Em dezembro do ano passado, pouco depois de anunciada a sua desativação, o radiotelescópio de Arecibo, Porto Rico, o segundo maior do mundo até então, desabou. A plataforma de equipamentos desmoronou de uma altura de 140 metros, dando fim a 57 anos de contribuições astronômicas.
No entanto, após muitas lamentações por conta da perda, o governo de Porto Rico anunciou que o telescópio passará por uma reconstrução. A ordem executiva, assinada pela governadora porto-riquenha Wanda Vázquez, estabelece que serão destinados US$ 8 milhões (R$ 42 milhões) para a reestruturação.
Além da reconstrução, o investimento também terá como objetivo fazer uma reparação dos danos ambientais causados pelo desabamento do telescópio. A remoção e a destinação correta do material afetado, inclusive, já foi iniciada pela Fundação Nacional da CIência dos EUA, organização que administra o observatório.
“Reconhecendo os valores culturais, científicos e sociais do Observatório para o povo de Porto Rico e para a humanidade, o Conselho de Planejamento de Porto Rico designou a área como uma zona histórica. Entendemos que tanto o governo estadual quanto o federal, e também o setor privado, ajudarão no processo de reconstrução”, destacou Wanda Vázquez.
Inaugurado em 1963, o Radiotelescópio de Arecibo ficou famoso por ter feito uma transmissão para o espaço enviando dados sobre a Terra, como o número de habitantes e a altura média de um ser humano adulto. Essa ação ficou conhecida como “Mensagem de Arecibo”, e foi uma espécie de prova de que o telescópio poderia fazer contato com possíveis vidas extraterrestres.
Além da contribuição na descoberta de exoplanetas e da atuação na proteção da terra detectando asteróides perigosos, o observatório também ficou conhecido por aparecer na tela dos cinemas. “007 Contra GoldenEye'' (1995) e “Contato” (1997), foram dois famosos filmes que contaram com a presença do telescópio de Arecibo nas suas filmagens.
0 comentários:
Enviar um comentário