Estudantes que tiveram as aulas presenciais suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus contam com uma ferramenta para ajudar a estudar inglês, mesmo sem computador em casa.
A empresa de educação tecnológica ChatClass desenvolveu, por meio de inteligência artificial, uma forma de auxiliar o ensino da língua por meio de interações com os alunos via textos e áudios do Whatsapp.
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"Vejo a acessibilidade como um aspecto positivo, qualquer estudante com acesso a um smartphone pode participar", afirma professora de Português e Inglês do IFMT (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso), Renata Lopes.
Segundo a professora, "as atividades podem ser utilizadas como uma forma de triagem do conhecimento dos alunos, enviadas antes de começar o conteúdo, ou ainda como uma forma de exercícios de fixação e verificação da aprendizagem, enviadas após as explicações."
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"Os conteúdos estão em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), assim, seleciono o material que vou trabalhar com a turma e, na plataforma, escolho dentre as atividades disponíveis para enviar o link específico para os estudantes pelo Whatsapp", conclui.
O projeto foi adotado pela Secretaria de Educação de João Pessoa e já alcançou mais de 150 mil alunos da rede pública e privada.
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"Ficamos em constante contato com gestores educacionais tanto da rede particular como da pública em todo o país e trabalhamos com mais outras 20 instituições — Secretarias, escolas, editoras e redes de idiomas", explica o CEO e fundador do ChatClass, Jan Krutzinna.
Segundo ele, o objetivo do projeto é alcançar o máximo de alunos possíveis, e estimulá-los a dar continuidade nos estudos. "Somos muito pautados pela democratização do ensino via plataformas que já estejam no cotidiano dos estudantes", diz. "Mais de 98% dos smartphones brasileiros têm Whatsapp instalado e algumas operadoras disponibilizam pacotes ilimitados para o aplicativo. Dessa forma, conseguimos atingir alunos de perfis diversos" conclui.
*Estagiário sob supervisão de Karla Dunder
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