30/01/2021

População de tubarões diminuiu 71% nos últimos 50 anos

Algumas espécies chegaram a diminuir até 98% no período estudado
Algumas espécies chegaram a diminuir até 98% no período estudado Pixabay

Um estudo publicado na revista Nature na última quarta-feira (27), revelou que em cerca de meio século as populações de tubarões e raias diminuíram drasticamente nos oceanos.

A pesquisa analisou dados coletados entre 1970 e 2018, e constatou que a diminuição destes peixes nos últimos 50 anos foi de 71%. Os pesquisadores focaram em 31 espécies dos dois animais que habitam o mar aberto.

Leia mais: Saiba como se proteger durante e após a utilização do WhatsApp Web

As informações foram coletadas da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, disponibilizada pela União Internacional para a Conservação da Natureza, e mostraram que enquanto em 1980 o índice de espécies em extinção era de 33%, atualmente já é de 75%.

O tubarão gralha-branca-oceânico, por exemplo, é uma das espécies que está à beira da extinção, uma vez que em 60 anos a sua população caiu em 98%. O tubarão-negro também apresentou uma queda drástica na sua população, com uma redução de 72%.

Leia mais: Saiba como garantir mais privacidade ao acessar redes sociais e sites

No total, os cientistas descobriram que, das 31 espécies estudadas, 24 estão em extinção, sendo que as populações de três delas registraram uma queda tão acentuada que passaram a ser classificadas como “criticamente ameaçadas”, e outras quatros foram consideradas “em perigo”.

A pesquisa contou com a participação de pesquisadores do Reino Unido e do Canadá, e mostrou que durante o período estudado, as taxas de captura tanto de tubarões como de raias triplicaram, o que impactou na redução da população destes animais.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Fábio Fleury

0 comentários:

Enviar um comentário