O veículo Starhopper da SpaceX fez um salto de 20 metros no teste do foguete propulsor em Boca Chica Beach, no Texas, anunciou nesta sexta-feira (26) o fundador da companhia Elon Musk.
Leia também: Você está sendo espionado pelo seu celular? Entenda como funciona
"Bem-sucedido o voo de teste de Starhopper", escreveu Musk no Twitter. "As torres de água podem voar, já, já!".
O Starhopper, um cilindro grande e chato com três pernas e envolvido em aço inoxidável e com a aparência de um tanque de água, tem o propósito de testar tecnologias que serão cruciais no programa Starship e Super Heavy da SpaceX.
A empresa de Musk assumiu a liderança na concorrência de empresas privadas que testam tecnologias no marco da abertura comercial da exploração espacial iniciada pela NASA na última década.
A SpaceX trabalha no desenvolvimento de um sistema de lançamentos completamente reutilizável que possa enviar ao espaço mais carga do que o poderoso foguete Saturno V que a NASA produziu para seus lançamentos de cápsulas e enviar eventualmente humanos à Lua.
Até agora, a SpaceX foi capaz de trazer outra vez para a Terra e voltar a usar partes de seus foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy.
O salto de um minuto do Starhopper ocorreu seis horas depois da SpaceX lançar sua 18ª missão para o transporte de carga em um veículo sem tripulantes para a Estação Espacial Internacional (ISS).
Um foguete Falcon 9 propulsionou a cápsula Dragon, em sua terceira missão para colocá-la em órbita a cerca de 400 quilômetros de distância da Terra e a 27.600 quilômetros por hora.
A Starship foi projetada para levar até cem pessoas em cada viagem à Lua e a Marte.
0 comentários:
Enviar um comentário