27/11/2019

Redes sociais ajudam familiares e amigos no período de luto

A morte do apresentador Gugu Liberato comoveu famosos e anônimos que foram pegos de surpresa com a notícia. As homenagens ao ídolo reuniram milhares de fãs que em luto fizeram postagens e comentários nas redes sociais. A internet funciona como um espaço de demonstração de sentimentos após a perda de uma pessoa querida e também pode ajudar durante momentos difíceis.

Leia também: Corpo de Gugu Liberato deve chegar ao Brasil na quinta-feira (28)

"As redes sociais podem ser um espaço para atribuir sentido à morte, principalmente nos casos prematuros e inesperados, que demandam mais esforços dos amigos e familiares para entender o momento", diz Luciana Mazorra, psicóloga do Instituto Quatro Estações, especializada no atendimento a enlutados.

Fotos, vídeos e mensagens de voz podem ser uma forma de matar a saudade e para expressar sentimentos após a perda de uma pessoa próxima. No caso do apresentador da Record TV, a última postagem no Instagram, publicado em 19 de novembro, funcionou como um memorial e teve cerca 4,5 milhões de visualizações e mais de 75 mil comentários de pessoas que buscaram o perfil para prestar homenagens. 

Leia também: Médicos retiram órgãos de Gugu Liberato para doação nos EUA

Segundo a psicóloga, é importante entrar em contato com a dor da perda e também saber manter a distância em determinados momentos. "Não existe um período adequado para a duração do luto, mas é importante ter esse processo de oscilação com a dor para transformar a relação que existia", afirma a especialista.

Luciana explica que os rituais não devem ser tratados como uma obrigação por um longo período. "Precisar postar sempre nas redes sociais ou ir todo dia ao cemitério podem ser um sinal de que há necessidade de uma ajuda especializada."

Veja mais: Liminha lamenta a morte de Gugu: "Um luto profundo"

O primeiro ano após a morte seria o momento no qual as pessoas sentem mais a perda e por isso as postagens costumam ser mais frequentes. Além dos rituais virtuais também seria importante ter uma relação presencial com outras pessoas que compartilharam da perda.

Os amigos e também os fãs de Gugu poderão participar do velório que acontecerá na Assembleia Legislativa de São Paulo. As informações sobre o horário e o dia da cerimônia não foram divulgadas pela família do apresentador.

Veja também: 

Famosos abrem baú de fotos e relembram momentos com Gugu

0 comentários:

Enviar um comentário