06/10/2017

Você sabia que existe um Festival de Cinema Brasileiro na Rússia?

Divulgação

Enquanto muita gente ainda tem preconceito com o cinema nacional, a Rússia tem um festival inteiro dedicado às produções tupiniquins. O Festival de Cinema Brasileiro, realizado em Moscou, está na 10ª edição, e se consolidou como um dos principais eventos da sétima arte do Brasil no exterior. Em dez anos, já foram exibidos 120 filmes brasileiros.

A edição de 2017 começou na terça-feira (3), e fica em exibição até domingo (8). Além disso, acontece também em São Petersburgo, entre os dias 11 e 15 de outubro, e, pela primeira vez, na cidade de Kazan, entre os dias 19 e 22 de outubro.

Para a sessão de abertura nas três cidades foi escolhido o filme Bingo, O Rei das Manhãs, de Daniel Rezende. A produção é a indicada brasileira para o Oscar 2018 e teve a maior abertura do Festival, em Moscou, em 10 anos. O filme conta a história de Augusto, um artista que dá vida ao palhaço Bingo, apresentador de um programa infantil na televisão.

A expectativa de público nesta edição do Festival é levar mais de cinco mil pessoas nas três cidades, segundo Ederaldo Kosa, curador do Festival. Ele também ressalta que a participação do público aumenta a cada ano e 95% dos frequentadores são russos. Mas o evento atrai também pessoas de outras nacionalidades e, inclusive, os poucos brasileiros que vivem no país.

"Os filmes deste ano estão entre os melhores que o Brasil já produziu recentemente"
Fernanda Bulhões, curadora do festival

Neste ano, 11 filmes estão em cartaz.  Além de Bingo, também serão destaques na programação o filme Aquarius, de Kléber Mendonça Filho, que recebeu diversos prêmios internacionais em 2016, e fez parte do Festival de Cannes em 2016, o filme Vermelho Russo, de Charly Braun e totalmente filmado em Moscou.

Festival está na 10ª edição
Festival está na 10ª edição Divulgação

A programação conta ainda com O Roubo da Taça, Pequeno Segredo, O Amor no Divã, A Despedida, BR 716, Califórnia, O Vendedor de Sonhos e Axé — Canto do Povo de um Lugar.

"O Brasil já produz cerca de 150 longas-metragens por ano e posso assegurar que os filmes deste ano estão entre os melhores que o Brasil já produziu recentemente", comemora Fernanda Bulhões, diretora da Linhas Produções Culturais, que organiza o evento, e curadora do festival.

*Giovanna Orlando é estagiária do R7

R7 - Jovem

0 comentários:

Enviar um comentário