26/09/2017

O futuro é 4K: nova linha de TVs mostra que formato veio para ficar

Agora sim tem um garoto-propaganda capaz de vender aparelhos modernos no Brasil
Agora sim tem um garoto-propaganda capaz de vender aparelhos modernos no Brasil Filipe Siqueira/R7

De quatro em quatro anos não somos bombardeados apenas com anúncios de futebol, mas também precisamos lidar com uma decisão um tanto importante: qual será nossa próxima TV?

Elas duram mais de quatro anos, mas é muito provável que as grandes marcas te convençam que talvez seja melhor gastar antes de ter problemas definitivos de durabilidade.

Talvez você ainda não tenha pensado nisso, mas smartphones premium custam valores que se aproximam das TVs e ninguém mais espera eles se tornarem os pesos de papel mais bonitos do mundo para comprar outro, então é natural que façamos coisas parecidas com TVs.

Em uma apresentação no suntuoso Copacabana Palace nesta segunda-feira (25), a Samsung apresentou uma linha de televisores que imediatamente tornam sua TV de mais de dois anos uma velharia antiquada. Neste momento talvez você se pergunte: como o mercado de TVs pode ter inovado se até os smartphones parecem estagnados e as grandes diferenças entre os modelos mais recentes é apenas o nome.

Ficou claro durante a apresentação que o importante não era exatamente o produto. A Samsung, no momento, não está apenas preocupada em vender suas TVs ultra modernas, mas sim um formato específico: 4K.

São diversos modelos e não é necessário conhecer todos eles. A grande diferença aqui diz respeito à definição. Existem os modelos QLED, que segundo a empresa carregam "pontos quânticos" e mais volume na cor. Esses são os mais modernos e caros. Os outros carregam o nome de UHD, que é como a Samsung chama suas TVs 4K. É basicamente isso que é preciso saber. Ao contrário de outras apresentações, com luz cuidadosamente estudada para transformar as telas em portais para a realidade, a iluminação era bem clara e ainda assim as televisões se destacavam. Claro que não foi possível ver elas em funcionamento em condições ideais: elas apenas reproduziam imagens estáticas com informações básicas. Ainda assim pareciam produtos bem acabados, com design discreto.

A hora do 4K
Se pretende comprar uma TV no formato, o momento chegou

Você já deve ter ouvido falar de 4K, mas caso ainda não, é uma boa hora. O 4K é a próxima onda. Genuína, não perfumarias inúteis como 3D (espero que não tenha caído nessa) e tela curva (se tem uma, tente vender o quanto antes, ela vai para a história como um grande erro). O 4K é o futuro que você esperava. É o futuro que não precisa de nomes complicados na frente de montes de números sobre densidade de pixels. O 4K é algo possível de ver e entender que é um caminho sem volta, é a evolução natural do Full HD.

Em números para você entender um pouco melhor. Full HD trabalha com a resolução básica de 1920 x 1080 pixels, enquanto o 4K possui 2160 x 3840 pixels de resolução. Esse formato é para telas grandes. Não caia no conto de comprar celulares ou tablets 4K, a tendência é uma piora nas imagens pela concentração insana de pixels por polegada. Apenas TVs com 50 polegadas pra mais representam o 4K como ele realmente é.

Para as grandes fabricantes de TV, o formato já é o presente. Enquanto o mercado de TVs no geral diminui (a consultoria GfK registra 20% de queda), os televisores 4K vendem muito acima da média —96% de crescimento no faturamento em vendas de TV do formato. A Samsung se mostra a líder inconteste com participação de 46% de marketshare (40% no Brasil) e durante a apresentação lembrou que é líder global de vendas de TV há 10 anos.

Tite é o grande garoto da linha de TVs que a Samsung despejará sobre nossas cabeças nos próximos meses. Tite não é um nerd que sabe todos os aspectos de uma TV moderna. Que sabe todos os detalhes do sistema operacional de aparelhos ou controla todos os menus com desenvoltura. Se quisesse saber alguma coisa sobre TVs, você não perguntaria a Tite. Aliás, ele fez questão de deixar claro na apresentação.

Como todo bom vendedor, Tite não precisa ser especialista para te vender um produto
Como todo bom vendedor, Tite não precisa ser especialista para te vender um produto Filipe Siqueira, do R7

Ele está preocupado em ver grandes jogos e jogadores incríveis, sem complicações com a TV. É isso que a empresa espera de sua nova linha de TVs. Que sejam modernas e descomplicadas. Que sirvam para nos mostrar grandes jogos sem dores de cabeça. Que sejam peças de design elegantes em nossas salas e não coisas ultrapassadas que compliquem nossas vidas.

É claro que o 4K ainda não é o presente quando pensamos em conteúdo. O Netflix ainda engatinha em conteúdo 4K, as TVs a cabo nem Full HD possuem e consoles de videogame com 4K custam uma fortuna - a Sony lançou o PS4 Pro e a Microsoft seu poderosíssimo Xbox One X.

Mas como disse, esse é o futuro. Um futuro bem próximo. Foi como quando você deu adeus a sua biblioteca de VHS. Ou depois a montes de DVDs e aí percebeu que a hora de se despedir de conteúdo físico está próxima, mesmo com montes de Blu-Ray nas lojas.

Estamos em 2017 e a essa altura você com alguma razão acha todas as TVs mais ou menos iguais e só pensa no tamanho delas. Você está certo, mas se deseja o futuro, o 4K é para você.

0 comentários:

Enviar um comentário