23/07/2019

Sofá Chesterfield: Tudo Sobre o Móvel e +52 Modelos Imperdíveis

Quando pensamos em uma sala de estar com decoração clássica, certamente nos vem à cabeça cores terrosas, couro e peças que remetem ao luxo e ao conforto. Um item que reúne todas essas características e por isso é considerado um dos carros-chefe da decoração clássica é o sofá chesterfield, cuja história no mundo do design de interiores é muito rica e famosa.

O sofá chesterfield é muito utilizado em salas de estar e algumas vezes em salas de TV, mas seu uso mais famoso sempre foi em clinicas e consultórios de psicologia, algo que conversa muito com a história que o móvel possui.

1. O sofá chesterfield é um exemplo de sofisticação. Foto: Pinterest

Criado na Inglaterra no final no século XIX, o sofá chesterfield se tornou um ícone do design de interiores após o psicanalista Sigmund Freud começar a atender seus pacientes em divãs e poltronas que seguiam o mesmo estilo clássico do sofá. Desde então o móvel virou uma febre e é muito utilizado nos dias de hoje como uma peça que chama a atenção pela classe e sofisticação.

No entanto, apesar de ser um ícone clássico, o sofá chesterfield é utilizado na atualidade em diferentes estilos de decoração, geralmente em composições rústicas e industriais, já que esse é um modelo de sofá cujo material mais comum de sua produção é o couro, que sempre foi muito importante para esses dois estilos.

2. Existem diversos modelos de sofá chesterfield no mercado. Foto: Interior Decoration

Diferente do que muitos pensam, portanto, o sofá chesterfield pode ser utilizado em diferentes combinações, sendo necessário apenas um olhar mais apurado para que você tenha uma sala bonita e equilibrada do ponto de vista visual.

Se você está pensando em ter o sofá chesterfield na decoração da sua casa, mas não sabe bem como fazer isso, leia nosso texto e confira uma série de informações imperdíveis sobre esse móvel bonito, luxuoso e perfeito para você.

Veja também

Modelos de Sofá: Conheça +77 Exemplos e Escolha o Melhor Para Você  Sofá Retrátil: Mais Conforto e Praticidade Para Sua Sala +52 Modelos Sofá Vermelho: +78 Modelos Incríveis Para Decorar Sua Sala de Estar Sofá Azul: Invista Nessa Tendência de Decoração +62 Modelos Sofá Retrô: +54 Inspirações Para Decorar Sua Sala de Estar
O famoso design do sofá chesterfield

Por ser muito famoso, alguns aspectos do design do sofá chesterfield acabam se sobressaindo aos demais quando o assunto é estilo. Ainda que esse modelo clássico de sofá trabalhe com as curvas bem marcadas, sua característica mais importante sem dúvidas é o estofamento no estilo capitonê, isto é, com botões aplicados na pressão que formam vales e vincos.

Portanto, se você vir um sofá que possua essa característica, com com certeza está diante do famoso design do sofá chesterfield ou ao menos de um estofado que teve como inspiração a beleza do clássico.

3. O estofamento é a característica mais famosa do sofá chesterfield. Foto: Colorado Nest

Uma outra característica que marcou o sofá chesterfield como um dos principais modelos de estofado do mundo é o seu braço alto e arredondado. Ainda que muitos achem esse aspecto desconfortável, uma vez que a altura impede que o braço seja utilizado como encosto, a verdade é que a ideia foi, na época, considerada transgressora e contribuiu para o sucesso que o sofá hoje possui.

A partir de sua popularização, outros modelos de estofado passaram a se inspirar nas curvas e na altura do design do sofá chesterfield e começaram a produzir almofadas, divãs e bancos no mesmo estilo.

O clássico sofá chesterfield de couro

Assim como o braço e o estofamento do sofá chesterfield, seu revestimento em couro também contribuiu para a que peça fosse considerada por muitos um exemplo de luxo, estilo e sofisticação. O sofá chesterfield de couro revolucionou o mercado de estofado ao também revestir com o material as almofadas que são utilizadas como assento, dando mais conforto e suntuosidade às casas que o utilizam como elemento de decoração.

