Provavelmente você já conhece a decapagem. Basicamente é um processo de limpeza dos fios dos cabelos, que possibilita uma mudança de visual.
Normalmente, ha técnica é usada para sair de um tom escuro, nas madeixas, para um mais claro. A limpeza retira o excesso de pigmentação dos fios, seja por causa de uma tintura ou de um cabelo naturalmente mais escuro. Ou seja, a decapagem deixa o cabelo pronto para receber uma nova coloração.
Mulheres com tintura vermelha ou preta devem fazer o procedimento mais de uma vez, caso queira alcançar um tom bem claro. A repetição é necessária para retirar o pigmento mais profundamente. Afinal, tinta não clareia tinta, não é mesmo? Então não adianta passar um loiro sob um preto, não vai funcionar.
Como fazer
É recomendado que o procedimento seja feito em um salão de beleza, com um profissional qualificado. O produto usado normalmente é chamado de decapante, e pode ser misturado com água quente para agredir menos os fios e clarear até um tom abaixo.
Se a mulher desejar um tom muito mais claro, o decapante pode ser misturado com um oxidante, que será responsável por abrir ainda mais o tom do cabelo. Mas, apesar disso, é importante sempre olhar a textura dos fios, para saber se estão saudáveis para receber esse procedimento.
Cor de cabelo – Qual usar, tonalidades para sua pele e inspirações
×Cuidados
A decapagem retira pigmento dos fios e, além disso, também retira água e proteínas. Isso faz com que o cabelo fique ressecado e quebradiço. Portanto, é sempre importante observar a saúde do cabelo.
Se ele já estiver ressecado, com muito frizz, elástico ou até mesmo muito poroso, é melhor esperar um pouco para fazer o procedimento.
O recomendado é fazer um cronograma capilar por, pelo menos, um mês, para recuperar bem o cabelo e prepará-lo para receber a decapagem.
Quando não fazer decapagem
A decapagem é recomendada para mulheres que querem aplicar uma coloração mais clara que a cor atual do seu cabelo, seja ele tingido ou natural. Porém, tecnicamente, os cabelos virgens não precisam utilizar esse procedimento, pois são mais suscetíveis as tinturas.
Entretanto, se a pessoa tem um cabelo muito escuro, quase preto naturalmente e pretende platinar ou ir para um tom muito mais claro, ela deve fazer o procedimento. Isso porque, normalmente as tinturas clareiam até 3 tons nos cabelos virgens. Passando desse número, a base do cabelo deve estar mais clara para obter a cor real da coloração.
Shampoozada ou decapagem?
A shampoozada é recomendada para mulheres que querem corrigir uma coloração mal sucedida. Normalmente, ela clareia até 3 tons da atual cor que está no cabelo da pessoa. Costuma-se usar quando uma coloração ficou muito escura.
Esse método é feito usando um shampoo descolorante ou misturando um shampoo comum com água oxigenada e pó descolorante. Enquanto a decapagem é feita para retirar pigmentos artificiais ou escuros dos cabelos, a shampoozada apenas clareia os tons dos fios.
Se seu cabelo não está muito saudável e você precisa fazer algum desses procedimentos urgente, é recomendado fazer a shampoozada pois ela é menos agressiva para os fios.
Tratamento pós decapagem
Depois de fazer o procedimento, o cabelo irá ficar com aspecto seco e quebradiço, afinal ele perdeu água e várias proteínas. Por isso, é muito importante repôr isso tudo que ele perdeu.
O ideal é fazer um cronograma capilar, que engloba hidratação, nutrição e reparação, para tratar bem o cabelo.
Escolha produtos específicos para seu tipo de cabelo, e também aqueles que contém vitaminas, queratina e aminoácidos. Para que o cabelo se recupere bem do procedimento e volte a ter um aspecto bonito e sedoso.
Enfim, se você gostou dessa matéria também vai gostar de Acabar com o frizz – 10 dicas e produtos mais recomendados.
Fonte: Allthingshair, Segredosdesalao, Cabelo.
Imagens: Muitochique, Dicasdemulher, Allthingshair, Pausaparafeminices, Claudia, BlogAneethun, Papogarota.
Essa matéria Decapagem – O que é, como fazer, benefícios e cuidados foi criada pelo site Área de Mulher.
0 comentários:
Enviar um comentário