Anos de pesquisas e testes trouxeram a parceria pioneira entre a Nasa (Agência espacial americana) e a empresa SpaceX, um dos braços do empresário e bilionário Elon Musk, até o que pode ser o chute inicial para o ressurgimento do programa espacial.
Após uma tentativa cercada de expectativa ser frustrada por conta do clima no Centro Espacial Kennedy, na última quarta-feira (27), este sábado (30) promete ser a data em que a nave Crew Dragon finalmente fará sua estreia carregando uma tripulação humana.
Você pode acompanhar o lançamento do foguete, que vai levar os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley para o espaço às 16h22 (horário de Brasília) ou assistir toda a cobertura da Nasa, com direito aos bastidores, à partir do meio dia no vídeo abaixo:
Desde 2019, quando a capsula levou suprimentos para a estação espacial, esse lançamento gera grande burburinho e ansiedade, já que será o primeiro realizado em território norte americano desde que a nave Space Shuttle (ônibus espacial) foi desativada, em 2011.
Além disto, a Nasa classifica este voo como o início de uma nova era para a exploração espacial norte-americana, já que, além de ser a primeira a levar astronautas americanos em um foguete produzido nos Estados Unidos em quase dez anos, ele servirá para avaliar se a Crew Dragon está pronta para operações mais pesadas, já que a cápsula nunca foi testada em órbita.
Por meio de redes sociais, o astronauta Douglas Hurley tem feito elogios às inovações tecnológicas do novo veículo aeroespacial desenvolvido pela SpaceX, empresa que tem à frente o empreendedor e visionário Elon Musk.
Entre as novidades da nave estão os painéis em touchscreen, que podem controlar tudo de uma forma bem mais prática do que os inúmeros botões que integravam o painel dos antigos ônibus espaciais. Também foi necessário desenvolver luvas de fácil interação com esse tipo de tela.
Trata-se de um “novo passo da lógica”, disse o astronauta Hurley em uma leve referência à famosa frase “este é um pequeno passo para um homem; e um salto gigante para a humanidade”, dita por Neil Armstrong em 20 de julho de 1969, quando se tornou o primeiro homem a pisar na Lua.
“Minha primeira impressão sobre o interior da [cápsula] Crew Dragon? Fiquei impressionado. É obviamente uma nave espacial moderna com design aerodinâmico e muito confortável. Os assentos são basicamente de carros de corrida; e o quesito segurança foi bastante considerado”, disse o astronauta via Twiter.
Impulsionada pelo foguete Falcon 9, a cápsula Crew Dragon deve ultrapassar a velocidade de 27 mil quilômetros por hora, para chegar no dia seguinte (28) à Estação Espacial Internacional.
Os dois astronautas terão papéis bem definidos durante a missão, chamada de Demo-2 (a primeira foi sem tripulação, em teste envolvendo um boneco coberto de censores).
Behnken será responsável por procedimentos como os de encontro, atracação e desencaixe, em especial enquanto a espaçonave estiver atracada na estação espacial. Já Hurley será responsável por atividades como lançamento, pouso e recuperação.
Mais detalhes, bem como o registro para acompanhar a contagem regressiva e obter todas as informações sobre a missão Demo-2 e a nave espacial Crew Dragon, estão no site da Nasa.
Veja fotos da última superlua do ano em diversos pontos do mundo
0 comentários:
Enviar um comentário