22/02/2020

Cuidados com a pele durante e depois do Carnaval: dermatologista dá as dicas

No Carnaval, os cuidados com a pele precisam ser redobrados. Isso porque a exposição prolongada ao sol, poucas horas de sono, maquiagem e muita animação podem deixar a região ressecada, inchada e até mesmo com alergia. Pensando nisso, a dermatologista Karla Assed reuniu dicas valiosas para você cuidar da sua pele durante os dias de folia. E mais: saiba o que fazer para manter o skincare em dia depois do Carnaval!
Purepeople
Purepeople Purepeople
Cuidar da pele durante e depois do Carnaval é essencial para evitar ressecamento e manchas Getty
Purepeople
Purepeople Purepeople
A dermatologista Karla Assed deu algumas dicas para quem quer manter o skincare nos dias de folia Getty
Purepeople
Purepeople Purepeople
Passar protetor solar todos os dias é a primeira dica para quem quer cuidar da pele no Carnaval Shutterstock
Purepeople
Purepeople Purepeople
Protetor labial e água termal também ajudam a manter a hidratação da pele no Carnaval Getty
Purepeople
Purepeople Purepeople
Não se esqueça de remover toda a maquiagem antes de ir dormir Shutterstock
Purepeople
Purepeople Purepeople
Antes de usar glitter ou fazer sua maquiagem de Carnaval, verifique a validade dos produtos para não ter reação alérgica Shutterstock
Purepeople
Purepeople Purepeople
Beba muita água e invista no ritual diário de limpeza e hidratação da pele nos dias de Carnaval Getty
Purepeople
Purepeople Purepeople
Depois do Carnaval, faça compressas geladas para eliminar olheiras e bolsas na região dos olhos Shutterstock

Em ritmo de Carnaval, cuidar da pele fica no fim da lista de prioridades de quem pretende curtir todos os dias de folia. No entanto, a programação intensa, com muito calor, blocos, festa e fantasia pode provocar manchas, ressecamento, inchaço e ainda alergias na pele. Por isso, é importante ficar atenta à sua rotina de cuidados durante e depois do Carnaval. A dermatologista Karla Assed reuniu algumas dicas que irão te ajudar a manter a pele hidratada e com viço. Confira!

Aplique protetor solar antes de usar a maquiagem

Antes de começar a fazer sua maquiagem de Carnaval, a dermatologista reforça a importância de usar o protetor solar. É ele que vai impedir a ação dos raios UVA e UVB e evitar as manchas na pele. "A primeira providência é a aplicação de filtro solar com fator mínimo de 30, ou mais alto, caso a exposição ao ar livre seja prolongada. Ao fim da make, reforce o protetor solar", alerta. Para que o produto não grude na pele e borre a sua produção, a dica é optar pelas versões em spray. "Também é fundamental ingerir muita água, além do uso de água termal na face para evitar o ressecamento e promover a hidratação da pele", afirma Karla. E não se esqueça do protetor labial!

Não use produtos vencidos e escolha marcas confiáveis

Glitter, sprays de cabelo e tintas corporais costumam durar por muitos Carnavais, mas, de acordo com a profissional, é preciso ter muita atenção quando se trata desses tipos de produtos. "Alguns dos produtos em contato com a pele podem causar reações alérgicas, inchaço e vermelhidão que podem aparecer até 24h depois", conta. Por isso, não deixe de verificar a validade dos cosméticos e escolha marcas que tenham o selo controle de qualidade. Além disso, Karla também alerta sobre os riscos de compartilhar maquiagem e de usar glitter muito próximo à região dos olhos: "Não compartilhe glitter nem qualquer maquiagem, evitando assim risco de conjuntivite e herpes. Outro alerta é atenção ao redor dos globos oculares, onde os foliões mais costumam usar a purpurina, pois a pálpebra é mais sensível que a pele do rosto".

Água e demaquilante são essenciais para a pele no Carnaval

Para quem vai emendar um bloco no outro durante o Carnaval, beber bastante água é fundamental para não perder o pique e manter a pele hidratada. E nada de dormir sem tirar a maquiagem! "É fundamental que haja um ritual diário de demaquilar e manter os cuidados com a pele, limpando, tonificando, hidratando, usando e reaplicando o protetor solar. No final de cada dia de Carnaval, a face precisa ser limpa com um sabonete adequado para cada tipo de pele, seguido de demaquilante (de preferência bifásico) para a retirada de toda a maquiagem, impurezas e poluição, que podem obstruir os poros e gerar acne e até inflamações. E, por fim, aplicar após a limpeza um hidratante facial, indicado para seu tipo de pele", ensina Karla. Para tirar aquele glitter que insiste em ficar na pele, a dermatologista afirma que as fitas adesivas são aliadas, mas que é preciso usá-las com delicadeza, para não machucar a pele.

Detox na pele com compressas geladas depois do Carnaval

Se mesmo seguindo as recomendações acima, você terminou o Carnaval com a pele ressecada e inchada, a dica é fazer compressas geladas ao redor dos olhos. "Aposte em um detox da pele, com uso de compressas geladas, que ajudam a diminuir a aparência cansada. Afinal, além das festas e blocos, a falta de sono durante o Carnaval piora o estado da pele, provocando olheiras e bolsas. As compressas frias ajudam a diminuir esta vasodilatação ao redor dos olhos, melhorando a cor escura e o inchaço, temporariamente", indica a dermato. Karla também sugere alguns procedimentos estéticos para quem prefere tratamentos mais eficazes: "Preenchimentos com ácido hialurônico, laser para estimular a produção de colágeno e luz pulsada para clareamento e recuperação da vitalidade da pele. Peelings leves como o de ácido retinóico ou glicólico também são ideais para promover uma renovação das células do rosto".

(Por Marina Couto)

0 comentários:

Enviar um comentário