Cientistas lançaram nesta quinta-feira um grande projeto para mapear o código genético de todas as 1,5 milhão de espécies de vida complexa da Terra e pretendem finalizar o trabalho em uma década.
Eles descreveram o Projeto BioGenoma da Terra (EBP) como "a próxima viagem à lua da biologia" depois do Projeto Genoma Humano, uma iniciativa que durou 13 anos e custou 3 bilhões de dólares para mapear o DNA humano, sendo finalizada em 2003.
O EBP deve custar 4,7 bilhões de dólares e "eventualmente criará uma nova base para a biologia fomentar soluções para a preservação da biodiversidade e a manutenção das sociedades humanas", disse Harris Lewin, professor da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e presidente do EBP.
"Ter o mapa, os modelos... será um recurso tremendo para novas descobertas, entender as regras da vida, como a evolução funciona, novas abordagens para a conservação de espécies raras e ameaçadas e... novos recursos para pesquisadores nos campos da agricultura e da medicina", disse durante coletiva de imprensa em Londres.
O plano reunirá grandes esforços de pesquisa de todo o mundo, inclusive um projeto liderado pelos EUA que almeja sequenciar o código genético de todos os 66 mil vertebrados, um projeto chinês para sequenciar 10 mil genomas de plantas e a Aliança Global de Genomas de Formigas, que pretende sequenciar cerca de 200 genomas do inseto.
O volume de dados biológicos que será reunido deve ser da ordem da "exaescala"-- mais do que aquela acumulada pelo Twitter, o YouTube ou toda a astronomia.
Leia também:
0 comentários:
Enviar um comentário