O Ministro de Informação e Comunicação do Irã, Mohammad-Javad Azari Jahromi, fez uma postagem no Twitter, no dia 4 de fevereiro, com uma suposta roupa espacial desenvolvida pela agência espacial do país e cometeu uma gafe.
A imagem foi rapidamente desmascarada quando outros usuários na rede social encontraram muitas semelhanças da roupa espacial com uma fantasia de astronauta à venda por 20 dólares, cerca de R$ 90, em lojas do Walmart e na Amazon.
Assim que foto começou a circular pela internet, o tweet foi apagado. Porém, o jornalista Ahmad Batebi publicou novamente as imagens originais da conta do ministro e ainda fez uma comparação com o modelo vendido pela internet.
Ahmad destacou com flechas vermelhas os locais onde estariam costurados a logo da Nasa, agência espacial norte-americana, e um outro emblema no lado esquerdo do peito. A roupa iraniana apresenta os exatos contornos dos mesmos escudos.
Outra diferença visível é a bandeira dos EUA estampando o braço esquerdo da fantasia, enquanto na imagem publicada na rede social tem a bandeira do Irã no braço esquerdo.
A agência espacial do Irã iniciou as atividades em 2004 e, desde então, não lançou ou enviou um astronauta ao espaço.
Na última semana houve uma tentativa de lançar um satélite, mas a missão fracassou e o satélite não chegou a cruzar a atmosfera.
O Zafar 1 teve uma falha nos propulsores que impediram que o equipamento atingisse a velocidade necessária para entrar na órbita da Terra.
Veja também:
0 comentários:
Enviar um comentário