A esfoliação é, basicamente, uma limpeza profunda feita na pele para a remoção das células mortas. Isso ocorre, porque essas pequenas partes do corpo são muito afetadas quando há o descontrole da hidratação da derme. Portanto, as morte das células acontecem porque se tornam ressecadas, deixando-as presas entre os poros.
É por isso que devemos fazer o procedimento, porque os poros estão obstruídos de células já sem vida, não dá para a pele respirar e produzir a oleosidade exata para sua saúde. Com a vida na derme renovada, a superfície da derme também se renova. Sem contar que a massagem feita durante a esfoliação é bem positiva para estimular a circulação sanguínea.
Antes de habituar-se a técnica é preciso saber como pode ser feita e qual sua frequência. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a esfoliação é uma metodologia que pode ser feita não só no rosto, mas no corpo inteiro. Basta ler abaixo e ficar linda com uma pele suave e bem hidratada..
O que é a esfoliação?
A princípio, existe um ciclo natural de renovação das células da pele. A cada 30 dias, a derme automaticamente elimina a as células mortas e origina novas células para o processo de rejuvenescimento. É ai então que entra o ato da esfoliação facial e também corporal.
A esfoliação é a remoção das células mortas da pele, é a liberação dos resíduos dos poros para dar lugar para as novas células. Este procedimento pode ser feito de diversas formas e influencia diretamente no não aparecimento de cravos, espinhas, pelos encravados, no regulamento da oleosidade da pele.
Alias, a oleosidade da pele é o primeiro sinal que temos quando a esfoliação é necessária. Sabe quando lavamos o rosto e mesmo assim não sentimos que a pele ficou completamente limpa? É ai que está a peça chave para você correr e preparar a sua esfoliação, porque sua derme já está saturada de resíduos nos poros. Fique atenta!
pH da Pele – O que é, importância e como mantê-lo equilibrado
×Benefícios da esfoliação
Não tem jeito, estamos sempre propícios a efeitos do vento, da poluição da cidade, da baixa umidade, ou até mesmo da alta. Ou, temos o descuidado de passar muitas horas no sol sem a preocupação com o filtro solar. E, mesmo assim, passando o protetor, a pele, ou seja, o maior órgão do nosso corpo, sofre com todos os fatores apontados.
É aqui que entram os benefícios da esfoliação. Após sofrer todos esses efeitos negativos na pele, esfoliar é recuperar o aspecto saudável da derme, deixando assim tudo mais equilibrado e a autoestima lá em cima. Veja quais são os efeitos positivos advindos do hábito:
Regula oleosidade em excessoA oleosidade excessiva é um dos sinais mais gritantes de que suas células estão precisando de espaço para se renovarem. Com os poros dilatados e ocupados de resíduos, a glândulas sabaceas começam a produzir o sebo mais que o normal. Isso acarreta em aparecimento de cravos e espinhas.
Com isso, a esfoliação elimina as células mortas, a produção natural de células aumenta, o poros voltam ao normal e a oleosidade da pele, consequentemente, se equilibra. Portanto, este é um ponto super positivos dessa prática.
Prepara para a hidrataçãoQuando a esfoliação é feita os poros ficam prontos para receber a hidratação. O ato é mais eficaz após o procedimento, porque há uma absorção melhor do hidratante na pele, já que os caminhos estão liberados. Sempre se esfoliar, lembre-se, este é o momento exato de se hidratar.
Melhora circulação sanguíneaNada melhor do que associar a esfoliação a uma boa massagem. O fato é o procedimento também ajuda a melhorar a circulação, graças aos movimentos feitos na pele com o esfoliante. Além de desobstruir os poros, faz com que o tráfego sanguíneo melhore. Isso, portanto, pode levar a organismo a uma eliminação do excesso de água. Ou seja, uma drenagem linfática.
Manchas e acnes eliminadasÉ fácil entender o porque desse benefício da esfoliação. Como já foi dito acima, a eliminação das células mortas dão espaço para as novas células. Com isso, essas marcas de acne e cravos e as manchas denotadas com a exposição ao sol vão embora. Portanto, saiba que esfoliar também ajudará nessa parte que nos deixa tão baixo astral.
Receitas de esfoliação
Primeiramente, existem 2 tipo de esfoliação, a física e a química. A primeira é feita através de produtos granulosos que entram em contato com a pele e adentram os poros. A segunda tem o auxílio de procedimentos químicos como ácidos e alguns instrumentos específicos de aplicação.
Para você que deseja fazer sua própria esfoliação em casa, separamos umas receitinhas básicas e fácies de manuseio para que sua pele fique linda e rejuvenescida e hidratada, sem sair do lugar. Veja:
Esfoliação com fubáCom uma colher de fubá e um pouco de hidrante, ou óleo, você pode fazer uma esfoliação de qualidade por todo o corpo. O fubá é perfeito para isso, porque tem a consistência ideal do granulado para alcançar os poros. O método é bastante indicado para aplicação nos cotovelos, joelhos e calcanhares.
Açúcar com óleo de amêndoasPegue um pouco de açúcar, proporcional ao lugar onde irá passar o esfoliante, acrescente óleo de amêndoas até umedecer o conteúdo. Depois aplica na pele fazendo movimentos circulares. Essa receita é perfeita para fazer em casa, porque os grãos do açúcar é adentram melhor os poros. Após o procedimento, hidrate-se!
Pó de caféEsta receita pode ser feita tanto com a pele úmida e o pó de café puro, quanto com o pó de café misturado a um creme hidratante. A dica maior é que você jamais deve fazer a esfoliação com a borra do café, ou seja, com o pó do café já usada. Após passar pela água quente, os grãos podem ser deformados no processo vindo a arranhar a pele.
Além disso, o procedimento errado pode causar também alterações do pH da pele. Portanto, utilize o pó de café normalmente sem as observações descritas acima.
Como fazer a esfoliação
Se ainda tem dúvidas de como aplicar, preste bem atenção. Não é difícil, basta aplicar uma das receitas acima sobre a pele e fazer movimentos circulares para melhor adentramento dos grãos nos poros. A ação vai fazer com que os resíduos sejam retirados e a pele limpa profundamente. Não precisa, portanto, aplicar força no ato, é só passar levemente as mãos, ou as pontas dos dedos.
Outra dica importante é a frequência com que a esfoliação deve ser feita. Normalmente, o passo a passo deve ser feito de 1 a 2 vezes por semana para que a pele não fique tão expostas. No entanto, Lembre-se que a oleosidade da pele é um protetor natural contra o sol. Retirá-lo também é sinônimo de atenção.
Por fim, leia mais sobre pele em Tipos de pele – Quais são, como identificar e cuidados especiais
Fontes: Derma Club, Revista Glamour, Tua Saúde, Mulher, Estética e Cabelo, Pergunte a Dermatologista, Beleza Extraordinária, ecycle
Fontes de imagens: Pergunte ao Dermatologista, Estética e Cabelo, Revide, M de Mulher, Vix, Eu sem fonteiras, Um doce dia, Mulher, Dep365, Vepakum,
Essa matéria Esfoliação, o que é? Qual a utilidade, tipos e como fazer foi criada pelo site Área de Mulher.
0 comentários:
Enviar um comentário