para se destacar.

E Qiao Biluo foi bem-sucedida neste quesito porque, apesar de ter parado suas transmissões ao vivo após o incidente, seu perfil na plataforma Douyu agora conta com 650 mil seguidores, muito mais do que os 100 mil iniciais.

Saiba o que mudar no seu dia a dia para aliviar a 'sobrecarga' da Terra 

Dia da sobrecarga da Terra chegou mais cedo em 2019
Dia da sobrecarga da Terra chegou mais cedo em 2019 NASA

Desde segunda-feira (29), a humanidade já está consumindo mais do que o planeta poderá regenerar até o final deste ano. A Terra começou a entrar em déficit ecológico em 1970 e agora, pela primeira vez, o chamado Dia da Sobrecarga da Terra, chegou mais cedo. Há duas décadas, a data foi 29 de setembro; há 10 anos, 18 de agosto.

Leia também: Cartão de bolso reciclável é criado para salvar vidas de abelhas

O atual padrão de consumo no mundo é um dos motivos da data da sobrecarga ter chegado antes do previsto. Como consequência disso, há escassez de água potável, erosão do solo, perda de biodiversidade, secas severas, inundações e aumento na quantidade de incêndios florestais e de furacões.

No Brasil, a data para este alerta é nesta quarta-feira (31). A partir desse ponto a humanidade entra "no vermelho" com o planeta. E, agora, ter hábitos sustentáveis devem fazer parte do dia a dia para evitar danos maiores à Terra.

A WWF – Brasil, organização não governamental de conservação ambiental, divulgou dicas de como ter hábitos sustentáveis para causar o menor impacto possível ao meio ambiente.

Entre elas estão: mantenha luzes e eletrodomésticos em casa que não estão em uso apagados; diminua o tempo no banho; recicle seu lixo; evite sair de carro; prefira iluminação e ventiladores naturais.

Leia também: Tubarões e arraias também são vítimas do plástico nos oceanos

Ao fazer compras prefira produtos não-descartáveis ou mais duradouros; evite trocas frequentes de equipamentos, como o celular; opte por produtos naturais; evite peixes na lista vermelha de extinção. Não compre produtos que tenham na sua composição microesferas de plásticos, como esfoliantes e alguns cremes dentais.

Há medidas de sustentabilidade para colocar em prática no trabalho, como: realizar grupos de carona; levar a própria caneca para evitar o consumo de copos plásticos; imprimir somente o necessário; ligar o ar-condicionado só quando realmente precisar.

"Para a economia, isso significa grandes prejuízos e maiores riscos aos investimentos. Para as pessoas, preços mais altos dos alimentos, maiores chances de contrair doenças e perda de bens e de vidas. Na prática, estamos deixando o mundo mais poluído, mais inóspito e mais pobre em biodiversidade”, afirmou Renata Camargo, especialista em Conservação do WWF-Brasil, por meio de nota.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Deborah Giannini

Não é só canudo! Outros materiais jogados fora são vilões na natureza

 

Roupa térmica substitui biquíni e pode ser aliada da performance

Ao amenizar sensação de frio, Roupas térmicas ajudam desempenho
Ao amenizar sensação de frio, Roupas térmicas ajudam desempenho Alexandre Loureiro/COB

A chamada "segunda pele" são roupas essenciais para temperaturas mais baixas, como as do Peru, onde está sendo realizado o Pan Lima 2019, com temperatura que varia entre 13°C e 17°C. E, como o biquíni já não é mais vestimenta obrigatória no vôlei de praia desde a Olimpíada de Londres 2012, diante das baixas temperaturas, a roupa térmica se tornou a melhor solução.

Mas será que as roupas térmicas ajudam a melhorar o desemprenho das atletas?  Segundo o Pesquisador do laboratório de fisiologia do exercício da Unicamp Arthur Gáspari, como as temperaturas em Lima estão baixas, levando a uma sensação térmica ainda menor, a roupa térmica auxilia na termoregulação do corpo, elevando a temperatura corporal durante o aquecimento e a mantendo durante o jogo.

O pesquisador ainda afirma que, no caso do vôlei de praia, há momentos de menor produção de calor pelo próprio corpo em consequentemente, aumento da sensação de frio. Além do aquecimento real, o fato de amenizar a sensação de frio é muito importante para a manutenção do desempenho, mais ainda em modalidades que exigem precisão e grande concentração para tomadas de decisão rápidas, pois as percepções de desconforto causadas pelo ambiente frio e rajadas de vento aumentam as demandas psicofisiológicas dos atletas, levando a desatenção, perda de foco e aumento da irritabilidade, sendo esse outro alvo dos efeitos positivos do uso das roupas térmicas.

Por que as roupas térmicas são melhores que os biquínis?

Algumas atletas do vôlei de praia, do surfe e do triatlo feminino optaram pelas roupas térmicas em vez das vestimentas de praia. Segundo o pesquisador do laboratório de fisiologia do exercício da Unicamp, para que o corpo seja capaz de atuar no seu máximo desempenho é imprescindível que os músculos estejam em uma temperatura ideal, ligeiramente aquecidos, facilitando assim reações bioquímicas responsáveis pela produção de energia e transmissão dos sinais neurais que controlam a contração.

“Ao escolher a roupa térmica em vez do biquíni as atletas estão ganhando tempo e qualidade no processo de aquecimento por facilitar a elevação da temperatura corporal nesse clima frio. Sem contar que a roupa vai ajudar a manter esse corpo aquecimento durante o jogo”, afirma Gáspari.

Roupa térmica no surfe pode melhorar o desempenho do atleta
Roupa térmica no surfe pode melhorar o desempenho do atleta Reprodução/Instagram @wendersonbiludo

Roupa térmica pode melhorar o desempenho dos atletas?

A roupa térmica padrão, provavelmente confeccionada com poliamida ou poliéster mais elastano não vai levar a um aumento do desempenho nesse tipo de modalidade e condição, segundo o pesquisador.

"É interessante apontar que hoje existem tecnologias têxteis que poderiam aumentar o desempenho no jogo ou no campeonato. Os exemplos mais conhecidos são das roupas de compressão que comprovadamente podem diminuir a queda de desempenho causada por um esforço extenuante, principalmente em atividades que causam danos muscular, aquelas com ações de grande estresse mecânico como saltos, corridas, mudanças de direção e desaceleração”, afirma.

No caso do vôlei de praia, por exemplo, o pesquisador diz que as roupas térmicas não melhoram os movimentos, apenas podem trazer mais conforto para os atletas, como não sentir frio e até mesmo se arriscar em movimentos, além de não se preocupar com arranhões.

“Mas no surfe tudo é diferente. A roupa usada no esporte com prancha, além de ajudar e muito na questão da termoregulação, pode aumentar a flutuabilidade do atleta facilitando o deslocamento quando este está em contato com a água, como nas remadas ou mesmo após uma queda da prancha, quando o atleta tem que nadar”, diz Gáspari.

O pesquisador ainda finaliza dizendo que a grande novidade desse campo da ciência, das tecnologias vestíveis, são os tecidos que possuem propriedades de interação com a fisiologia humana.

O exemplo mais interessante são os tecidos emissores de infravermelho. Esse tipo de tecido possui micropartículas minerais capazes de absorver energia do ambiente como luz, calor e até o calor do próprio corpo e reemiti-la na forma de infravermelho longo. "O infravermelho longo por sua vez é conhecido por exercer diversões efeitos biológicos, como vasodilatação e melhora do metabolismo celular levando entre outras cosias a maior produção de energia pelo músculo", explica.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini 

Joe Jonas e Sophie Turner fazem homenagem a cão atropelado

'Ter 10 filhos ajudou a entender os jovens', garante Mauricio de Sousa

'Laços' ganhará sequência, garante Mauricio de Sousa
'Laços' ganhará sequência, garante Mauricio de Sousa Divulgação

Os números da carreira e da vida de Mauricio de Sousa são superlativos. Aos 83 anos, ele acaba de completar seis décadas de atuação. A marca tem sido comemorada com uma exposição que traz uma pequena parte da produção do cartunista e que ficará em cartaz no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, até o dia 15 de dezembro.

Em paralelo, ele experimenta também o sucesso de bilheteria do filme Laços, primeiro live action inspirado na Turma Da Mônica. Com pouco mais de um mês de exibição, o filme está prestes a atingir a marca de 2 milhões de espectadores e supera os R$ 20 milhões em bilheteria.

O momento, claro, é comemorado por Mauricio. Mas a explicação para o êxito é inesperada: em autoanálise, ele credita a longevidade da atuação como fruto direto da própria vida particular.

