Equipamentos brasileiros registraram pela primeira vez na história uma temperatura maior do que 20°C na Antártida. As informações foram publicadas pelo jornal The Guardian nesta quinta-feira (13).
A equipe brasileira que monitora a Ilha de Seymour foi a responsável por reportar a temperatura de 20,75°C. O cientista Carlos Schaefer, da Universidade de Viçosa, em Minas Gerais, é um dos cientistas que estuda o Continente Gelado.
"Estamos vendo a tendência de aquecimento em muitos dos locais que estamos monitorando, mas nunca vimos nada parecido com isso", disse Schaefer ao jornal britânico.
O cientista disse à publicação britânica que os dados de monitoramento de temperatura ajudam a indicar a situação em outras partes do continente, essa seria uma maneira de antecipar o que pode acontecer no futuro.
No dia 7 de fevereiro deste ano, a comunidade científica noticiou que a estação Esperanza tinha alcançado a maior temperatura registrada na Antártida, desde 1961, com a marca de 18,3°C.
A Antártida concentra cerca de 70% de toda a água doce do planeta. Segundo a reportagem, se tudo derretesse, o nível do mar aumentaria de 50 a 60 metros.
Cientistas da ONU estiam que os oceanos estarão entre 30 e 110 cm mais altos até o final deste século, dependendo dos esforços para reduzir a mudança climática.
0 comentários:
Enviar um comentário