A autoridade de saúde da Suécia usou por acidente o 'Hide the Pain Harold', um do memes mais conhecidas da internet, como garoto propaganda da campanha de vacinação contra covid-19. A foto foi publicada na página principal do site para agendamento das aplicações pela população de Estocolmo, capital do país, no fim de março.
"Não sabíamos que era um meme até que percebemos isso. Mas é claro, fizemos questão de mudar a imagem agora", disse à Reuters Hanna Fellenius, porta-voz da Região de Estocolmo.
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A agência regional, responsável pela saúde de cerca de um milhão de residentes de Estocolmo, disse acreditar que a gafe não afetou a confiança do público nas vacinas.
"Nossa avaliação é que a publicação por algumas horas de uma imagem que em si mesma não é enganosa ou inadequada não prejudica a confiança nas vacinas covid-19."
Harold é, na verdade, o húngaro Andras Arato, que em 2008 e 2009 posou como modelo para fotos de banco de imagens na internet.
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As imagens de um homem de barba grisalha com olhos tristes e um sorriso forçado meio sem graça, viraram um meme da internet apelidado de "Hide the Pain Harold", (Harold escondendo a dor, em tradução livre) e foram compartilhadas incontáveis vezes no mundo todo com legendas de humor.
Demorou nove anos para Arato descobrir que era um dos rostos mais conhecidos da internet, mas desde então ele usou sua celebridade para obter vantagens comerciais: liderando campanhas publicitárias para o varejista alemão Otto e dando uma palestra no TED.
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