Pai de nada menos que dez filhos, Mauricio garante que continuar a entender os jovens de tantas gerações diferentes tem ligação com o fato de ter experimentado a paternidade diversas vezes e em vários momentos da história (a filha mais velha tem 59 e o mais novo, apenas 16). "Apesar de tudo, eu fui um pai presente. Tenho essa ligação íntima com a família, de fazer festa, reservar as quintas-feiras para comer pastel e reunir uns cem parentes na minha chácara. Com isso, aprendi a entender e reconhecer as diferenças existentes entre cada geração. Agora, ainda tenho a oportunidade de experimentar essa sensação com netos e bisnetos", garante o cartunista.

Laços já ultrpassou os R4 20 milhões em bilheteria
Laços já ultrpassou os R4 20 milhões em bilheteria Divulgação

Parte dos filhos acabou seguindo os passos do pai e foi trabalhar ao lado dele na Mauricio de Sousa Produções, a empresa por trás da franquia Turma da Mônica. Mas não foi nenhuma imposição do pai famoso manter o império empresarial em família. Segundo Mauricio, esse foi o segundo estágio de ter uma boa relação com os filhos. "Se por um lado ouvi-los resultou numa modernização contínua das histórias em quadrinhos, por outro despertou o interesse de se envolver na área profissional do pai. Jamais cobrei isso. Foi natural", comenta.

Hoje, um dos filhos que mais tem responsabilidade nessa modernização da Turma da Mônica é Mauro Takeda e Sousa, de 32 anos. Ele mantém o pai atualizado sobre questões identitárias, de gênero, discussões polêmicas e inclusão social.

A influência fez com que, nos últimos anos, a Turma da Mônica passasse a inserir personagens representativos, como o autista André, capa da revista da Mônica do último mês de julho. "Faltava representatividade nas histórias. Tento mirar em tudo que é pertencente ao mundo atual. Sempre fui assim. Sem preconceito nenhum. Tenho me aprofundado nesses temas. Recentemente, conversei com atletas paralímpicos e aprendi bastante. É assim que evito parar no tempo", garante.

Mauricio de Sousa ilustra os filhos em capa de revista
Mauricio de Sousa ilustra os filhos em capa de revista Divulgação Pais e Filhos

Questionado sobre se isso gera críticas de puristas, Mauricio avisa que não há motivos para se preocupar. "Não mexeremos nos personagens clássicos, mas outros serão criados para ocupar essa lacuna, sim", adianta.

Sucesso no cinema

Se nas bancas de jornal a Turma da Mônica sempre foi unanimidade entre as crianças brasileiras, no cinema a franquia teve uma trajetória irregular. Apesar de contar com títulos em animação que atingiram relativo sucesso desde a década de 80, foi com Laços que finalmente a Turma Da Mônica ganhou uma produção aclamada por público e crítica.

Lançado em live action (com atores de verdade dando vida aos personagens), o longa metragem dirigido por Daniel Rezende teve desempenho tão satisfatório que Mauricio admite pensar numa continuação para breve.

Segundo ele, o roteiro já tem sido desenvolvido, mas não há previsão de lançamento. "Quando o Daniel (Rezende) propôs dirigir o filme, eu já imaginava que viria coisa boa. É um entretenimento pronto para os pais que cresceram lendo Turma da Mônica e para os filhos, que ainda consomem muito as nossas histórias. E acredito que atingimos esse objetivo", analisa.

Na continuação, Mauricio espera poder incluir mais personagens da vasta lista de criações dos últimos 60 anos. "Com certeza a nossa proposta é criar um universo mais amplo na continuação. Mas também estamos com convites para levar algumas histórias separadas para séries na TV a cabo ou streaming. Tudo ainda tem sido estudado pela minha equipe, mas é parte dos lançamentos futuros da Turma da Mônica", adianta.

Série deverá ser desenvolvida em live action
Série deverá ser desenvolvida em live action Divulgação

Mauricio diz que viu a oportunidade de continuar trabalhando com live action ao analisar não só os números atingidos por Laços, mas também ao ouvir o feedback do público e até mesmo observar a reação da plateia nas salas de cinema. "As pessoas voltaram ao passado, se conectaram com fases positivas e interessantes da infância. E eles querem de novo essa sensação. É por isso que temos pensado em séries também, para que a Turma da Mônica integre mais a vida das pessoas na TV", explica.

A parte emotiva desse sucesso fez Mauricio ouvir diversos relatos de pessoas que admitiram ter sido alfabetizadas com a ajuda dos quadrinhos da Mônica. "Hoje, posso dizer que esse é meu maior legado: ter ajudado a alfabetizar pessoas. Maior que qualquer outra coisa, é sabe que várias gerações tiveram contato com leitura por meio das histórias de Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha", garante Mauricio.

R7 - Jovem

Cadeira Para Escritório: +78 Modelos e Dicas Para Decorar Seu Ambiente

A cadeira para escritório será sua fiel parceira no decorrer de longas de trabalho, por isso dentro de um projeto de decoração de um ambiente corporativo ou home office, mas do que exprimir beleza você deve reunir móveis que sejam confortáveis e funcionais.

Logo, se você deseja incluir no seu ambiente de trabalho uma cadeira para escritório, porém ainda está em dúvidas sobre os diversos modelos existentes no mercado, atente-se aos próximos tópicos. Aqui, você irá encontrar diferentes possibilidades para deixar seu espaço ainda mais produtivo.

1. Modelos de cadeira para escritório com estrutura de tela e rodízios. Fonte: Blog da Marelli

Veja Também:

Escrivaninha Preta: +52 Modelos Criativos Para Decorar Seu Ambiente Móveis para Escritório: +75 Inspirações para Sair do Convencional 5 Truques Essenciais na Hora de Montar um Home Office Mesa para Escritório: Descubra o Móvel ideal para o Seu Trabalho Aprenda a Escolher seus Móveis para Escritório  
Cadeira para escritório: Traga conforto e versatilidade ao ambiente

A cadeira para escritório além de trazer conforto e versatilidade ao ambiente deve atender os requisitos presentes na NBR 13962, norma específica para móveis de escritório – cadeiras, para que sua estrutura não prejudique a saúde e a coluna de seus usuários.

Segundo a norma, por exemplo, é importante que se leve em consideração a tamanho da mesa para escritório, pois existe um padrão de altura de 80 cm para que as pernas permaneçam confortáveis. Além disso, os ombros e a coluna devem permanecer eretos e o campo de visão deve estar a uma distância entre 45 e 70 cm da tela do computador. Nesta direção, podemos perceber que a regulagem de altura da cadeira para escritório se faz extremamente necessária.

2. A cadeira para escritório segue a decoração do ambiente. Fonte: Pinterest

É válido mencionar que a cadeira para escritório pode ser classificada de duas formas, sendo elas: cadeira para escritório de diálogo e cadeira para escritório operacional.

Os modelos de cadeira para escritório de diálogo apresentam estruturas mais leves e sem rodízios, pois regularmente são utilizadas por visitantes e clientes presentes em uma sala de recepção ou atendimento. Já os modelos de cadeira para escritório operacional apresentam rodízios (rodinhas) e uma estrutura mais robusta, pois está direcionada a funcionários fixos que necessitam de movimentação no trabalho.

3. Complemente a decoração com cadeira para escritório colorida. Fonte: Pinterest

Confira 7  tipos de cadeira para escritório existentes no mercado 1. Cadeira Recepção

A cadeira recepção, como o próprio nome já diz refere-se a cadeira para escritório simples presente no ambiente de atendimento e recepção de uma empresa. Vale mencionar, que apesar do tempo de uso da cadeira recepção ser muito curto sua escolha deve ser feita com atenção, pois se trata de uma peça que compõe o espaço de entrada da empresa, logo, deve transmitir a imagem da organização e se harmonizar com a decoração do escritório.

4. Cadeira para escritório utilizada no ambiente de recepção. Fonte: Pinterest

2. Cadeira Secretária

A cadeira secretária é considerada também um modelo de cadeira para escritório simples presente dentro de um ambiente organizacional. A estrutura de uma cadeira para escritório do tipo secretária, geralmente, apresenta ajuste de altura e apoio para as costas. No mercado é possível encontrar modelos de cadeira para escritório do tipo secretária com base fixa ou com sistema de rodízios (rodinhas) para fácil movimentação.

 

5. Modelos de cadeira secretária fixa e com rodízios. Fonte: Pinterest

3. Cadeira Caixa

A cadeira caixa é um modelo de cadeira para escritório que proporciona segurança, ergonomia e conforto aos seus usuários. O modelo de cadeira caixa apresenta encosto para as costas e apoio para braços, tornando-se ideal para profissionais que passam muitas horas na mesma posição.

6. Cadeira para escritório do tipo caixa. Fonte: Petrovetti

4. Cadeira Executiva

A cadeira executiva é ideal para compor o ambiente de áreas administrativas de uma empresa. A estrutura de uma cadeira executiva apresenta diferentes ajustes inteligentes que se adaptam a cada biotipo do funcionário. Além disso, a base dessa cadeira para escritório vêm com rodízios (rodinhas) proporcionando assim alto grau de conforto e mobilidade do usuário no espaço.

