Doze homens já pisaram na Lua e todos eles deixaram alguma "lembrancinha" no satélite natural da Terra. Bandeiras, retratos de família e sacos com urina estão entre os objetos levados pelos astronautas norte-americanos que desembarcaram na Lua em missões Apollo da Nasa.
Bandeira dos EUA
Cravar a bandeira norte-americana em solo lunar é uma tradição das expedições Apollo que aterrissaram no satélite natural. A primeira foi colocada por Neil Armstrong em 21 de julho de 1969, primeiro homem a pisar na Lua. Depois dele, tem-se notícia de que outras cinco bandeiras foram cravadas, levadas por astronautas das missões Apollo 12, 14, 15, 16 e 17.
Retrato de família
O astronauta Charlie Duke, que participou da missão Apollo 16, deixou na Lua um retrato da sua família. Ele pisou na Lua em abril de 1972. A foto foi deixada no satélite embalada em plástico. No verso, há a assinatura de todos os que estão na foto.
Bolas de golfe
Na missão Apollo 14, o astronauta Alan Shepard levou duas bolas de golfe até a Lua. Após finalizar a caminhada pelo satélite, ele aproveitou o bastão de coletas e o usou como taco de golfe. Deu algumas tacadas e as bolas ficaram por lá mesmo.
Pena de falcão e martelo
O astronauta David Scott, da missão Apollo 15 em 1971, levou à superfície lunar uma pena de falcão e um martelo. O objetivo era testar uma teoria do matemático Galileu Galilei de que a massa não afeta a força gravitacional. Diferentemente da Terra, na Lua não há resistência aerodinâmica, além de a gravidade ser menor, então todos os objetos jogados da uma mesma altura chegam ao solo ao mesmo tempo. Foi o que aconteceu. E assim ele conseguiu comprovar a teoria.
Excrementos
Os excrementos humanos não são um problema exclusivo da Terra, eles chegaram também ao solo lunar. Os astronautas que passaram por lá deixaram sacos de lixo contendo urina, fezes e até vômito. Todas as missões que tiveram como destino a Lua deixaram sacos de lixos na superfície lunar.
Leia também: Google celebra os 50 anos da missão Apollo 11 com realidade aumentada
É possível que todos esses objetos, até mesmo os lixos, continuem por lá, exceto as bandeiras que podem ter se desintegrado devido às poeiras e aos raios-ultravioleta do Sol.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Deborah Giannini
Conheça todas as missões Apollo da Nasa:
0 comentários:
Enviar um comentário