25/07/2019

Escada Flutuante: +87 Modelos Criativos Para Incluir no Seu Projeto

A escada flutuante tem conquistado cada vez mais espaço em diferentes projetos arquitetônicos. Isso porque, com a evolução da arquitetura as escadas passaram de meros elementos estruturais, cuja função é de interligar dois andares, para grandes protagonistas na decoração, responsáveis por transmitir conforto e sofisticação ao ambiente em que são incorporadas.

Pensando nisso, se você deseja transformar a decoração do seu ambiente incluindo no seu projeto uma escada flutuante, então este post foi feito para você. Confira agora os diferentes tipos de escada flutuante existentes no mercado e descubra qual destes modelos combina perfeitamente com o seu espaço.

1. Escada flutuante de madeira clara com estrutura metálica. Fonte: Pinterest

Veja Também:

Mezanino: +63 Ideias para Ampliar e Decorar a Sua Casa 60 Modelos de Piso de Madeira: Tipos, Vantagens e Como Limpar Escada Caracol: +60 Modelos, Dicas e Inspirações para Você Escada de Madeira: 55 Modelos para se Inspirar + Dicas de Como Fazer
Escadas flutuantes: Como são feitas?

A escada flutuante é super versátil podendo assim ser feita e estruturada com diferentes tipos de materiais como, por exemplo, madeira, concreto, vidro, ferro e assim por diante. Contudo, independente do material escolhido pelos responsáveis pelo projeto, o processo de construção deste tipo de escada é o mesmo, ou seja, dar a sensação de que os degraus estão flutuando no ar.

No processo de construção de uma escada flutuante os degraus são instalados de forma individual apresentando um ponto de apoio, que se dá a parte fixa à parede ou chumbada a uma estrutura metálica central. Geralmente, a escada flutuante não apresenta corrimão e nem guarda-corpo justamente para proporcionar aos usuários esta sensação de estarem suspensos no ar.

Escadas flutuantes
Escadas flutuantes Viva Decora

2. Modelos de escada flutuante. Fonte: Pinterest

Entretanto, nade impede que uma estrutura de corrimão ou até mesmo um guarda-corpo seja criado para dar maior segurança na casa, até mesmo para o caso de residências que contam com a presença de pessoas idosas e crianças.

Escada flutuante de madeira

A madeira sempre foi um material muito utilizado por artistas, arquitetos e designers de interiores. Afinal, a além de transmitir aconchego ao ambiente este tipo de material, devido sua grande versatilidade, pode ser incorporado em forros, pisos, móveis, revestimentos de parede entre outras estruturas.

Logo, se você aprecia uma decoração clássica e/ou rústica, a escada flutuante de madeira se torna uma excelente opção, principalmente se o cômodo apresentar outros itens decorativos de madeira como, cadeiras, mesas, racks e assim por diante.

3. Escada flutuante de madeira complementa a decoração com estilo rústico dessa casa. Fonte: Pinterest

A escada flutuante de madeira pode ser posicionada de forma tímida na decoração como, por exemplo o ambiente acima, onde a estrutura com guarda-corpo de vidro temperado foi fixada à parede, ou como protagonista na decoração, a exemplo do ambiente abaixo onde a escada foi estrutura no centro do cômodo.

Posicione a escada flutuante de madeira no centro de casa
Posicione a escada flutuante de madeira no centro de casa Viva Decora

4. Posicione a escada flutuante de madeira no centro de casa. Fonte: All Architecture Designs

Escada flutuante de concreto

As escadas de concreto, por si só possuem um design marcante e combinam muito bem com ambientes cuja decoração seguem o estilo contemporâneo.

Mas, afinal, qual a grande vantagem de incorporar o concreto em projetos de design de interiores? A vantagem é que além de transformar o visual de qualquer espaço, o concreto é considerado um dos materiais mais acessíveis e econômicos do mercado, por sua vez, chamando e muito a atenção do público consumidor.

