"Por favor, você pode tirar os sapatos antes de entrar na minha casa". O convite pode parecer razoável, mas já deixou muitos hóspedes irritados, proprietários de imóveis ressentidos e aumentou a venda de sapateiras.
Afinal, usar sapatos dentro de casa é certo ou não? Não há uma resposta perfeita, mas, segundo a Fox News, há algumas razões científicas que podem ajudar a decidir de que lado estar.
A pediatra Alison Mitzner, certificada pelo conselho de administração da cidade de Nova York, admite que é "aquela amiga chata" que pede às pessoas que tirem os sapatos quando chegarem em casa.
"Tantos germes e bactérias podem ser trazidos de seus sapatos, incluindo toxinas e E. coli", explica Mitzner.
Pense por onde esses sapatos andam quando você está fora. Os moradores da cidade, em particular, provavelmente estão pisando em “fezes de animais, lixo alimentar, cuspe e corrimento nasal, talvez alguns vômitos, gasolina, óleo, pesticidas, fertilizantes e milhares de outros materiais biológicos”, observa Irwin Stromeyer, proprietário da Sterile Space Infection Defense, empresa que oferece uma gama de serviços de controle de infecção.
De fato, de acordo com um estudo recente da Universidade de Houston, mais de 26% dos sapatos usados dentro de casa estão contaminados com Clostridium difficile (C. diff), uma bactéria que pode causar dor de estômago e diarréia. Em estudo da Universidade do Arizona, pesquisadores descobriram que 96% das solas de sapato também contêm bactérias fecais.
Além de ser totalmente repugnante, essas estatísticas são especialmente preocupantes para quem tem filhos ou uma pessoa idosa em sua casa. “Como o sistema imunológico é mais fraco, eles têm uma chance maior de contrair uma infecção mais séria”, ressalta Mitzner. “Além disso, todos sabemos que as crianças, especialmente as mais novas, rastejam e colocam tudo na boca. Manter os sapatos livres reduzirá os riscos de exposição a essas bactérias ”.
Apesar desses números assustadores e repulsivos, talvez não seja (necessariamente) motivo para surtar. "Em geral, a preocupação com os sapatos 'rastreando os germes' é muito equivocada", diz o Dr. Amesh A. Adalja, médico especialista em doenças infecciosas e acadêmico do Johns Hopkins Center for Health Security.
"O planeta está repleto de germes de todo tipo, e nossos corpos estão cobertos de germes", diz Adalja. "Pode haver razões estéticas para remover sapatos se estiverem sujos de lama ou fezes de animais, mas há tantas bactérias meias ou pés descalços. E se alguém remove seus sapatos e todas as bactérias em potencial estão em suas meias?"
Segundo Adalja, mesmo se você obedecer a uma regra estrita de “sem sapatos”, você não pode escapar do fato de que o interior de sua casa ainda está coberto de germes. "Obviamente, se alguém está pisando no esterco do gado e, em seguida, colocando os sapatos na mesa da cozinha, seria uma receita para a infecção", diz ele.
Embora haja argumentos científicos a favor e contra a retirada de calçados no momento em que você entra pela porta da frente, os especialistas parecem concordar em uma coisa: para minimizar o risco de ficar doente, esforce-se para manter uma casa limpa.
0 comentários:
Enviar um comentário