4. O sofá chesterfield é o modelo mais clássico. Foto: Pinterest

Entretanto, mesmo sendo um móvel que possui muitas vantagens, sobretudo visuais, o sofá chesterfield de couro demanda alguns cuidados de conservação para que permaneça com a beleza que o fez tão famoso.

Para isso, você deve limpá-lo com uma escova seca e macia e em seguida com a ajuda de um aspirador de pó e um pano umedecido com uma solução de álcool e água. Nunca utilize sabão ou detergente para limpar o sofá chesterfield de couro, pois seu revestimento anilinado é mais absorvente e pode acabar com manchas difíceis de serem tiradas.

O sofá chesterfield com 2 lugares

Ainda que ao pensarmos no sofá chesterfield nos venha à cabeça um móvel grande, robusto e espaçoso, é possível encontrar modelos menores e mais adequados a cômodos com pouco espaço, como por exemplo o sofá chesterfield com 2 lugares.

5. Com o sofá chesterfield com dois lugares você pode ter luxo e sofisticação em um cômodo pequeno. Foto: Sofá Quality

Portanto, se você vive em uma kitnet e sofre por não contar com espaço para eletrodomésticos e móveis grandes, saiba que ao menos um sofá chesterfield com 2 lugares você pode ter. Com ele você consegue montar uma sala pequena, mas completa, podendo inclusive combiná-lo com outros itens clássicos, como por exemplo espelhos com moldura de madeira, prateleiras de madeira de lei e quem sabe até mesmo uma pequena poltrona que siga o mesmo estilo.

Como montar uma sala decorada com sofá chesterfield

Agora que você já sabe tudo sobre o sofá chesterfield, chegou a hora de aprender a colocá-lo na decoração da sua casa. Para montar uma boa sala decorada com sofá chesterfield, você precisará primeiro analisar o espaço disponível, o que inclui o pé direito do cômodo e se a parede pode servir como superfície para itens decorativos.

Se tiver um espaço aproveitável, uma boa ideia é montar a sua sala decorada com sofá chesterfield e também com tapetes e outros itens de tapeçaria que possam dar um tom mais clássico ao ambiente.

Isso também pode ser feito com o auxílio de plantas e flores, que além de levarem mais vida ao cômodo, farão com que a sala decorada com sofá chesterfield ganhe uma adornação singela e ao mesmo tempo que faça jus à grandeza da peça, mesmo se for o caso de um sofá chesterfield com 2 lugares.

6. Você pode decorar de muitas formas a sua sala com o sofá chesterfield. Foto: House of Turquoise

Você também pode montar uma sala decorada com sofá chesterfield e com o uso de peças que são típicas da decoração clássica, como por exemplo as mesas de centro e até mesmo um bom lustre de cristal, pois assim sua sala terá uma unicidade visual muito interessante.

Se for o caso de uma sala de estar pequena, o interessante é apostar não apenas em um sofá chesterfield com 2 lugares, mas talvez em um conjunto de poltronas que sigam o mesmo modelo, o que dará um maior respiro ao espaço. Você também pode optar por um sofá chesterfield que não seja revestido com couro e sim com um tecido mais leve e que não pese o ambiente, como por exemplo camurça e suede.

Confira nossa galeria imperdível com modelos lindos de sofá chesterfield

7. É possível encontrar modelos de sofá chesterfield de diferentes cores. Foto: Décor de Provence

8. O sofá chesterfield colorido é muito interessante para diferentes estilos de decoração. Foto: Borboletas na Alma

9. Muitos modelos de estofado se inspiram no sofá chesterfield. Foto: Living Room Magazine

10. O braço alto e curvo é uma característica marcante do sofá chesterfield. Foto: Essência Móveis

11. O sofá chesterfield amarelo vai muito bem inclusive com decorações modernas. Foto: Pinterest

12. O sofá chesterfield preto é muito interessante e clássico. Projeto de Iná Arquitetura

13. É possível ter um sofá chesterfield divertido e clássico ao mesmo tempo. Foto: Inspiracional Cuadrado