Escada flutuante de concreto e parede com jardim vertical
Escada flutuante de concreto e parede com jardim vertical Viva Decora

5. Escada flutuante de concreto e parede com jardim vertical. Fonte: Pinterest

A versatilidade do concreto é de encher os olhos também, pois além de ser incorporado em ambientes internos, a escada flutuante de concreto pode fazer parte da sua área externa, assim como apresentado na imagem abaixo. Observe como uma iluminação decorativa fez toda a diferença na composição dessa escada.

6. Escada flutuante de concreto para área externa. Fonte: Padovani Arquitetos

Escada flutuante de vidro

Quer incluir uma decoração mais clean e sofisticada no seu ambiente? Então, você precisa apostar em uma escada flutuante de vidro. Isso porque, quando este tipo de escada é combinada a paredes e pisos em tons neutros, além de agregar mais valor a decoração, aumenta a sensação de flutuação dos moradores ao caminharem pelos degraus.

Saiba que em projetos mais atuais o mix entre o inox (material metálico) e o vidro estão super em alta. Logo, caso você queira incorporar um material diferente junto ao vidro, a dica aqui é apostar no inox, seja na sustentação da escada ou em detalhes laterais como guarda-corpo e corrimão.

Escada flutuante de vidro e corrimão metálico
Escada flutuante de vidro e corrimão metálico Viva Decora

7. Escada flutuante de vidro e corrimão metálico. Fonte: Pinterest

Escada flutuante de ferro

Agora, caso você aprecie a decoração com estilo industrial, a recomendação para este cenário é incluir uma escada flutuante de ferro, a qual pode ser feita e instalada sob medida para casas, lofts, escritórios e apartamentos.

No projeto de uma escada flutuante de ferro é interessante agregar um corrimão feito do mesmo material. Observe que no ambiente abaixo a escada flutuante de ferro, fixada em uma parede de concreto, conta com a presença de um corrimão, dando assim mais segurança aos moradores quando utilizaram a escada para acessar o andar de cima.

8. Escada de ferro flutuante com um corrimão fina e simples. Fonte: Homedit

Além disso, é super válido neste tipo de decoração com estilo industrial utilizar cabos de aço para interligar os degraus com ferro, assim como no ambiente apresentado abaixo.

9. Escada flutuante apoiada por cordões finos que lhe dão estabilidade. Fonte: Homedit

Quanto custa uma escada flutuante?

Muitas pessoas se questionam sobre quanto custa uma escada flutuante. No entanto, saiba que é difícil definir um valor base, pois o custo da criação de uma escada flutuante irá depender de uma série de fatores como, por exemplo, o tamanho da escada flutuante, o material utilizado e o estilo de projeto. Valendo comentar, que quando mencionamos em estilo do projeto estamos nos referindo se o projeto da escada será com design em caracol, curvada, reta e assim por diante.

Somado ao valor de criação da escada flutuante é importante acrescentar o preço dos profissionais que serão contratados para realizar a instalação dos degraus suspensos. Logo, é sabido que o valor de uma escada flutuante acaba sendo maior do que, por exemplo, uma escada tradicional.

Nesta direção, procure realizar vários orçamentos que proporcionem o melhor custo-benefício para o seu projeto, priorizando sempre profissionais experientes e confiáveis. Afinal, um projeto que envolve uma escada flutuante requer muito planejamento e cuidado arquitetônico.

Confira +78 modelos de escadas flutuantes

10. A clássica escada flutuante de madeira. Fonte: Homedit

11. As escadas flutuantes de madeira encantam a decoração dessa residência. Fonte: All Architecture Designs

Aqui, a escada flutuante parece desaparecer no teto
Aqui, a escada flutuante parece desaparecer no teto Viva Decora

12. Aqui, a escada flutuante parece desaparecer no teto. Fonte: Homedit

Design sofisticado dessa escada flutuante de concreto com lateral de vidro
Design sofisticado dessa escada flutuante de concreto com lateral de vidro Viva Decora

13. Design sofisticado dessa escada com degraus flutuantes de concreto com lateral de vidro. Fonte: All Architecture Designs