7. Cadeira para escritório do tipo executiva complementa a decoração do ambiente. Fonte: Pinterest

5. Cadeira diretor

A cadeira diretor é um modelo ergonômico inspirado nos sets de gravação para cinema. A fabricação de uma cadeira diretor é, geralmente, feita com materiais nobres, como o couro apresentando detalhes de acabamento muito elegante. Normalmente, esse modelo de cadeira para escritório é utilizada em salas de gerência e diretoria.

8. A cadeira diretor encanta a decoração desse ambiente. Fonte: Westwing

6. Cadeira Presidente

A cadeira presidente é considerada um dos modelos de cadeira para escritório mais sofisticados. A estrutura de uma cadeira presidente se assemelha muito à cadeira diretor, com a diferença de apresentar o chamado espaldar, que seria o encosto para a cabeça bem mais alto. De modo geral, esse modelo de cadeira para escritório é utilizado na sala da presidência, porém quando incorporada em uma sala de reunião demonstra que a pessoa que se acomodar sobre ela irá comandar o diálogo no espaço.

9. Cadeira para escritório com espaldar mais alto acomoda a pessoa que comanda a reunião. Fonte: Pinterest

7. Cadeira Gamer

A cadeira gamer é um modelo de cadeira desenhado especificamente para quem é praticante de jogos no computador. A estrutura de uma cadeira gamer preza muito pelo conforto e ergonomia de seus usuários. Esse modelo de cadeira apresenta ajustes refinados de altura e angulação que acompanham os movimentos do corpo do jogador.

10. As cores da cadeira gamer se harmonizam com a decoração do ambiente. Fonte: EasyGamer

Vale mencionar, que no universo dos games os profissionais da área e jogadores por hobby levam o design das peças muito a sério, por isso é possível encontrar modelos de cadeira gamer que priorizam cores modernas e formas orgânicas que lembram inclusive o estilo de bancos de carros esportivos.

Confira +68 modelos de cadeira para escritório

11. A cadeira gamer é extremamente confortável. Fonte: EasyGamer

12. A cadeira para escritório deve apresentar um design confortável para a coluna. Projeto por Izabela Lessa

13. A iluminação do quarto combina com as cores da cadeira gamer. Fonte: EasyGamer

14. A altura do encosto da cadeira para escritório influencia no preço, conforto e visual. Projeto por Lucila Bertoncello

15. Em ambientes com mesa em formato l opte por uma cadeira para escritório giratória e com rodízios. Fonte: Pinterest

16. Bancada de madeira, luminária metálica e cadeira para escritório com rodízios. Projeto por INÁ Arquitetura

Cadeira gamer com design simples feita com estrutura de telas e encosto para cabeça
Cadeira gamer com design simples feita com estrutura de telas e encosto para cabeça Viva Decora

17. Cadeira gamer com design simples feita com estrutura de telas e encosto para cabeça. Fonte: EasyGamer

18. Cadeira para escritório do tipo secretária na cor roxa. Fonte: Pinterest

19. Cadeira para escritório com design diferenciado encanta a decoração do ambiente. Projeto por Jomar Bragança

20. Cadeira gamer com encosto para cabeça e apoio de braços. Fonte: EasyGamer

21. Cadeira gamer pequena com design simples e estrutura metálica. Fonte: EasyGamer

22. Cadeira para escritório feita em tela preta. Projeto por Tr Arquitetura

Cadeira gamer traz conforto para os jogadores
Cadeira gamer traz conforto para os jogadores Viva Decora

23. Cadeira gamer traz conforto para os jogadores. Fonte: Pinterest

24. Cadeira para escritório do tipo eiffel com pés de palito. Fonte: Pinterest

25. Cadeira para escritório feita em aramado. Fonte: Dnevnik

26. Cadeira para escritório branca pequena com rodízios. Projeto por Cris Paola

Cadeira gamer apresenta um design especial para acomodar por horas os jogadores
Cadeira gamer apresenta um design especial para acomodar por horas os jogadores Viva Decora

27. Cadeira gamer apresenta um design especial para acomodar por horas os jogadores. Fonte: Pinterest

28. Cadeira para escritório com estrutura metálica e rodízios. Projeto por Juliana Pippi

29. Em ambiente com tapete recomenda-se ter uma cadeira para escritório com rodízios em nylon para que a cadeira deslize melhor. Projeto por Adell e Porto

30. Em mesas com formato em L opte por modelos de cadeira para escritório que sejam giratórias e com rodízios. Projeto por Condecorar Arquitetura e Interiores

31. Estante branca de nichos e cadeira para escritório presidente. Projeto por Consuelo Jorge

32. Estante de nichos, mesa branca e cadeira para escritório do tipo Eiffel amarela. Projeto por Ana Lúcia Adriano

33. Home office com cadeira para escritório presidente. Projeto por Elmor Arquitetura

34. Home office com cadeira para escritório de couro. Projeto por Karla Oliveira

35. Home office com cadeira para escritório secretária. Projeto por Karen Pisacane

36. Home office com diferentes modelos de cadeira para escritório. Projeto por BY Arq & Amp Design

37. Home office com mesa branca e cadeira para escritório com estrutura metálica e rodízios em preto. Projeto por Leila Dionizios

38. Home office com pendente preto e cadeira para escritório do tipo secretária. Projeto por Juliana Pippi

39. Home office com prateleira e cadeira para escritório presidente. Projeto por Juliana Pippi

40. Home office conta com a presença da cadeira para escritório feita em tela. Projeto por Ornare

41. Home office e biblioteca integrados contam com a presença de uma cadeira para escritório presidente. Projeto por BY Arq & Amp Design

42. Modelos de cadeira para escritório clássica foram utilizadas na decoração deste ambiente. Projeto por Vitor Dias Arquitetura

43. Modelos de cadeira para escritório presidente contemplam a decoração deste ambiente. Projeto por Paulinho Peres

44. Quarto com iluminação azul e cadeira gamer preta com estrutura para encosto de cabeça e apoio para os braços. Fonte: EasyGamer

45. O rodízio com silicone é indicado para pisos frios, pois evita riscos e mais silenciosos. Projeto por Lélio Fortes

46. O sistema de regulagem de altura na cadeira para escritório é importante para a ergonomia. Projeto por Marília Veiga

47. Quarto com iluminação roxa especial e cadeira gamer preta com design simples. Fonte: EasyGamer

48. Decore o sala com modelos de cadeira para escritório simples colorida. Fonte: Pinterest

49. Sala de reunião formada com com cadeira para escritório na cor preta. Projeto por Mauricio Karam

50. Quartos que comportam um estrutura para jogos contam com a presença de cadeira gamer. Fonte: EasyGamer

51. Deixe o ambiente mais confortável, substituindo as cadeiras para escritório por poltronas. Projeto por Bender Arquitetura

52. Cadeira para escritório branca do tipo executiva. Fonte: Bender Arquitetura

53. Cadeira para escritório sem rodízio, mas um um design bem elegante. Projeto por Braccini Lima

54. Cadeira gamer com design simples complementa a decoração do quarto clean. Fonte: Pinterest

Cadeira para escritório com estrutura de couro preto
Cadeira para escritório com estrutura de couro preto Viva Decora

55. Cadeira para escritório com estrutura de couro preto. Fonte: Pinterest

56. Cadeira gamer com rodízios. Fonte: Pinterest

57. Cadeira para escritório do tipo presidente. Fonte: Humanscale HQ

58. Cadeira para escritório do tipo recepção utilizada em consultório. Fonte: Pinterest

59. Cadeira para escritório do tipo diretoria em uma sala de reunião. Projeto por Artiun Arqui

60. Cadeira para escritório barata do tipo Eames e Formiga podem ser uma boa opção. Projeto por AMC Arquitetura

61. Projeto com uma cadeira para escritório estilo presidente e cadeiras clássicas. Projeto por Ane de Conto Arq+interiores

62. Ter uma cadeira de apoio no escritório é uma ótima opção. Projeto por Arca Loja Conceito

63. Invista em uma cadeira para escritório executiva para o ambiente de home office. Projeto por Cris Paola

64. Invista em modelos de cadeira para escritório colorida, pois elas trazem vida ao ambiente. Fonte: Pinterest

65. A cadeira para escritório tanto do profissional quanto do cliente seguem o mesmo design. Fonte: Pinterest

66. Cada cor da cadeira para escritório permite identificar as funções de cada profissional. Fonte: Pinterest

67. Cadeira para escritório de tela e estrutura metálica. Fonte: Pinterest

68. Cadeira para escritório branca com espaldar alto para sala de diretoria compartilhada. Fonte: Pinterest

Home office com cadeira presidente
Home office com cadeira presidente Viva Decora

69. Home office com cadeira para escritório presidente. Projeto por Ricardo Lopez

70. Cadeira para escritório feita em couro. Fonte: Pinterest

71. A cadeira para escritório barata são aquelas que não apresentam rodízios. Fonte: Pinterest

72. Complemente a decoração do ambiente com modelos clássicos de cadeira para escritório. Fonte: Pinterest

73. Complemente a decoração do seu consultório com modelos de cadeira para escritório branca. Fonte: Pinterest

74. Modelos de cadeira para escritório complementam a decoração da sala de reunião. Fonte: Pinterest

75. Invista em uma cadeira para escritório que seja conforto e ergonômica. Fonte: ISTOCK

76. Modelo de cadeira para escritório branca do tipo secretária. Fonte: Pinterest

77. Os modelos de cadeira para escritório barata do tipo recepção ou atendimento podem variar de cor. Fonte: Lage Falqueto

78. Cadeira para escritório preto com rodízios. Fonte: Design My Work Space

The post Cadeira Para Escritório: +78 Modelos e Dicas Para Decorar Seu Ambiente appeared first on Viva Decora.

