Saber reconhecer os limites do seu corpo e respeita-los é muito importante. Seja para quem malha sempre, para quem é atleta ou para quem só quer perder alguns quilinhos. Se exercitar promovendo saúde para o seu corpo é o jeito certo de alcançar seus objetivos e até mesmo emagrecer ou ganhar músculos, se você desejar.
Nesse artigo você aprende sobre os riscos do overtraining, o que é esse quadro e como reconhecer os limites do seu corpo. Assim você aprende a se exercitar respeitando seu corpo e sem causar problemas para a sua saúde.
Esse quadro chamado overtraining é quando o atleta está realizando exercícios em excesso e causando problemas a sua saúde. É muito comum entre atletas profissionais como fisiculturistas, por exemplo.
Pessoas que não são profissionais também podem ter um quadro desses. Se você quis compensar um fim de semana de exagero na comida e exagerou nos exercícios. Ou para quem resolveu que quer perder peso muito rápido ou crescer mais rápido e exagerou. Esse quadro costuma causar lesões, além de mal estar.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre 8 coisas que te impedem de emagrecer
Sinais de excessoConfira aqui alguns sinais de excesso de atividades físicas. Seja de ter exagerado uma vez, ou de vir exagerando há algum tempo, alguns desses sinais podem aparecer.
Irritabilidade Lesões recorrentes Dor e cansaço excessivo Insônia Queda no desempenho Perda de peso incluindo massa muscularAproveite para conferir também nosso artigo sobre como melhorar a circulação sanguínea com alimentação e exercícios
Como reconhecer os limitesOs cardiologistas recomendam um calculo que ajuda a saber qual a frequência cardíaca máxima que você aguenta. 220 – a sua idade = frequência cardíaca máxima. Essa é a conta simples que você precisa saber. O resultado dessa conta é até onde você aguenta ao se exercitar.
Os cardiologistas também recomendam que os exercícios moderados são os melhores para a saúde. Nada contra malhar mais pesado ou praticar crossfit. Mas é preciso procurar o acompanhamento de um médico para se exercitar de uma forma saudável.
Aproveite para conferi também nosso artigo sobre como exercícios e boa alimentação ajudam a combater estresse
Os primeiros sinais são dores, cansaço e podem acontecer lesões. Se você se exercitar mais do que está acostumado e começar a sentir esses sinais é melhor avaliar os seus limites. E começar a diminuir o ritmo também é importante.
Atleta de fim de semanaTambém não é recomendado fazer exercícios só de veze em quando. Ou ser aquele famoso atleta de fim de semana, que leva uma semana inteira sedentária e no fim de semana quer pegar pesado.
Não faça isso. Quem não costuma se exercitar e de repente quer fazer algo intenso, pode ter uma artéria entupida e com o exercício causar algum dano a ela. Os médicos também afirmam que danos musculares e cardíacos aparecem mais em quem se exercita apenas às vezes.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre como pular corda e quais os benefícios dessa atividade
Tenha cuidadoAlém de reconhecer os limites e respeitar seu corpo. Opte por procurar um médico para acompanhar você se você pretende fazer atividades mais intensas. Quem é iniciante o ideal é começar por exercícios mais leves e sempre tentar fazer atividades com uma boa frequência.
Se exercitar 3 vezes na semana por volta de 30 minutos pelo menos no início pode ser o ideal. Você pode optar por atividades que exijam menos tempo se for muito ocupado. Mas lembre-se que se você quer se exercitar de forma saudável, é importante ter uma boa frequência. Também procure se exercitar do jeito certo, se alongar e se aquecer e tente realizar as atividades corretamente.
The post Saiba como reconhecer os limites do seu corpo appeared first on Malhar Bem - Dicas de Saúde e Malhação.
0 comentários:
Enviar um comentário