14. Escada flutuante utilizada em área externa da casa e sob a vegetação

15. Escada com degraus flutuantes apoiada por cordões complementa a decoração com estilo minimalista. Fonte: Dust Jacket Attic

Escada flutuante de madeira fixada em parede de concreto
Escada flutuante de madeira fixada em parede de concreto Viva Decora

16. Escada com degraus flutuantes de madeira fixada em parede de concreto. Fonte: Pinterest

17. Escada com degraus flutuantes branca encanta a decoração desse dormitório. Fonte: Pinterest

18. Escada com degraus flutuantes circular com corrimão metálico. Fonte: All Architecture Designs

19. Escada com degraus flutuantes circular e estrutura metálica branca. Fonte: Pinterest

Escada flutuante de concreto com lateral feita de metal
Escada flutuante de concreto com lateral feita de metal Viva Decora

20. Escada com degraus flutuantes de concreto com lateral feita de metal. Fonte: Pinterest

21. Escada flutuante de concreto com lateral formada por cabos de aço. Fonte: Cheng Design

22. Escada flutuante de concreto complementa a decoração com estilo industrial. Fonte: Pinterest

23. Escada flutuante de concreto compõe a decoração dessa sala com estilo contemporâneo. Fonte: Pinterest

24. Escada flutuante de madeira apoiada por cordões. Fonte: Houzz

Escada flutuante de madeira clara fixada em parede de concreto
Escada flutuante de madeira clara fixada em parede de concreto Viva Decora

25. Escada flutuante de madeira clara fixada em parede de concreto. Fonte: Pinterest

Escada flutuante de madeira clara se harmoniza com a parede branca
Escada flutuante de madeira clara se harmoniza com a parede branca Viva Decora

26. Escada flutuante de madeira clara se harmoniza com a parede branca. Fonte: Pinterest

27. Escada flutuante de madeira com corrimão feita de corda e madeira. Fonte: All Architecture Designs

28. Escada flutuante de madeira com design contemporâneo. Fonte: Pinterest

29. Escada flutuante de madeira com estrutura metálica complementa a decoração industrial. Fonte: Houzz

30. Escada flutuante de madeira com iluminação sofisticada. Fonte: Pinterest

Escada flutuante de madeira com lateral de vidro temperado
Escada flutuante de madeira com lateral de vidro temperado Viva Decora

31. Escada flutuante de madeira com lateral de vidro temperado. Fonte: All Architecture Designs

Escada flutuante de madeira com lateral de vidro
Escada flutuante de madeira com lateral de vidro Viva Decora

32. Escada flutuante de madeira com lateral de vidro. Fonte: Pinterest

33. Escada flutuante de madeira com lateral envidraçada e pontos de iluminação na parede. Fonte: Pinterest

34. Escada flutuante de madeira com lateral envidraçada fixada na parede branca. Fonte: Stair Porn

Escada flutuante de concreto fixada a uma parede de concreto
Escada flutuante de concreto fixada a uma parede de concreto Viva Decora

35. Escada flutuante de concreto fixada a uma parede de concreto. Fonte: Cheng Design

Escada flutuante de madeira com lateral feita de barra metálica. Fonte: Pinterest

Escada flutuante de madeira com lateral feita de vidro temperado
Escada flutuante de madeira com lateral feita de vidro temperado Viva Decora

36. Escada flutuante de madeira com lateral feita de vidro temperado. Fonte: Pinterest

37. Aproveite o espaço abaixo da escada flutuante de madeira para criar um jardim de inverno. Fonte: All Architecture Designs

Escada flutuante de madeira preta fixada a uma parede branca
Escada flutuante de madeira preta fixada a uma parede branca Viva Decora

38. Escada flutuante de madeira preta fixada a uma parede branca. Fonte: Homedit

Escada flutuante de madeira seguindo o estilo minimalista
Escada flutuante de madeira seguindo o estilo minimalista Viva Decora

