24/05/2019

Instagram adiciona suporte para videos na horizontal no IGTV

O Instagram ainda busca encontrar a receita certa para o IGTV, o serviço de vídeo de longa duração que estreou há quase um ano.

Geek of Nerd
Geek of Nerd Geek of Nerd
IGTV/Instagram/Foto: Divulgação

Na esperança de incentivar o uso do IGTV, o Instagram está quebrando o design original que permitia apenas vídeos verticais – agora também suportam vídeos orientados na horizontal. É uma mudança que corresponde à realidade que a maioria das pessoas prefere criar e assistir a vídeos longos no modo paisagem.

Mas será que ajudará a IGTV, posicionada como rival do YouTube, finalmente a decolar? Uma de suas falhas não tem nada a ver com formatos de vídeo: o IGTV, que está disponível no aplicativo Instagram, bem como em aplicativos IGTV independentes, ainda carece de recursos de monetização que forneçam maiores incentivos para os criadores distribuírem vídeos originais na plataforma. O Instagram diz que os planos de monetização para a IGTV estão na prancheta, mas não está pronto para colocar em prática.

A teoria é que o suporte do IGTV para o modo paisagem renderá uma safra abundante de conteúdo novo diversificado e, por extensão, um aumento na visualização. A mudança vem depois que o Instagram em fevereiro introduziu um novo recurso que permite que os criadores postem prévias de vídeos IGTV em seus feeds do Instagram. Isso ajudou a aumentar as visualizações IGTV, as reivindicações do Instagram, mas não divulgou nenhuma métrica de uso específica.

O Instagram decidiu adicionar suporte para visualização de vídeo horizontal após receber inúmeras solicitações de criadores e usuários para o recurso, disse a gerente de produto do Instagram, Ashley Yuki. Por padrão, os vídeos de paisagem compartilhados no IGTV serão exibidos na orientação vertical (em uma exibição em letterbox); os usuários podem selecionar a visualização de paisagem e girar seus telefones para assisti-los no modo de tela inteira.

“Trata-se de transformar o [IGTV] em um excelente conteúdo, independentemente de como ele é filmado”, disse Yuki. “Queremos remover esses tipos de barreiras e deixar que os criadores façam o que fazem melhor. Há muito conteúdo que não se encaixa na vertical.”

Quando o Instagram lançou o IGTV, ele destacou o design de vídeo vertical como uma força – e um diferenciador do YouTube. “Ele é feito para a maneira como você realmente usa seu telefone, portanto, os vídeos são em tela cheia e verticais”, escreveu o co-fundador e então CEO Kevin Systrom em junho de 2018, anunciando a IGTV.

Agora, o Instagram diz que a adição de vídeos horizontais ao IGTV é uma “evolução” do produto, semelhante a quando o aplicativo principal expandiu para além das fotos quadradas em 2015. Enquanto o aplicativo Instagram limita os vídeos a 60 segundos, o IGTV permite que qualquer pessoa publique vídeos de até 10 minutos de duração (e um subconjunto de criadores de conteúdo pode compartilhar vídeos por até uma hora).

Para ter certeza, o Instagram continua otimista em vídeos verticais. “Vertical parece nativa e imersiva”, disse Yuki. “No final das contas, o importante é que os criadores de conteúdo usem o melhor formato para compartilhar seu conteúdo”. Os vídeos verticais funcionam melhor para criadores que querem uma sensação de “perto e pessoal”, disse ela, citando como exemplos A série “Love Triangle” de Ariel e os vídeos IGTV de Dwayne “The Rock” Johnson. Um formato horizontal funciona melhor quando há várias pessoas em um quadro e para conteúdo de alta movimentação (como dança e esportes).

Quanto a quando os criadores do IGTV conseguirão gerar dinheiro com seu conteúdo, Yuki disse que o Instagram está trabalhando nisso, mas se recusou a fornecer detalhes.

“A monetização é um fluxo de trabalho muito ativo para nós. Sabemos o quanto é importante para os criadores ”, disse ela. “Alguns dos pensamentos estão garantindo que acertemos sempre que estivermos prontos para dar esse passo. É um passo complexo para alinhar os incentivos em todo o ecossistema, para garantir que os criadores recebam sua parcela justa.”

Enquanto isso, o Instagram fez outras mudanças recentes no aplicativo IGTV. Esses incluem a mudança de navegação baseada em categoria com rolagem horizontal para um único feed baseado em algoritmo de vídeos sugeridos em elementos de cópia de rolagem vertical dos aplicativos TikTok e Snapchat, informou TechCrunch esta semana.

Atualmente, o aplicativo IGTV para iOS ocupa o número 171 na categoria de foto e vídeo da Apple na App Store, enquanto o Instagram é o número 2 (atrás do YouTube).

O post Instagram adiciona suporte para videos na horizontal no IGTV apareceu primeiro em Geek of Nerd.

0 comentários:

Enviar um comentário