29/05/2019

Tudo é uma questão de ótica e isso precisa ser praticado todos os dias

Lúcia Marli de Souza CEO da Luma’s Coach
Lúcia Marli de Souza CEO da Luma’s Coach Programa Inova 360

Todos os dias acordamos, nos arrumamos e vamos trabalhar. No trabalho desempenhamos nossas tarefas em busca dos resultados da empresa a qual pertencemos. Depois acaba o expediente, pegamos o carro, o metrô, o ônibus e retornamos de volta para casa. Em casa, tomamos um banho, preparamos o jantar, comemos, assistimos TV e dormimos. No outro dia, tudo se repete. No final de semana, a rotina se altera um pouco, com encontro com amigos, pegar um cinema, sair com a família, visitar parentes, de resto tudo igual.

Mas você é grato pela vida que você tem?

Todos irão responder no automático: “claro que sim”. Ou então: “que história é essa de gratidão? Não tenho tempo para isto. Tenho muitos problemas, muitas contas para pagar e não tenho tempo a perder com bobagens. ”

Bobagens? Então vejamos. Se você, todos os dias, ao acordar, fizer uma lista de dez coisas que você teria para agradecer: seu emprego, sua saúde, sua família, sua casa, seus amigos, seu animal de estimação, seu namorado (a), noivo (a) ou esposo (a), enfim, há tantas coisas para agradecer que você nem tinha se dado conta. Pois é, ao invés de agradecer, é mais fácil reclamar, não é mesmo?

Só que você já reparou uma coisa? Tudo que você pensa, gera um sentimento, então se você for grato, você terá um sentimento de gratidão. Este sentimento é maravilhoso, é algo bom, que nos faz bem, nos dá uma energia boa, uma disposição para fazermos tudo o que tem que ser feito.

Se, ao invés de agradecer você reclamar, e pensar em coisas ruins, você se sentirá cheio de um sentimento ruim, denso, que suga a energia e o deixa cada vez mais irritado e nervoso. Tudo ao seu redor parece condizer com esta energia e, consequentemente, cada vez mais coisas ruins acontecem.

Você já tinha parado para analisar esse aspecto?

Eu sei, você me dirá: “mas eu estou me separando, estou desempregado, ou ganho muito pouco, mal dá para pagar as minhas contas, como posso agradecer? ”

Eu vou te provar que tudo é uma questão de ótica.

Ao acordar, você deve agradecer, pois muita gente não acordará e morrerá dormindo. O fato de você apenas acordar, todos os dias, já é por si só um motivo para agradecer.

Se você vai para o trabalho diariamente, mesmo que você ganhe pouco, você deve agradecer por ter um trabalho, afinal existem milhões de pessoas desempregadas e que gostariam de estar no seu lugar.

Se você pega uma condução ou dirige o seu carro, você deve agradecer. Se pega a condução é porque você pode andar, enquanto muita gente não pode se locomover sozinho ou, então, depende de outras pessoas para isso, pois tem mobilidade reduzida. Se dirige seu próprio carro, melhor ainda, pois teve condições de comprá-lo, tem condições de mantê-lo colocando combustível, levando no mecânico quando tem algum defeito etc. Então você deve agradecer, pois milhões de pessoas não têm e nem podem ter um carro.

Se você desempenha uma função numa empresa, esta função é importante para muita gente. Você já tinha parado para pensar nisso? Por mais simples que sua função seja, se ela não existisse como seria? Então você deve agradecer, pois o seu trabalho é importante. Faz parte de um contexto em que muita gente depende dele, tanto na sua empresa, quanto fora dela. Se você não fizer a sua parte e, ninguém fizer o que você teria que fazer, já pensou como isso impactaria nas outras funções das outras pessoas, que dependem que sua parte seja feita?

Pois é, tenho certeza que não pensou. Porque você, ao invés de ver o lado positivo das coisas, estava focado no lado negativo e isto é ruim, pois sempre atraímos mais do que estamos prestando atenção ou do que estamos pensando.

Se você pensar sempre em algo bom, mesmo numa situação ruim, verá que seu dia não ficará ruim. Tente, é um exercício diário e impactará positivamente em todos os setores da sua vida.

Vamos imaginar algumas situações. Se você acordar para ir trabalhar e estiver chovendo, pense: “obrigado, pois se não chovesse nunca mais, morreríamos à míngua, por falta de água”. Lembra-se de quando houve racionamento aqui em São Paulo? Foi um desespero geral. As plantas também precisam de água. Nosso corpo físico é constituído de 70% de água. Então agradeça a chuva. Se tiver muito trânsito agradeça, pois é sinal que você está em seu carro ou na condução indo para o trabalho. Nessa hora, se distraia lendo um livro se estiver na condução ou ouvindo uma música em seu carro.  Certamente, dessa forma, chegará ao serviço sem stress.

Chegando ao serviço dê foco nos itens mais importantes para resolver naquele dia. Assim, mesmo que não consiga fazer tudo, garantirá que o mais importante foi feito e, portanto, não terá “cobranças” de seu líder.

No almoço, faça uma boa refeição leve, nutritiva, algo que goste e agradeça a comida que você está consumindo, afinal existe muita gente no mundo sem ter o que comer.

Se alguém quiser discutir, de graça, não compre a briga, não se sinta ofendido, afinal, essa pessoa deve estar passando por milhares de problemas que você nem imagina.

E ao voltar para casa, agradeça todo o seu dia produtivo e bom, sem stress e principalmente por ter feito seu melhor. Na volta para casa, lembre da sua família, que o está esperando. Se não tiver ninguém esperando, se morar sozinho, lembre-se que tem um lar para voltar, coisas para fazer, que impactarão na vida de muitas outras pessoas. Só depende de você.

A gratidão é tão importante que até na Bíblia tem uma citação a respeito:

“Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.”

A palavra gratidão está “oculta”, mas se colocá-la neste contexto verá que faz todo sentido.

Porque, quando você agradece, está enfatizando ao universo que gosta e quer mais daquilo, e assim você terá mais.

Ao contrário, se só reclamar de coisas ruins, está enfatizando somente o ruim e isto lhe será dado ainda mais.

Então escolha ser mais alegre e ter fartura das coisas que te deixam feliz, sendo grato.

Mas, se você agradece por morar num lugar ruim, por exemplo, você não terá mais do mesmo se, ao agradecer, por ter um lar para morar, também pensar no lar que realmente gostaria de morar. Desta forma, ao agradecer e visualizar mentalmente o que de fato gostaria, estará atraindo isso para você.

Acredite, quando pensa positivo e sente positivo, coisas positivas acontecem na sua vida diariamente como “mágica”.

Eu adoro escrever, então agradeço a oportunidade a Deus, ao programa Inova360, ao canal digital R7 e a todas as pessoas que me ajudaram a ter a oportunidade de estar aqui, escrevendo para você e a todos que me prestigiam lendo meu texto até o fim.

Espero que você tenha compreendido o que quero dizer, passe a fazer esse treino a partir de amanhã, para que sua vida possa finalmente decolar, em prol de uma existência mais alegre, abundante, próspera e feliz.

Gratidão a todos e obrigada, obrigada, obrigada!

Lúcia Marli de Souza é Administradora de Empresas, pós-graduada em Gestão Bancária, mestranda em Educação, Life, Professional and International Coach, Business and Executive Coach, empresária, palestrante, CEO da empresa Luma’s Coach, apresentadora do quadro “Coaching na Prática” no Programa Inova360, na Rede Record News.

0 comentários:

Enviar um comentário