27/01/2021

Cães aprendem uma nova palavra depois de escutá-la 4 vezes

Cães tiveram de aprender novas palavras depois de as escutarem quatro vezes
Cães tiveram de aprender novas palavras depois de as escutarem quatro vezes Pixabay

Pesquisadores da Universidade de Loránd, em Budapeste, na Hungria, realizaram um estudo que revelou a capacidade dos cães de aprender novas palavras de maneira tão rápida quanto uma criança com dois anos de idade.

Segundo a pesquisa, os pets considerados mais talentosos podem compreender novos termos  depois de escutá-los apenas quatro vezes. Contudo, os cientistas destacam que só algumas raças de cachorro têm essa capacidade de aprender tão rapidamente sem a necessidade de um treinamento formal.

Neste experimento, foram testados Whiskey, um Border Collie de quatro anos, e Vicky Nina, uma Yorkshire de 9 anos. Eles tiveram de mostrar as habilidades de aprender o nome de novos brinquedos depois de terem contato apenas quatro vezes com eles.

Ao todo, foram dois testes. No primeiro, os pets ficaram diante de sete brinquedos já conhecidos e um desconhecido, sendo instruídos a buscar pelo objeto novo após ouvirem seus donos repetirem o nome dele por apenas quatro vezes. E nessa primeira etapa o resultado foi positivo, porque os dois cães conseguiram excluir os nomes já conhecidos, e a partir disso identificaram o novo brinquedo.

Mas, no segundo teste, o desempenho de Whiskey e Vicky não foi o mesmo. Enquanto brincavam com o objeto recém conhecido no primeiro experimento, seus donos tentaram ensinar o nome de outro novo brinquedo. Eles até aprenderam a nova palavra, mas acabaram se esquecendo do nome dito no primeiro teste.

A Dra. Claudia Fugazza, uma das autoras do estudo, ressaltou que com o tempo os cães acabaram esquecendo as novas palavras. “Enquanto no primeiro teste, realizado alguns minutos depois de ouvir os nomes dos brinquedos, os cães foram bem-sucedidos, eles não tiveram sucesso na maioria dos testes realizados após dez minutos e uma hora”, destacou.

Os testes foram também realizados em outros 20 cães após os resultados obtidos com Vicky e Whiskey, com o intuito de verificar o talendo de outras raças quando submetidas às mesmas condições do experimento. Mas nenhum deles conseguiu aprender novas palavras tão rapidamente quanto o Border Collie e a Yorkshire.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques

0 comentários:

Enviar um comentário