Candy colors: saiba como ter o cabelo colorido como o das famosas

Febre nos anos 2000, a moda dos cabelos coloridos voltou com um novo nome: candy colors. Desta vez, as famosas investiram em tonalidades mais suaves, os chamados “tons fantasia”. Confira dicas de como adotar o estilo

A cabeleireira e especialista em colocação Raquel Shima explica que todos podem apostar nos fios coloridos, desde que os procedimentos sejam realizados com segurança

Mas não vá pensando que é só ir ao salão e pronto! A profissional esclarece que, para manter os fios hidratados e no tom desejado, é necessário tomar uma série de cuidados

O primeiro passo é saber se o cabelo está saudável e preparado para receber a transformação 

“É preciso avaliar se os fios vão aguentar o processo. Por isso, deve-se fazer uma análise da saúde do cabelo e o teste de mecha antes de iniciar o processo”, conta Raquel Shima

Ela ainda explica que, quando os cabelos estão opacos, elásticos e sem vida, o indicado é adiar a mudança e optar por tratamentos capilares

Para escolher a cor e a tonalidade que serão aplicadas no cabelo a dica é levar em conta o seu estilo e as cores com as quais mais se identifica

“Quanto mais claro estiver o cabelo, mais forte será o tom de rosa, vermelho ou azul nos fios”, revela

A manutenção dá um pouco de trabalho, pois os cabelos em tons fantasias precisam de cuidados semanais

“É possível reaplicar o tonalizante puro ou em cremes, mas é importante conversar com seu cabeleireiro para saber qual é o mais indicado”, finaliza Raquel

Mas, se depois de todas essas dicas ainda te faltar coragem para mudar a cor das madeixas, a dica é apostar nas perucas estilo lace front. Elas deixam um aspecto super natural e você não fica de fora de tendência!

'Vivo com medo', confessa vítima de ciberataque na Bulgária

'Vivo com medo', confessa vítima de ciberataque na Bulgária

Mariana Krasteva é uma entre os mais de quatro milhões de búlgaros cujos dados pessoais foram roubados na maior violação cibernética do país e teme pelo que os golpistas poderiam fazer com a informação.

Porta Balcão: Conheça o Modelo e Veja +40 Fotos Lindas

Ainda que muitas pessoas acreditem no contrário, porta não é tudo igual. Além de ser uma peça que possui características que variam de acordo com o fabricante e o propósito a ela destinado, existe uma série de modelos de porta disponível no mercado, como por exemplo as portas pivotantes, a porta camarão, a porta sanfonada e a porta balcão.

A porta balcão, inclusive, é um modelo que por si só possui muitas varições, sendo muito fácil encontrar porta balcão de correr, porta balcão com veneziana e, no que diz respeito ao material de fabricação, porta balcão de madeira, porta balcão de alumínio, porta balcão de vidro e por aí vai. Ou seja, com tantas variações, dizer que porta é tudo igual não é apenas equivocado, como também um desconhecimento que pode ser perigoso para o momento de escolher a melhor peça para uma casa, sobretudo se for o caso de uma porta balcão.

1. A porta balcão é um dos modelos mais comuns do mercado. Foto: Pinterest

A porta balcão é um modelo que chama muito a atenção de quem busca por uma peça funcional, bonita e eficiente, algo que sem sombra de dúvidas, todos querem ter dentro de casa. Em seu modelo de correr, o sistema de trilho que faz as folhas deslizarem sem ocupar espaço são muito comuns em salas de estar, varandas, divisórias de cozinhas e áreas externas em geral, mas não é difícil encontrar tipos de porta balcão de correr específicas para outros cômodos.

2. A porta balcão é muito utilizada em áreas externas. Foto: Casa Abril

Os modelos de abrir da porta balcão também são muito utilizados e chamam a atenção pela segurança de possuírem mais de uma folha protetora, algo fundamental em áreas externas e até mesmo como porta frontal, o que é visto pela grande popularidade dos modelos de porta balcão para sala. Além disso, a porta balcão é muito eficaz no trabalho de garantir a privacidade dos moradores, o que não significa que esse seja um tipo de porta completamente fechada e que não utilize a luminosidade externa a favor do ambiente.

Se você já está mais do que convencido das maravilhas da porta balcão enquanto uma peça muito válida para diferentes tipos de casa, continue lendo e confira informações muito importantes sobre cada modelo de porta balcão disponível no mercado. Aproveite e veja nossa galeria imperdível com dezenas de fotos lindas!

Veja também:

Escada Flutuante: +87 Modelos Criativos Para Incluir no Seu Projeto  Granito: Saiba Como Utilizar, Conheça os Tipos, Cores e +70 Modelos Pedra Ferro: O que é? Como Usar? Vantagens e +47 Inspirações Redes de Proteção: Saiba Quais São os Tipos e +40 Modelos A boa e velha porta balcão de madeira

Dentre os modelos de porta balcão mais populares do mercado, a porta balcão de madeira é o que há de mais popular. Seu uso é muito comum em diferentes cômodos, ainda que seja muito lembrada pelas decorações que a utilizam como peça de destaque em áreas externas de modo geral. Com um design simples e ao mesmo tempo muito interessante, a porta balcão de madeira vai muito bem com decorações que seguem o estilo moderno e até mesmo o clássico, uma vez que estamos falando de uma peça versátil em muitos sentidos.

3. A porta balcão de madeira é clássica e bonita. Foto: Casa Abril

No entanto, por se tratar de uma porta feita a partir de um material suscetível a danos causados pelo tempo, a porta balcão de madeira deve passar por algumas manutenções para que permaneça com sua beleza inicial. Um exemplo disso é a impermeabilização, que impedirá que a porta balcão sofra com a umidade, e a lubrificação com grafite em pó, perfeita para evitar que as dobradiças ou trilhos acabem cedendo e estraguem a porta como um todo.

As vantagens da porta balcão de alumínio

Quanto o assunto é vantagem, a porta balcão de alumínio possui para dar e vender. O fato de ser um modelo leve, prático e versátil são apenas alguns dos principais pontos positivos da porta balcão de alumínio, que ainda tem como vantagem a durabilidade – possível pelo alto padrão de fabricação – e o isolamento térmico e acústico muito superior a outros tipos, fazendo com que seja uma peça mais do que necessária para varandas ligadas a quartos.

4. A porta balcão de alumínio possui muitas vantagens. Foto: Sodimac

Um outro ponto que coloca a porta balcão de alumínio na frente das demais em termos de excelência é o fato de ser sinônimo de sustentabilidade e economia. Acontece que esse modelo de porta balcão oferece muitas chances de reutilização e também permite o uso de placas de vidro que servem como catalizadoras de uma iluminação natural. Isso não apenas deixa o ambiente iluminado, mais arejado e livre de mofos, como também evita gastos excessivos com energia elétrica.

Cuidados com a porta balcão de alumínio branco

A porta balcão de alumínio branco possui as mesmas características de uma porta balcão de alumínio comum, ou seja, é repleta de vantagens e merece espaço em qualquer tipo de casa. Mas então por que estamos abrindo um tópico para falar de um modelo tão específico quanto a porta de alumínio branco? Acontece que esse tipo de porta balcão merece alguns cuidados para permanecer bonita e funcional assim como a conhecemos.

5. A porta balcão de alumínio branco necessita de cuidados específicos. Foto: Casa Abril

A tinta da porta balcão de alumínio branco, se mal aplicada, pode fazer com que a esquadria não tenha a performance esperada e acabe por prejudicar toda a estrutura dos trilhos, como ocorre em um modelo de porta balcão de correr. Dito isso, é importante que antes de comprar esse modelo você analise muito bem o acabamento que ele possui e, se estiver tudo certinho, depois de comprado, use o grafite lubrificante sempre que problemas aparecem.

