Por: Gabriela Kimura
Divulgação/ Ultrassom 3D: qual a diferença do exame para os outros?
Saiba tudo sobre ultrassom 3D e veja se vale a pena fazê-lo.
O ultrassom 3D é o nome mais curtinho do exame chamado de ultrassonografia tridimensional. Esse procedimento é simples, indolor e não invasivo, mas que ajuda a converter as ondas de som emitidas pelo corpo do bebê em imagem. Por isso, é possível ver todos os movimentos e cada pedacinho do novo integrante da família!
Diferença entre ultrassom 3D e 2D
O funcionamento do ultrassom 3D é como uma máquina fotográfica superpotente, que tira milhares de fotos do bebê e as transforma em imagens tridimensionais. Por isso você consegue ver o rostinho com mais clareza. Além disso, o ultrassom 3D pode ser uma ferramenta poderosa na hora de avaliar quaisquer complicações na gravidez.
Quando é indicado fazerA indicação para quem quiser fazer o ultrassom 3D é entre a 26ª e 30ª semana de gestação (2º trimestre), exceto em caso de recomendação médica diferente. Isso porque, nesse período, é possível ver com mais detalhes o bebê, não só a estrutura óssea. Depois da 30ª semana, o espaço dentro do útero se torna menor e, com isso, diminuem as chances de vislumbrar o rostinho.
Dependendo da posição do bebê, da coloração, estrutura e volume do líquido amniótico, a visibilidade pode ser maior ou pior. É difícil conseguir prever antes do exame, mas conversar com ele pode ser uma forma de fazê-lo mexer e mostrar o rostinho.
Divulgação/ O ultrassom 3D tem maior profundidade na análise fetal.
Por que realizar o ultrassom 3D
Atualmente, o ultrassom 3D é comumente utilizado para fins estéticos, como um book fotográfico do bebê e até as impressões da imagem. No entanto, a chamada imagem espacial (3D) tem aplicações específicas na obstetrícia com indicação médica, além de ser bastante utilizado em outras áreas, como a Cardiologia e Ginecologia.
“A utilidade está no diagnóstico de patologias e em medidas volumétricas com maior precisão e na maior facilidade de interpretação da imagem para as pessoas leigas ( todos conseguem entender a forma e a posição do bebê)”, explica o médico.
Ultrassom 4DCom o avanço da tecnologia, outras opções ainda mais nítidas podem trazer à família uma visão mais delineada do bebê. O ultrassom 4D inclui a “dimensão tempo” no processo do exame, obtendo imagens em tempo real com maior velocidade. “Isso permite observar os movimentos fetais e imagens da superfície (pele) com maior definição, sendo possível até aos pais a identificação de características semelhantes nos pais”, diz Wagner.
Quanto custa fazer um ultrassom 3DO ultrassom 3D é um exame complementar que não substitui outros do pré-natal. Se houver necessidade médica comprovada, os planos de saúde são, geralmente, obrigados a cobrir. E pode ser necessário recorrer à justiça para garantir esse direito.
Nos casos de fins não-médicos não estão cobertos e devem ser realizados em clínicas particulares, já que o SUS não conta com o aparelho que realiza o exame.
Os preços do ultrassom 3D podem variar bastante dependendo da região, o que torna difícil estimar um valor.
Fontes
Hospital de Clínicas UFPR
Wagner Kurt Clajus Oliveira, médico ultrassonografista da Clínica Real
Veja mais
O post Ultrassom 3D apareceu primeiro em Bebê Mamãe.
0 comentários:
Enviar um comentário