30/06/2018

Maquiadora de Hollywood desafia padrões: "Nada é preto ou branco"

Marietta Carter-Narcisse foi a primeira negra votante no Oscar
Marietta Carter-Narcisse foi a primeira negra votante no Oscar José Araujo/Divulgação

Em visita ao Brasil, onde realizou um treinamento para os maquiadores vencedores do Prêmio Avon 2017, e comandou uma masterclass com outros maquiadores e influenciadores, Marietta Carter-Narcisse, reconhecida pelo trabalho com estrelas de Hollywood dentro e fora das telas do cinema e da TV, falou sobre os desafios sua carreira e os desafios de ser uma das únicas maquiadoras negras nos sets de filmagem. 

Ela foi responsável pelo trabalho de maquiagem em mais de 30 super produções como os filmes Jackie Brown, Ghost, Malcom X e outros. Marietta Carter-Narcisse também é membro do Comitê de Maquiagem do Oscar, no qual foi a primeira maquiadora negra votante e a única durante 20 anos. 

Para ela, há tons e nuances na pele, nada é preto ou branco. "Um make up artist entende a complexidade dos detalhes da pele e suas cores".

Uma das dicas da maquiadora é analisar as cores presentes na sua pele e explorar esses tons para uniformizar a cor. Se uma pessoa tem o tom mais rosa em partes da pele, por exemplo, é interessante misturar um tom mais avermelhado com a base. "Use cores que assemelham com a sua cor natural, sua maquiagem genética""

No set, não é diferente. Segundo a maquiadora, o cinema impõe o desafio de se fazer uma maquiagem que identifique o personagem, que pareça nada para a câmera. 

Marietta Carter-Narcisse deu uma masterclass sobre maquiagem
Marietta Carter-Narcisse deu uma masterclass sobre maquiagem José Amaral/Divulgação

"Por causa da continuidade do filme é muito complicado. É provavelmente um dos looks mais difíceis de fazer, porque você tem de fazer parecer natural. É como se tivesse de traduzir como o “nada” para a câmera." 

Sobre o mercado de cosméticos, Marietta afirma que ainda faltam marcas que invistam na pele negra nos Estados Unidos.

"As coisas dependem muito de onde está o publico ao redor. Se o publico é negro, você vai encontrar com mais facilidade os tons mais escuros, mas não os mais claros... se o púbico é branco, os tons claros são encontrados com mais facilidade, e assim por diante", explica.

"Eu acho que quando o mercado entender que o consumidor negro vai gastar milhares de dólares neste segmento quando encontrar a cor certa de base, o batom certo, a sombra certa e o produto certo para arrumar o cabelo, as empresas vão acordar", opina.

Como consumidora, sua necéssaire básica é uma aula. Ela não vive sem um bom pó facial para selar a maquiagem, suas ferramentas (esponjas, pincéis), um bom hidratante para a pele e lipbalm.

"Mais do que uma maquiagem bem feita, é preciso ter um bom tratamento com a pele."

0 comentários:

Enviar um comentário