O fundo do mar é tão deseconhecido para a humanidade quanto o espaço. A prova disso é que mais pessoas estiveram na lua do que nas profundezas dos oceanos. Pensando nisso, um programador norte-americano desenvolveu o site The Deep Sea, no qual é possível explorar cada metro das águas profundas.
Entre curiosidades sobre a natureza do local, informações sobre os animais, o projeto informa até mesmo sobre naufrágios famosos. O Titanic, por exemplo, afundou em 1912 e o site aponta a exatamente a profundidade do local onde estão os destroços do navio.
Durante navegação da página, é possível encontrar os primeiros animais na faixa de 6m. Logo abaixo, aparece o urso polar aos 18 metros. A baleia orca, popularmente conhecida como baleia assassina, surge por volta dos 100 metros.
O projeto fica mais interessante ao chegar nas regiões mais inóspitas ao homem, como a Zona do Crepúsculo, ambiente que fica entre 200 metros e 1000 metros de profundidade. A região é escura e os animais que habitam esse local têm características próprias que ajudam a sobreviver nesse parte dos oceanos.
Até hoje, o mergulho mais profundo do homem, com cilindro, foi na marca de 332 metros, feito pelo mergulhador egípcio Ahmed Gabr, em 2014, no Mar Vermelho.
Formado pela Universidade de Virginia, nos EUA, Neal Agarwal afirma em seu perfil que gosta de combinar criatividade com tecnologia e que programa desde os dez anos de idade. Conheça o projeto de Agarwal The Deep Sea, o site está inglês.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Marques
0 comentários:
Enviar um comentário