Uma chuva de meteoros irá iluminar a madrugada de sábado para domingo. A Terra cruzará o rastro deixado pelo cometa Halley no espaço e diversos feixes de luz surgirão no céu,
A fenômeno do fim de semana é chamado de Eta Aquarídeos. Esse nome indica aos astrônomos a "origem" dos meteoros que cruzam a atmosfera do planeta.
"Por uma questão de perspectiva, toda chuva de meteoro parece vir da direção de uma constelação. A chuva de meteoro Eta Aquarídeos, por exemplo, aparenta vir da constelação de aquário e por isso recebe esse nome", explica o professor do departamento de Astronomia da USP Roberto da Costa.
A denominação Eta é uma nomenclatura antiga, segundo o professor, mas ainda é utilizada para determinar a sequência das estrelas mais brilhantes. A Eta é a quinta estrela mais brilha entre as que formam a constelação de Aquário.
O astrônomo explica que os meteoros cruzam o céu o tempo todo, mas que nem sempre é possível ver. Em comparação com uma estrela cadente, a principal diferença é o intervalo de tempo da entrada de cada meteoro na atmosfera.
A constelção de aquário surgira na linha do horizonte por volta das 2h30 da manhã, de sábado para domingo, mas o melhor horário para observar o Eta Aquarídeos é das 3h até o amanhecer do dia.
Leia também:
De rio congelado a iceberg gigante! Veja 10 fotos tiradas do espaço
0 comentários:
Enviar um comentário