Tudo sobre a porta balcão de vidro

Limpeza e boa iluminação, como muitos sabem, são as principais características da porta balcão de vidro, mas as vantagens não param por aí. A porta balcão de vidro é, de longe, o modelo com o design mais interessante do mercado, sobretudo se estivermos falando de um tipo de grandes dimensões, o que dá a casa em que está inserido muito mais modernidade e beleza. O design despojado e interessante aos olhos não apenas é versátil e combina com qualquer tipo de decoração, como também oferece um frescor muito interessante.

6. A porta balcão de vidro é lindo, mas não oferece privacidade. Fotos: Suburban Bitches

No entanto, nem tudo são flores quando o assunto é a porta balcão de vidro. Além de o seu preço ser muito mais salgado que os demais tipos, chegando a custar muitas vezes o dobro de um modelo de alumínio simples, por exemplo, a porta balcão de vidro necessita do auxílio da cortina para oferecer a privacidade que todos buscam dentro de uma casa, o que torna seu preço final ainda mais alto.

Como comprar a melhor porta balcão para sala?

Agora que você sabe tudo sobre os muitos modelos de porta balcão que existem no mercado, chegou a hora de saber como efetuar uma compra segura e inteligente. Para isso estamos estabelecendo que você esteja buscando uma porta balcão para sala, como costuma acontecer nas lojas de materiais para reforma e construção. Dito isso, antes de comprar a porta balcão para sala, meça muito bem a área reservada para a peça, pois, por mais que exista um padrão a ser seguido, é possível encontrar modelos que subvertam isso e acabem necessitando de mais ou menos espaço.

7. Para comprar uma boa porta balcão, é importante ter as dimensões em mente. Foto: Direct Doors

Além disso, é necessário que a área em que a porta ficará também seja muito bem analisada. Isso é importante porque pode ser que você acabe comprando uma porta balcão para sala que possui uma abertura de correr, quando na verdade não há espaço para as folhas circularem, o que também pode acontecer com a porta balcão de abrir. Portanto, além de medir o cômodo por completo, veja se há a possibilidade de instalação de dobradiças, trilhos, batentes e assim por diante.

Gostou das nossas dicas? Então veja nossa galeria com modelos de porta balcão e inspire-se:

8. A porta balcão pode ser muito clássica. Foto: Instagram

9. Modelos de porta balcão decorados são lindos para decoração clássica. Foto: Decor Your Homes

10. A porta balcão de madeira pode ter uma cara praiana. Foto: Casa Abril

11. A porta balcão de metal é muito segura. Foto: Barn Doors Lidings Hardware

12. As folhas da porta balcão devem ser muito bem cuidadas. Foto: Direct Doors

13. A porta balcão em quartos precisam oferecer privacidade. Foto: Decor Fácil

14. A porta balcão é ótima como divisórias. Foto: Direct Doors

15. Associar o vidro à porta balcão de madeira é lindo e garante iluminação. Foto: Tudo Construção

16. A porta balcão garante muito mais proteção. Foto: Construir no Literal

17. A porta balcão de vidro é linda para áreas externas. Foto: Homify

18. As cortinas podem ser necessárias em uma porta balcão de vidro. Foto: Fair View Renovations

19. A porta balcão pode dar destaque ao ambiente. Foto: Homestre

20. A porta balcão de alumínio é simples e bonita. Foto: Leroy Merlin

21. A porta balcão de cor escura é muito elegante. Foto: Bloombety

22. Folhas de diferentes materiais deixa a porta balcão muito interessante. Foto: Play1Game

23. O efeito externo da porta balcão é muito interessante. Foto: Tua Casa

24. A instalação da porta balcão pode ser muito difícil. Foto: Casa Abril

25. A porta balcão é muito interessante se colocada de modo espelhado. Foto: Magazine Luiza

26. A porta balcão pode brincar com as formas. Foto: Decorando Casas

27. A porta balcão branca é o que há de mais popular. Foto: Ecoville Portas e Janelas

28. O preto vai muito bem com a porta balcão. Foto: Pella

29. A madeira é o material mais comum da porta balcão. Foto: Casa e Construção

30. Toda uma sala pode ganhar destaque com uma porta balcão com vidro. Foto: Integrity Windows

31. As dobradiças da porta balcão devem ser muito bem lubrificadas. Foto: Direct Doors

32. A porta balcão pode ser tão simples quanto repleta de detalhes. Foto: Vazlon

33. A porta balcão de alumínio também dá muito destaque. Foto: Casa Abril

34. Pode ser interessante desfocar o vidro da porta balcão para garantir a Foto: Mulher e Tudo

35. A porta balcão pode ter muitos tamanhos. Foto: Esquadrias Portal

36. A porta balcão branca com veneziana oferece um efeito de luz muito interessante. Foto: Good Works Furniture

37. Salas de jantar com porta balcão costuma ser muito mais elegante. Foto: Galeria da Arquitetura

38. A porta balcão com folha de vidro é muito comum em varandas. Foto: Elarca

39. Alguns modelos de porta balcão usam telas para dar mais privacidade. Foto: Casa Treschic

40. A porta balcão branca deixa a decoração muito delicada. Foto: Waunakee Remodeling

The post Porta Balcão: Conheça o Modelo e Veja +40 Fotos Lindas appeared first on Viva Decora.

30/07/2019

Crescimento vs. Desenvolvimento: digitalizar o jogo acelera o colapso

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay Programa Inova 360

Por Marcio Bueno

O que me motivou a escrever este texto foi o artigo da semana passada, no qual dei a minha visão sobre as prioridades dos CEOs a respeito da inovação. O fato de que a principal prioridade seja o crescimento ficou martelando em minha cabeça.

Basta olhar à nossa volta e ver como é nociva a busca pelo crescimento ilimitado. Para sermos capazes de analisar este cenário, é importante entendermos as diferenças entre crescimento e desenvolvimento.

Enquanto o crescimento está relacionado a indicadores quantitativos, o desenvolvimento é muito mais amplo e qualitativo. Ele representa a aplicação da riqueza gerada pelo crescimento, a forma que é transformada em educação, saúde, cultura e qualidade de vida.

No caso do setor público, o crescimento de um país é medido pelo PIB (Produto Interno Bruto), ou seja, representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos pelo país.

Vamos analisar somente o ponto de vista de crescimento, tomando a China como exemplo. Se ela continuar crescendo como cresceu na última década, teríamos duas Chinas antes de 2030. O problema é que não cabem duas Chinas no planeta, não haveria clientes para duas produções chinesas.

Sem contar que, para a produção chinesa crescer a este ritmo seria necessário canibalizar e transferir a produção de outro país para a China, o que gera desemprego local, e todas as consequências negativas associadas.

Óbvio que não podemos manter as produções locais por imposição, temos que buscar melhorar a competitividade do país, mas isso é assunto para outro artigo.

No caso das empresas, os indicadores de crescimento são faturamento e lucro, e qual o caminho que as empresas encontraram para crescer?

A transformação digital!

Aplicar tecnologia para reduzir custos, otimizar processos, melhorar experiência do cliente, aumentar o alcance geográfico e as vendas.

Essa transformação digital só acelera o colapso econômico e social e não pela tecnologia por si só, mas porque parte de uma premissa equivocada e perversa.

É nossa obrigação buscar desenvolvimento, criar organizações Tecno-Humanizadas, que aplicam tecnologia para transformar seus produtos, serviços e modelos de negócios em operações rentáveis e humanizadas.

Claro que as empresas devem crescer, vender mais, otimizar custos e recursos, negociar com seus fornecedores, competir, e ganhar dinheiro.

Isso se chama boa gestão e a sobrevivência da empresa depende disso. A questão é que não podemos buscar o crescimento a qualquer custo.

Ao trocar crescimento por desenvolvimento, inevitavelmente a empresa promove o desenvolvimento de tudo e todos à sua volta de forma harmônica e sustentável ao longo do tempo.

Para que isso não seja apenas uma declaração de boas intenções, vamos mostrar a diferença entre um modelo de negócio de uma empresa de sapatos que busca crescimento e outra desenvolvimento.

Uma empresa de sapatos, para crescer da forma tradicional, busca reduzir o custo da matéria prima, de mão de obra, de produção, e aumentar as vendas.

Para reduzir os custos de matérias primas, é comum não se preocupar com a origem ou seu processo produtivo. Para reduzir o custo de produção e mão de obra há dois caminhos, ou automatizar a produção o máximo que puder ou levar a produção para China (exemplo que ilustra o que comentei sobre canibalização e transferência de produção).