39. Escada flutuante de madeira seguindo o estilo minimalista. Fonte: Homedit

Escada flutuante super charmosa alinhada a uma parede com jardim vertical
Escada flutuante super charmosa alinhada a uma parede com jardim vertical Viva Decora

40. Escada flutuante super charmosa alinhada a uma parede com jardim vertical. Fonte: Pinterest

Para ambientes reduzidos estruture uma escada flutuante de madeira circular
Para ambientes reduzidos estruture uma escada flutuante de madeira circular Viva Decora

41. Para ambientes reduzidos estruture uma escada flutuante de madeira circular. Fonte: All Architecture Designs

42. Para os mais ousados este é um tipo mais incomum de escada flutuante. Fonte: Homedit

43. Escada flutuante de concreto com iluminação diferenciada. Fonte: Pinterest

44. Escada flutuante de concreto encanta a decoração desse ambiente. Fonte: Pinterest

45. Escada flutuante de madeira encanta e complementa a decoração desta sala de estar. Fonte: Habitissimo

Escada flutuante feita em vidro
Escada flutuante feita em vidro Viva Decora

46. Escada flutuante feita em vidro. Fonte: Pinterest

Modelo ousado de escada flutuante
Modelo ousado de escada flutuante Viva Decora

47. Modelo ousado de escada flutuante. Fonte: Pinterest

48. A escada flutuante de madeira com degrau mais grosso chama a atenção na decoração. Fonte: Pinterest

49. A escada flutuante de madeira complementa a decoração da sala de jantar. Fonte: Tripper Arquitetura

50. A escada flutuante de madeira se harmoniza perfeitamente com os móveis do local. Fonte: Studio Artigas

A escada flutuante de madeira traz aconchego para o ambiente
A escada flutuante de madeira traz aconchego para o ambiente Viva Decora

51. A escada flutuante de madeira traz aconchego para o ambiente. Fonte: Pinterest

52. A escada flutuante se harmoniza com o acabamento da parede. Fonte: César Valenccia

53. Aproveite o espaço abaixo da escada flutuante e crie um jardim de inverno. Fonte: Pinterest

Arandelas na parede e escada flutuante de madeira
Arandelas na parede e escada flutuante de madeira Viva Decora

54. Arandelas na parede e escada flutuante de madeira. Fonte: Fernanda Marques

Concreto e madeira tudo junto e misturado
Concreto e madeira tudo junto e misturado Viva Decora

55. Concreto e madeira tudo junto e misturado. Fonte: Jorge Elmor

56. Conforto e sofisticação com esses degraus de madeira. Fonte: Studio Hermanny

Escada flutuante branca com estrutura que se transforma em base de mesa
Escada flutuante branca com estrutura que se transforma em base de mesa Viva Decora

57. Escada flutuante branca com estrutura que se transforma em base de mesa. Fonte: Breves Arquitetura

Escada Flutuante com acabamento sofisticado
Escada Flutuante com acabamento sofisticado Viva Decora

58. Escada Flutuante com acabamento sofisticado. Fonte: Giancarlo Filgueiras

59. Escada flutuante com cabos para sustentação. Fonte: Pinterest

Escada flutuante com design circular no centro da sala de estar
Escada flutuante com design circular no centro da sala de estar Viva Decora

60. Escada flutuante com design circular no centro da sala de estar. Fonte: Camilla Matarazzo

Escada flutuante com design circular
Escada flutuante com design circular Viva Decora

61. Escada flutuante com design circular. Fonte: Pinterest

Escada flutuante com estrutura de ferro
Escada flutuante com estrutura de ferro Viva Decora

62. Escada flutuante com estrutura de ferro. Fonte: Pinterest

Escada flutuante para sala de estar
Escada flutuante para sala de estar Viva Decora

63. Escada flutuante para sala de estar. Fonte: SB Ardelotto Arquitetura

Escada flutuante com lateral de vidro temperado
Escada flutuante com lateral de vidro temperado Viva Decora

