02/04/2021

Ambientalistas recolhem 4,6 toneladas de lixo em Galápagos

Coleta de lixo em Galápagos, no Equador, totaliza 4,6 toneladas de resíduos tirados da natureza
Coleta de lixo em Galápagos, no Equador, totaliza 4,6 toneladas de resíduos tirados da natureza EFE/EPA/Galapagos National Park

O Ministério do Meio Ambiente do Equador, Marcelo Mata Guerrero, informou nesta quinta-feira (1°) a coleta de 2,1 toneladas de lixo no arquipélago de Galápagos em março. Em fevereiro, outras 2,5 toneladas foram coletadas do mar, totalizando 4,6 toneladas de resíduos retirados do arquipélago e da água apenas em 2021.

Guerrero explicou que durante uma semana, 18 pessoas, incluindo guardas-florestais, voluntários, pescadores, junto com membros da organização Conservation International, com o apoio da Fundação Coca-Cola do Equador, fizeram a limpeza das ilhas Genovesa, Pinta e Santiago, que são mais distantes.

Em um percurso de 22 quilômetros de costa, a equipe identificou 12 pontos onde o lixo fica acumulado ao ser levado pela corrente do mar. Após a limpeza, o material foi classificado e registrado.

Segundo comunicado do ministério, as informações levantadas com a iniciativa irá alimentar a base de dados do Programa de Limpeza Costeira e Gestão de Lixo Marinho da Direção do Parque Nacional de Galápagos do Ministério do Meio Ambiente e Águas.

0 comentários:

Enviar um comentário