Utiliza-se de tecnologias de IoT, Big Data, Analytics e IA para mapear os hábitos de consumo dos clientes e criar campanhas de marketing para gerar demanda. Aplica-se gatilhos mentais para induzir o consumismo e compras por impulso, mesmo sabendo que talvez os clientes não precisem do produto naquele momento. Isso é transformação digital aplicada ao crescimento.

Porém, se a empresa utiliza materiais reciclados ou sustentáveis, tanto no sapato como na embalagem, ela se preocupa pela origem da matéria prima e que o processo produtivo seja sustentável, humanizado e justo.

Se a empresa trabalha com conceito de co-criação (inovação colaborativa) para criar novas estampas, parte da produção é feita por uma fábrica nacional, outra parte é feita por células produtivas formadas por mulheres em situação de vulnerabilidade, que participam de um ONG e receberam maquinaria e treinamento para trabalhar.

A empresa não se aproveita da situação laboral desfavorável destas mulheres, muito pelo contrário, paga salários justos acima da média do mercado. Não se trata de assistencialismo, a empresa oferece dignidade através do trabalho.

Parece um modelo de negócio dos sonhos?

Pois é, ele existe, a empresa é brasileira e se chama Linking Dotz e você pode conhecer seu modelo no canal observatório BE&SK.

Esse modelo também precisa das mesmas ferramentas e tecnologias que o anterior, ou seja, Big Data, Analytics, IA, marketing digital, etc. A diferença é que quando essa empresa cresce todos crescem à sua volta e isso é desenvolvimento.

 

Marcio Bueno assina a coluna “Tecno-Humanização”, no Inova360, parceiro do portal R7. É Tecno-Humanista, fundador da BE&SK (www.bensk.net) e criador do conceito de Tecno-Humanização.

marciobueno@bensk.net

linkedin.com/in/marcio-luiz-bueno-de-melo-∴-94a7066

 

 

 

 

 

A carta escrita em front da Primeira Guerra que ajudou Einstein a descobrir os buracos negros

A Teoria da Relatividade Geral de Einstein explica da origem do universo à órbita dos planetas e os buracos negros
A Teoria da Relatividade Geral de Einstein explica da origem do universo à órbita dos planetas e os buracos negros Donaldson Collection/Getty

Karl Schwarzschild era diretor do Observatório Astronômico de Potsdam, o posto de maior prestígio a que um astrônomo poderia aspirar na Alemanha, quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial.

O astrofísico fez então algo inesperado: se ofereceu como voluntário para o Exército alemão.

Schwarzschild era um renomado acadêmico de 40 anos. Mas também era judeu e, diante do antissemitismo crescente na Alemanha, queria demonstrar que era tão alemão quanto seus compatriotas.

Uma vez nas Forças Armadas, ficou encarregado de uma estação meteorológica na Bélgica, depois passou a calcular as trajetórias balísticas de artilharia na França e, próximo ao fim de 1915, estava na chamada Frente Oriental da guerra.

Quando ele estava no front começaram a aparecer algumas bolhas em sua boca - que logo se alastraram pelo corpo todo.

No hospital de campanha, Schwarzschild foi diagnosticado com Pemphigus vulgaris, uma doença rara em que o próprio sistema imunológico do paciente ataca a pele. A doença ainda não tem cura, mas hoje pode ser tratada com esteroides.

Em 1915, entretanto, não havia o que fazer e Schwarzschild decidiu se distrair com seu amor pela física, mais particularmente a um rumor que havia escutado em Potsdam.

A Primeira Guerra Mundial se estendeu de 1914 a 1918 e vitimou um número estimado de 17 milhões de soldados e civis
A Primeira Guerra Mundial se estendeu de 1914 a 1918 e vitimou um número estimado de 17 milhões de soldados e civis Getty Images

Nessa época, o físico Albert Einstein trabalhava para ampliar sua Teoria da Relatividade Restrita e elaborar uma geral.

Quando, em novembro de 1915, ele falou sobre as equações de campo da Relatividade Geral na Academia Prussiana de Ciências, Schwarzschild deu um jeito de conseguir uma cópia escrita da exposição.

O que o astrofísico não imaginava é que Einstein tinha um problema que ele poderia ajudar a solucionar.

De Newton a Einstein

A teoria até então aceita, a Gravitação Universal de Isaac Newton, apontava a gravidade como responsável pelo desenho da órbita da Terra em torno do Sol.

Einstein percebeu que Newton estava equivocado.

Primeiramente, ele ligou as três dimensões do espaço à dimensão do tempo, ao que deu o nome de "espaço-tempo".

Depois, demonstrou que o espaço-tempo não é apenas o cenário em que a física opera, mas um protagonista dela.

Uma imagem que ajuda a entender seu mecanismo é a da cama elástica. O Sol, por ser uma estrela de grande massa, é como uma bola pesada que, ao ser colocada sobre a tela, a deforma.

A Terra e os demais planetas do Sistema Solar, por serem menores, se comportam como bolinhas menores colocadas sobre a cama elástica: quando se lança uma delas sobre a tela, ela não avança em linha reta, mas acompanha a curva gerada pela bola mais pesada, que está no centro da cama elástica.

Em outras palavras, o Sol "obriga" os planetas a seguirem a deformação que ele mesmo provoca no "espaço-tempo".

De acordo com a Teoria da Relatividade Geral, um corpo de grande massa como o Sol distorce o 'espaço-tempo' ao seu redor e condiciona a trajetória de objetos menores a essa curvatura
De acordo com a Teoria da Relatividade Geral, um corpo de grande massa como o Sol distorce o 'espaço-tempo' ao seu redor e condiciona a trajetória de objetos menores a essa curvatura BBC

Em um primeiro momento, entretanto, Einstein não conseguia descobrir como o "espaço-tempo" se deformava de acordo com a massa dos astros maiores.

Foi Schwarzschild, que há muito tempo se dedicava a calcular órbitas planetárias, que encontrou a fórmula para a curvatura e a enviou ao famoso físico em Berlim.

A carta

"Quando Einstein publicou sua Teoria da Relatividade Geral, em 1916, não foi capaz de oferecer uma solução exata", diz um artigo publicado pela Universidade de British Columbia, em Vancouver, no Canadá.

O físico havia chegado aos primeiros resultados por aproximação.

"Não esperava que a solução exata para o problema pudesse ser formulada. Seu tratamento analítico do problema me parece esplêndido", respondeu Einstein por carta.

Na semana seguinte, o físico apresentou os resultados na Academia Prussiana de Ciência em nome de Schwarzschild - que, de sua cama de hospital, percebeu que podia ir mais além.

A outra carta

Ele se deu conta de que, se a massa de uma estrela se comprimia em um volume cada vez menor, o vale do "espaço-tempo" ao seu redor se aprofundaria cada vez mais até que, finalmente, se converteria em um poço sem fundo do qual nada, nem mesmo a luz, poderia escapar.

Tratava-se dos buracos negros, termo que só apareceria décadas depois.

Schwarzschild enviou seus achados mais uma vez a Einstein. A teoria do físico já predizia a existência dos buracos negros - ele, entretanto, era cético quanto à possibilidade de que eles realmente existissem.

Na primavera de 1916, Schwarzschild foi transferido para Berlim, onde morreu pouco depois, em 11 de maio. Tinha apenas 42 anos.

*Este texto foi formulado com base no artigo de Marcus Chown publicado pela BBC Science Focus.

Seis lições que aprendi com a empresa mais inovadora do mundo de 2019

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay Programa Inova 360
Estratégia para entender o usuário – Foto: Pixabay

Por Juliana Bernardo

Recentemente, a Fast Company, empresa de mídia que tem como foco mostrar equipes e indivíduos que estão inventando o futuro e reinventando os negócios, divulgou a lista das 50 empresas mais inovadoras do mundo. Muito se falou sobre elas de forma genérica, mas, pesquisando a fundo sobre o primeiro lugar, divido com você as lições mais valiosas que aprendi nesse estudo.

A queridinha e campeã mundial da inovação Meituan Dianping é uma empresa chinesa de serviços entregues por meio de tecnologia. Fundada em 2003, a companhia teve, nada mais nada menos, do que um volume bruto de transações totais de US $ 33,8 bilhões só no primeiro semestre de 2018 e 400 milhões de usuários/transações e 5,8 milhões de comerciantes on-line ativos nas plataformas até o final de 2018 e está avaliada hoje em $ 30 bilhões de dólares.

Seus aplicativos super transacionais conectam os consumidores a negócios locais de comida, ingressos para o cinema, reservas em hotéis, compartilhamento de bicicletas e outros serviços.