14. É possível encontrar sofá chesterfield com chaise. Foto: Home Decor Mall

15. O sofá chesterfield de couro escuro é o que há de mais clássico. Foto: Móveis de Madeira

16. Pode ser interessante combinar o sofá chesterfield com quadros clássicos. Foto: Garota Bradshaw

17. O sofá chesterfield pode ter diferentes detalhes. Foto: Restoration Hardware

18. Almofadas soltas vão muito bem com o sofá chesterfield. Foto: In Rich Ting

19. Mesas de centro clássicas e rústicas vão bem em uma sala com sofá chesterfield. Foto: The Bower Birds

20. Existe até mesmo sofá chesterfield camuflado. Foto: Instagram

21. O sofá chesterfield vermelho de couro mistura o clássico e contemporâneo. Foto: Corner Room

22. Alguns modelos de sofá chesterfield desvirtuam o shape clássico. Foto: Eu Amo Decoração

23. O sofá chesterfield de couro vai muito bem sobre um tapete. Foto: Horchow

24. O sofá chesterfield pode ser mais simples e discreto. Projeto de TT Interiores

25. O sofá chesterfield roxo é lindo e clássico. Foto: Magical Home Stead

26. Lustres de cristal remetem ao clássico do sofá chesterfield. Foto: Basement Bar

27. Mantas combinam com alguns modelos de sofá chesterfield. Foto: Revista Viva Decora.

28. O sofá chesterfield fica lindo em uma parede de tijolos. Foto: Instagram

29. As curvas do sofá chesterfield pode em ter diferentes inclinações. Foto: Covet House

30. Prateleiras e estantes clássicas também são ótimas em salas com sofá chesterfield. Projeto de BG Arquitetura

31. Sofá chesterfield fica mais aconchegante em uma sala com lareira. Projeto de Leonardo Muller

32. O sofá chesterfield pode ser o que faltava na sua decoração. Foto: Casa Prosa Decor

33. O sofá chesterfield verde também misturam o moderno com o clássico. Foto: R Valentim

34. O sofá chesterfield vermelho suede é lindo e chamativo. Foto: Essência Móveis

35. O sofá chesterfield de couro envelhece muito bem se for bem cuidado. Foto: Decorated Kitchens

36. As curvas do sofá chesterfield também são muito famosas. Foto: Horchow

37. Associar o sofá chesterfield a móveis em pares leva unicidade ao ambiente. Projeto de Carina Tobias

38. O sofá chesterfield azul com aspecto envelhecido é lindo e muito clássico. Foto: Trende Houzz

39. O sofá chesterfield em tons frios deixa o ambiente mais delicado. Foto: Pinterest

40. O sofá chesterfield em camurça também é um modelo luxuoso. Foto: Homease

41. Poltronas combinam em uma sala com sofá chesterfield. Foto: Modern Outdoor Planters

42. Plantas combinam muito com sofá chesterfield. Foto: M Jannet J

43. Os detalhes são o carro-chefe do sofá chesterfield. Foto: Westwing

44. O sofá chesterfield pode ser tanto rústico quanto clássico. Foto: Casa de Valentina

45. Espelhos vão muito bem com o sofá chesterfield. Foto: M Jannet J

46. O sofá chesterfield cinza é o que há de melhor em delicadeza. Foto: Revista Ad

47. Clinicas e consultórios usam muito o sofá chesterfield. Foto: Garota Bradshaw

48. O sofá chesterfield branco pode ser associado a itens coloridos. Foto: Estetikev

49. O sofá chesterfield preto é muito robusto. Foto: Você Precisa Decor

50. O sofá chesterfield pode possuir curvas diferentes. Foto: Naya Amorim

51. É possível encontrar sofá chesterfield com um design circular. Foto: Garota Bradshaw

52. As almofadas do sofá chesterfield costumam ser muito confortáveis. Foto: My Soulful Home

The post Sofá Chesterfield: Tudo Sobre o Móvel e +52 Modelos Imperdíveis appeared first on Viva Decora.

0 comentários:

Enviar um comentário