64. Escada flutuante com lateral de vidro temperado. Fonte: Pinterest

Escada flutuante de concreto com pontos de luz fixada em uma parede de pedra
Escada flutuante de concreto com pontos de luz fixada em uma parede de pedra Viva Decora

65. Escada flutuante de concreto com pontos de luz fixada em uma parede de pedra. Fonte: Pinterest

66. Escada flutuante de concreto da área externa fixada na parede de pedra. Fonte: Pinterest

67. Escada flutuante de concreto encanta a de coração da sala de estar. Fonte: Reinach Mendonça Arquitetos Associados

68. Escada com degraus flutuantes de concreto encanta a decoração desse ambiente. Fonte: Espaço do Traço

Escada flutuante de concreto fixada a uma parede de concreto
Escada flutuante de concreto fixada a uma parede de concreto Viva Decora

69. Escada flutuante de concreto fixada a uma parede de concreto. Fonte: Pinterest

70. Escada flutuante de concreto com lateral de vidro e iluminação sofisticada. Fonte: Pinterest

Escada flutuante de concreto
Escada flutuante de concreto Viva Decora

71. Escada flutuante de concreto. Fonte: Felipe Hess

Escada flutuante de concreto
Escada flutuante de concreto Viva Decora

72. Escada flutuante de concreto. Fonte: Pinterest

Escada flutuante de madeira com design criativo
Escada flutuante de madeira com design criativo Viva Decora

73. Escada com degraus flutuantes de madeira com design criativo. Fonte: Pinterest

Escada flutuante de madeira com guarda-corpo de vidro temperado
Escada flutuante de madeira com guarda-corpo de vidro temperado Viva Decora

74. Escada com degraus flutuantes de madeira com guarda-corpo de vidro temperado. Fonte: Malan Vorster

Escada flutuante de madeira fixada em parede de cimento
Escada flutuante de madeira fixada em parede de cimento Viva Decora

75. Escada com degraus flutuantes de madeira fixada em parede de cimento. Fonte: pinterest

Escada flutuante de madeira fixada em parede de pedras
Escada flutuante de madeira fixada em parede de pedras Viva Decora

76. Escada com degraus flutuantes de madeira fixada em parede de pedras. Fonte: Pinterest

77. Escada com degraus flutuantes de madeira para espaços reduzidos. Fonte: Ao Cubo Arquitetura

78. Escada com degraus flutuantes muito alto necessita da presença de um corrimão. Fonte: Pinterest

79. Escada com degraus flutuantes para ambientes com pé direito alto. Fonte: MJ Arquitetura

80. Escada com degraus flutuantes encanta a decoração dessa residência. Fonte: Pinterest

81. Escada feita de madeira com degraus flutuantes e pontos de iluminação na parede. Fonte: All Architecture Designs

Escada flutuante com degraus em madeira
Escada flutuante com degraus em madeira Viva Decora

82. Escada feita em madeira com degraus flutuantes. Fonte: Pinterest

Escada flutuante de concreto
Escada flutuante de concreto Viva Decora

83. Escada com degraus flutuantes de concreto. Fonte: Pinterest

Escada flutuante de madeira com guarda corpo de ferro
Escada flutuante de madeira com guarda corpo de ferro Viva Decora

84. Escada com degraus flutuantes feita de madeira com guarda corpo de ferro. Fonte: Jet Dicas

Escada flutuante de madeira sem guarda corpo
Escada flutuante de madeira sem guarda corpo Viva Decora

85. Escada com degraus flutuantes feita de madeira sem guarda corpo. Fonte: Pinterest

Escada flutuante de madeira reta
Escada flutuante de madeira reta Viva Decora

86. Escada com degraus flutuantes feita de madeira reta. Fonte: Pinterest

Escada flutuante com estrutura de vidro
Escada flutuante com estrutura de vidro Viva Decora

87. Escada com degraus flutuantes feita com estrutura de vidro. Fonte: Pinterest

The post Escada Flutuante: +87 Modelos Criativos Para Incluir no Seu Projeto appeared first on Viva Decora.

0 comentários:

Enviar um comentário