25/02/2020

Nasa quer lançar, até 2023, robô que vai procurar água na Lua  

Serão 100 dias de expedição em busca de recursos no satélite
Serão 100 dias de expedição em busca de recursos no satélite Divulgação/Nasa

A Nasa divulgou nesta segunda-feira (25) um pedido de ajuda financeira a seus parceiros para conseguir enviar a sonda espacial Viper à Lua até 2023. O objetivo é procurar gelo de água sobre a superfície do satélite.

 O robô Viper tem o tamanho de um carro de golfe e conta com ferramentas para explorar a superfície lunar, como uma broca de um metro para coletar informações do solo e, principalmente, procurar água e recursos no lado inexplorado da Lua. A  expedição deve durar 100 dias.

Esta será a primeira missão com o objetivo claro de encontrar recursos que justifiquem a exploração humana no local. A agência espacial americana pretende adiantar ao máximo o projeto para verificar a possibilidade de recursos. 

Caso exista água, facilitaria seu próximo projeto — a Artemis, que pretende enviar astronautas para a Lua em 2024, 50 anos após o momento histórico em que Neil Armstrong pisou em solo lunar.  

Nasa pede Investimentos de parceiros

A agência possui um núcleo chamado de "Commercial Lunar Payload Services", um serviço de entregas para a Lua que conta com 14 empresas dispostas ajudar a investir na pesquisa aeroespacial, como o envio de sondas e satélites, tudo sob o guarda-chuva do projeto Artemis.

Como troca, essas empresas que investiram terão prioridade nos recursos e investimentos disponíveis na Lua, caso o projeto tenha sucesso.

"O projeto Artemis integra os desejos e necessidades de explorar, e nossos parceiros nos ajudam a fazer isso com uma abordagem que seja sustentável financeiramente", a o administrador do setor de exploração e ciência da Nasa Steven Clarke.

*Estagiário R7, sob supervisão de Karla Dunder 

Veja também:

Conheça todas as missões Apollo da Nasa

 

0 comentários:

Enviar um comentário