05/02/2020

Homem cria engarrafamento falso no Google Maps com 99 celulares

Simon fez o experimento pelas ruas de Berlin
Simon fez o experimento pelas ruas de Berlin Divulgação Twitter/@simon_deliver

Com a intenção de criticar a forma com que usamos a tecnologia, o artista alemaõ Simon Weckert decidiu usar um método simples para enganar um sistema complexo. Com 99 celulares ativados dentro de um carrinho de mão, ele forjou um engarrafamento nos aplicativo de mapas na Google. 

Simon decidiu gravar todo o seu experimento, que segundo o próprio artista, teve um impacto grande para quem quisesse usar o aplicativo na área. 

"Com esse experimento, é possível fazer com que as ruas vazias no mapa fiquem de vermelhar, como se tivessem um engarrafamento. Isso tem um impacto no mundo físico, mandando os carros pegando outra rota", afirma Simon, sem explicar os aspectos técnicos do experimento. 

Nas redes sociais, duvidaram que enganar o software era possível, mas, pessoas que trabalham na própria Google, como Torrey Hoffman, chefe de engenharia de software da gigante da tecnologia, afimaram que o engarrafamento pode ter acontecido sim. 

De acordo com o site do artista, seu objetivo é alertar sobre o valor da tecnologia para as próximas gerações, assim como criar um alerta sobre a responsabilidade que a sociedade privilegiada tem em compartilhar ela com o resto do mundo.

O método usado pelo artista é similar ao que acontece em alguns casos de hackeamento, chamado de "Sybil attack", ou ataque de gêmeos. Neste método, o hacker cria diversos dispositivos ou usuários falsos que entram na rede ao mesmo tempo. Com isso o sistema fica sobrecarregado e cai, deixando os dados e informações vulneráveis.

*Estagiário R7, sob supervisão de Pablo Marques

Veja mais: 

Homem faz fotos impressionantes do espaço do quintal de casa

 

0 comentários:

Enviar um comentário