O crudivorismo, dieta que só permite a ingestão de alimentos crus, está na moda e ganhou destaque depois que a life coach Mayra Cardi revelou que só vai consumir comidas em estado natural durante a gravidez.
Mas qual a vantagem de comer somente alimentos crus?
A nutricionista funcional Juliana Pizzocolo explica que comidas que não foram processadas ou refinadas regulam o corpo, melhoram os sistemas digestório, imune e cardiovascular, além de desintoxicar o fígado e fornecer vitaminas, minerais, enzimas e água em quantidades ideais para o organismo.
— Os alimentos crus estão com os nutrientes e fitoquímicos, importantes à saúde, preservados. O risco é a possível contaminação por bactérias quando não se conhece a procedência do produto. Por isso a importância de se consumir alimentos de fornecedores confiáveis.
Leia mais: Grávidas e saradas! Veja famosas que mantêm a forma na gestação
Além disso, melhora a absorção dos nutrientes, diminui as crises alérgicas, emagrece e deixa a pele e os cabelos mais bonitos.
Por outro lado, pode levar à deficiência de vitamine B12, ferro, zinco e ômega, aumenta a homocisteína, que é um aminoácido ligado a doenças cardiovasculares.
Se engana quem pensa que no crudivorismo não se consome carnes, algumas podem ser ingeridas cruas também.
Leia mais: Esmaltes: Veja o que vai bombar no inverno deste ano por até R$ 14
Se você não consegue comer nada no estado natural, a nutricionista dá algumas dicas para que os alimentos não percam nutrientes durante o preparo.
— É importante adicionar o alimento com a casca lavada quando a água já estiver fervendo. Assar é uma forma de proteger o alimento contra a perda de nutrientes, uma vez que neste processo, é formada uma capa protetora. O cuidado é evitar que o alimento asse demais a ponto de ficar seco.
Leia mais: Conheça a dieta da moda que te faz secar em pouco tempo
0 comentários:
Enviar um comentário