1- Numa era em que ainda vemos muitas startups e empresas atuando em um único problema ou serviço, tem gente pensando grande e entendendo que DADOS são o novo ouro da economia

Com toda orientação numa super cadeia de dados, a Meituan se beneficia e usa como estratégia do negócio para entender o usuário e personalizar serviços e afins. De certa forma, ela tem poder sobre os hábitos e tempo de consumo dos usuários, podendo recomendar outras coisas das quais eles gostariam e possivelmente irão consumir numa próxima oportunidade, ou seja, possui tecnologia de sobra para “entender seus clientes”.

Diferente de muitas empresas ou grupos de empresas que não integram seus negócios e serviços e os tratam como produtos apartados, isso possibilita a Meituan trabalhar de forma integrada aos demais negócios da empresa.

2- Pensar fora da caixa já está ultrapassado; o negócio agora é pensar “dentro e fora de casa”

Um ponto bem interessante ainda ligado aos dados é que, ao alavancar a tecnologia das suas plataformas investindo forte em Inteligência artificial e em inovação na sua estratégia de produto, a Meituan também faz uso desses dados para ajudar na digitalização e na expansão das empresas locais, ajudando-as a encontrar novos espaços para restaurantes ou lojas.

3- Uma missão clara faz toda a diferença para a atuação focada dos colaboradores

Com toda simplicidade talvez não esperada de uma cultura tão tecnológica como a Chinesa, a Meituan comunica sua visão: “Ajudamos as pessoas a comer e viver melhor”, simples e direto assim, e comenta que, se tudo que for feito e pensado seguir essa lógica nos seus produtos, serviços e cultura, estão no caminho certo, inclusive porque conseguem medir através de suas próprias outras frentes de negócio, como a de pesquisas e afins, se estão atingindo os objetivos junto à população.

4- A eficiência deve ser percorrida todos os dias, sem mimimi!

Isso eles fazem com o pé nas costas, exemplo disso é como usam o mote da eficiência para impulsionar a inovação. Um dos seus serviços, o sistema de Despacho Inteligente Smart Dispatch, que é um programa no qual seus em média 600.000 motociclistas entregam os milhões de pedidos de alimentos que a plataforma recebe diariamente, foi aprimorado na tecnologia e agora calcula, em média, 2,9 bilhões de planos de rota por hora para otimizar a capacidade de um motociclista entregar até 10 pedidos de uma vez no menor tempo e distância. Desde o lançamento desse Smart Dispatch, a redução no tempo médio de entrega baixou em mais de 30% aumentando sua receita.

5- Ser multipotencial de visão holística é mais importante do que ser especialista

O CEO de toda essa história e empresa é o Wang Xing, de 46 anos e estrutura mignon, esse Bacharel em Engenharia Eletrônica que, antes de se tornar o CEO da Meituan, tinha vários outros títulos como o de fundador da rede social chinesa Xiaonei (agora Renren) e da primeira plataforma de microblogging da China, a Fanfou, fundada dois anos antes do Sina Weibo.

Além disso, como diz sua biografia, ele possui três características principais que são muito interessantes. A primeira é a curiosidade eterna sobre o mundo. As postagens de Wang expressam sua ampla gama de interesses, como arte e literatura, que vão além de temas mais utilitários. Em segundo lugar, sempre foi um pensador independente e, em terceiro lugar, focou com afinco real seu entendimento em novas tecnologias e internet durante toda a sua carreira.

6- O poder está no B2C, business to commerce, negócio para CPF e não para CNPJ!

Se pegarmos a lista das 50 empresas mais inovadoras, fica claro o direcionamento de qualquer produto ou serviço extremamente voltado aos esforços para atender o indivíduo. Mesmo numa solução B2B (empresa para empresa), não funciona mais atender quem assina o cheque e sim quem se lambuza com o produto e serviço final.

Para fechar, uma das frases do CEO deixa o sucesso claro de forma simples: “A demanda do cliente é o insumo mais importante de todas as estratégias e ações da empresa; ajudando os clientes a resolver problemas e criar valor, a empresa tem motivos para existir”.

Juliana Bernardo assina a coluna “Inovação no Mundo Real”, no Inova360, parceiro do portal R7. Formada em Administração de Empresas, com especialização em Comunicação, Marketing e TI pela USP, ela é Líder em Gestão de Inovação no BWG Group Brasil.

Jbernardo@bwg.com.br

https://www.linkedin.com/in/juliana-bernardo

O que tem causado os incêndios em grande escala no Ártico

Incêndios florestais atingem a taiga, vegetação predominante na Sibéria
Incêndios florestais atingem a taiga, vegetação predominante na Sibéria Getty Images

A região do Ártico está sendo devastada por incêndios florestais - vastas áreas do norte da Sibéria, Escandinávia, Alasca e Groenlândia estão ardendo em chamas.

Os incêndios na região costumam ser provocados por relâmpagos, mas neste ano a situação foi agravada pelas ondas de calor do verão. As temperaturas estão mais altas do que a média em decorrência da mudança climática.

O fogo é tão intenso que a fumaça pode ser vista até do espaço.

Mark Parrington, especialista em incêndios florestais do Copernicus Atmosphere Monitoring Service (Cams), descreve o incidente como "sem precedentes".

Qual a gravidade?

Há centenas de focos de incêndios consumindo a vegetação, sobretudo em regiões desabitadas do leste da Rússia, norte da Escandinávia, Groenlândia e Alasca.

Mas a fumaça está afetando áreas vizinhas, encobrindo completamente alguns lugares.

Cidades do leste da Rússia registraram uma diminuição significativa na qualidade do ar desde o início dos incêndios.

A fumaça teria chegado até a região russa de Tyumen, no oeste da Sibéria, localizada a seis fusos horários dos focos de incêndio na costa leste.

Em junho, o fogo liberou cerca de 50 megatoneladas de dióxido de carbono - o equivalente à produção anual de carbono da Suécia, segundo a Cams.

Quão raro é isso?

Os incêndios no Ártico são comuns entre maio e outubro, e os incêndios florestais são parte natural de um ecossistema, oferecendo alguns benefícios para o meio ambiente, de acordo com o site do Alaska Centers.

Eles ajudam no crescimento de capim novo e arbustos, atraindo roedores e perdizes - e, depois, raposas, martas e aves de rapina. Além disso, permite que ervas, brotos de árvores e frutas silvestres atraiam alces e ursos, e permitem uma reciclagem de nutrientes do solo.

Mas a intensidade das chamas, assim como a grande área que ocupam, tornam este episódio incomum.

"É incomum ver incêndios dessa escala e duração em latitudes tão altas em junho", diz Parrington.

"Mas as temperaturas no Ártico têm aumentado a uma taxa muito mais rápida do que a média global, e as condições mais quentes favorecem os incêndios a se alastrar e perdurar, uma vez que são desencadeados".

A terra seca e as temperaturas extremamente mais quentes do que a média, combinadas com relâmpagos e ventos fortes, fizeram com que as labaredas se espalhassem de forma agressiva.

A queima foi sustentada pelo solo da floresta, composto de turfa descongelada, exposta e seca - substância com alto teor de carbono.

Expansão perigosa

De acordo com Jonathan Amos, correspondente de ciência da BBC, satélites estão monitorando uma série de incêndios florestais novos e contínuos no Círculo Polar Ártico.

"O fogo está liberando grandes volumes de dióxido de carbono e metano - reservas de carbono que, em alguns casos, estavam armazenadas no solo há milhares de anos", afirma.

Segundo ele, os cientistas dizem que o que estamos vendo é uma evidência do tipo de reação que devemos esperar de um mundo mais quente, onde o aumento das concentrações de gases causadores do efeito estufa gera mais aquecimento, levando a condições que liberam ainda mais carbono na atmosfera.

"Muitas das partículas emanadas por esses incêndios vão acabar se instalando em superfícies de gelo mais ao norte, escurecendo as mesmas e acelerando assim seu derretimento", explica Amos.

Tudo isso faz parte de um processo de expansão.

O que está sendo feito?

As autoridades russas não estão combatendo a maior parte dos incêndios, argumentando que o custo seria maior do que o dano causado pelas chamas.

"Eles (os incêndios) não ameaçam nenhuma comunidade ou economia", declarou a assessoria de imprensa do Ministério Florestal da região de Krasnoyarsk a um site de notícias siberiano.

É extremamente complexo para as autoridades debelarem as chamas
É extremamente complexo para as autoridades debelarem as chamas Getty Images

As hashtags #putouttheSiberianfires ("apague os incêndios na Sibéria") e #saveSiberianforests ("salve as florestas siberianas") estão ganhando força no Twitter, à medida que os russos reclamam que o governo não está fazendo o suficiente para enfrentar a crise.

Alguns argumentam que o incêndio que atingiu a catedral de Notre Dame, em Paris, em abril deste ano, recebeu muito mais atenção da imprensa do que os incêndios florestais.

"Vocês lembram como as notícias sobre o incêndio da Notre Dame se espalharam? Agora é hora de fazer o mesmo com os incêndios florestais na Sibéria", escreveu um usuário.

"Não vamos esquecer que a natureza não é menos importante que a história. Vários animais perderam suas casas, e muitos deles provavelmente estão mortos. Só de pensar nisso é doloroso", dizia outro tuíte.

DO NOT DELETE - DIGIHUB TRACKER FOR [49154921]

Marketing e Vendas: a parceria que gera resultados para os negócios

Programa Inova 360
Programa Inova 360 Programa Inova 360

Por Agência Cryah

Marketing e vendas são setores fundamentais para o sucesso da empresa, seja ela grande, média ou pequena.

Ambos precisam encontrar as melhores maneiras de atender às necessidades e expectativas dos clientes enquanto tentam alcançar os propósitos da empresa. É por isso que quando unem suas forças eles alavancam ainda mais os negócios.

 

Quais são as funções do marketing?

O marketing precisa lidar com um público bem maior. Suas funções são mais complexas e importantes do que se imagina. Veja as principais:

Compreender e estudar o mercado;

Pesquisar e analisar estatísticas de mercado;

Criar estratégias de comunicação e divulgação;

Gerar o branding – o estabelecimento da marca no mercado;

Procurar sempre inovar;

Entender os segmentos do mercado;

Analisar os preços e a concorrência;

Pensar em estratégias de posicionamento.

 

Quais são as funções de vendas?

Atividades da área de vendas estão mais voltadas para fazer com que leads (possíveis clientes) virem clientes reais. Sua atuação é com grupos menores e às vezes até individual. Entre suas funções principais, estão:

Definir como dividir o tempo entre os clientes atuais e potenciais;

Aproximar-se do cliente, apresentar o produto, responder dúvidas e fechar a venda;

Realizar pesquisas de mercado;

Definir prioridades entre clientes em momentos de crise;

Ofertar os produtos ou serviços ao cliente;

Participar do pós-venda, acompanhando e solucionando possíveis problemas do cliente.

Percebeu como suas funções podem se entrelaçar muito bem? Então, dê uma olhada nas dicas abaixo sobre como integrar melhor marketing e vendas, e dessa forma, elevar o desempenho de sua empresa.

 

1 – Comunique os passos

Não importa qual seja o processo de atividades atual, é importante que tanto a equipe de marketing quanto a de vendas mantenham uma comunicação direta, clarificando cada passo, explicando os termos, deixando o outro a par do que está acontecendo.

Dessa forma, fica mais fácil para cada equipe entender seu papel individual e em grupo, assim como sobre o que vem a seguir no planejamento. Aliás, é sempre bom definir as responsabilidades de cada um, para que um não acabe sobrepujando o outro.

 

2 – Defina métricas comuns em projetos

Para que o trabalho entre os times funcione bem, é importante atribuir metas em comum para os dois. Por exemplo, em um projeto de inbound marketing (atrair e converter clientes voluntariamente), marketing e vendas precisam andar de mãos dadas.

Nesse caso, pense que a equipe de marketing pode ficar encarregada de criar estratégias para atrair os leads, enquanto a equipe de vendas fica responsável por atuar na conversão deles, assim como na comunicação. A meta em comum seria elevar mensalmente a quantidade dos leads qualificados para serem clientes.

Um lado afetará o outro, então fica mais fácil detectar onde está o problema e quais estratégias deve-se adotar para solucioná-lo.

 

3 – Utilize ferramentas digitais

Existem muitas ferramentas virtuais disponíveis através que podem ser ideais para a organização, planejamento e controle tanto de marketing quanto do controle de vendas.

Alguns softwares conseguem englobar diversos setores em um único lugar, o que facilita muito o acompanhamento e desenvolvimento de projetos, assim como a interação e comunicação entre as equipes.

Um software de gestão empresarial online oferece um dos melhores sistemas atuais no mercado: o ERP (Planejamento de Recursos Empresariais). Ele permite que você tenha segurança e praticidade ao mesmo tempo,assim como o controle de  orçamentos em conjunto com cotações e compras, por exemplo.

 

4 – Respeite os feedbacks

Um dos maiores problemas que ocorrem na interação entre marketing e vendas é a falta de feedback ou a falta de respeito a ele. Faça relatórios semanais com feedbacks direcionados  às partes envolvidas nos projetos.

Evidencie como essa relação está indo, quais dificuldades você está tendo, o que o outro time poderia ter feito melhor ou qual é o nível do progresso.

Enfim, feedback é essencial para todas as áreas, pois só com ele podemos acertar os planos, criar outras estratégias e agir melhor na tomada de decisões.

 

5 – Tenha um time especializado

Investir em uma agência focada em marketing, vendas ou ambos sempre vale a pena. Afinal, já são equipes com experiência na área e muito conhecimento agregado para oferecer à sua empresa.

Está a procura de uma agência de marketing Digital

Então venha conhecer a Cryah, que é uma agência especializada em marketing digital, que domina diversas tecnologias, busca sempre inovações, cuida do lançamento de seus produtos e ainda atua na criação de materiais para suas campanhas publicitárias.

Não deixe de explorar o seu site para compreender todos os benefícios que a Cryah pode te proporcionar, sempre com muita criatividade, atenção e respeito.

EUA: hacker que acessou dados de milhões de clientes de banco é preso

Hacker acessou dado de 100 milhões de clientes
Hacker acessou dado de 100 milhões de clientes Pixabay

O banco americano Capital One reconheceu na segunda-feira (30) que hackers acessaram os dados de quase 100 milhões de pedidos de cartão de crédito de seus clientes.

Em comunicado paralelo, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou que o FBI prendeu em Seattle (Estado de Washington) o suposto autor do furto, identificado como Paige A. Thompson.

Ele é acusado de fraude e abuso informático - crime que acarreta até cinco anos de prisão - e comparecerá diante a um juiz na próxima quinta-feira, que decidirá se deve ou não estabelecer uma fiança.

"Estou grato que o autor tenha sido preso e lamento profundamente o que aconteceu. Eu sinceramente peço desculpas pela compreensível preocupação que este incidente deve estar causando aos afetados e eu me comprometo a consertá-lo", disse em comunicado o CEO do Capital One, Richard D. Fairbank.

De acordo com o banco com sede em McLean (Virgínia), Thompson acessou os dados de cerca de 100 milhões de pessoas nos Estados Unidos e outras seis no Canadá que solicitaram um cartão de crédito entre 2005 e 2019.

Na grande maioria dos casos, são dados pessoais, como nomes, endereços, números de telefone, datas de nascimento ou renda, além de histórico de crédito.

No entanto, Thompson também obteve os números da Previdência Social de 140 mil pessoas nos EUA e 1 milhão no Canadá.

Também obteve números de conta bancária de 80 mil pessoas, conforme reconhecido pela entidade.

No comunicado, a Capital One estima que esse roubo lhe custará entre US$ 100 e 150 milhões entre advogados, segurança cibernética e serviços bancários aos afetados.

De acordo com documentos judiciais, foi Thompson quem informou o roubo através da plataforma de desenvolvimento colaborativo GitHub.

Um usuário do GitHub alertou no último dia 17 a Capital One da possibilidade de ter sofrido um roubo. O banco, por sua vez, levou o caso ao FBI dois dias depois.

O banco Capital One é a 10ª maior instituição financeira dos Estados Unidos, com ativos de US$ 373,6 bilhões.

Cientistas criam lentes de contato robóticas que dão zoom ao piscar

Lente de contato pode dar zoom se a pessoa piscar duas vezes
Lente de contato pode dar zoom se a pessoa piscar duas vezes Pixabay

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos, criaram uma lente de contato robótica que pode ser controlada pelos movimentos oculares. Se a pessoa piscar duas vezes, por exemplo, a lente pode dar zoom na visão, tanto para aumentar quanto para diminuir.

Os cientistas estudaram o potencial elétrico do olho, chamado de sinal eletro-oculográfico e, então, desenvolveram as lentes que funcionam a partir desse impulso.

Leia também: É possível ter câncer nos olhos. Exposição ao sol é fator de risco

A lente de contato é feita de polímeros e é controlada por cinco eletrodos em volta do olho que agem como músculos.

Os pesquisadores afirmam que as lentes podem ser usadas em próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica operada no futuro e devem ajudar a criar olho protético.

Saiba mais: Infecção em usuários de lente de contato pode causar cegueira e até perda do globo ocular

"Muitas pessoas que têm um olho que não enxerga nada ainda podem mover seu globo ocular e gerar o sinal eletro-oculográfico”, afirmou Shengqiang Cai, um dos cientistas responsáveis pela pesquisa, ao site New Scientist.

Albinos devem cuidar dos olhos e da pele. Entenda a condição genética: