Conhecida por muitos anos, os diversos tipos de argila possuem inúmeros benefícios e diversos tipos de uso. Em específico, a argila vermelha, que ajudam de diversas maneiras. Ela ajuda não só o rosto, mas o corpo todo a ser mais saudável e jovem.
Ela possui baixo custo, é super fácil de encontrar, então é ótima para fazer tratamentos caseiros. A argila vermelha é rica em óxido de ferro, cobre, magnésio, cálcio, silício, entre outros. Logo, gera benefícios para o cabelo e a pele.
E esses minerais são de extrema importância, o que leva a argila a ser uma substância extremamente benéfica e útil para uma pele e cabelo mais cheio de vida.
Benefícios da argila vermelha
Dentre esses benefícios, estão: O tratamento contra o envelhecimento, uma pele sem oleosidade, luminosa e anti estressante. Para o cabelo, ela limpa o couro cabeludo e dá um banho de hidratação nos fios. Mas o principal é evitar as linhas de expressão, além de conter hematite, que serve pra oxigenar as células.
Ela tem ação calmante, que por sua vez, é ótimo pra quem tem pele sensível. Prove microabrasão, que é um tipo suave de peeling. Como é rica em cobre e ferro, a hidratação da pele é garantida, evitando secura e dando elasticidade.
Como é um tipo fino de argila, a penetração na pele é feita de forma mais eficaz e elevada. Combate oleosidade, acnes e espinhas com seu poder secativo. Limpa profundamente, neutralizando as toxinas e os efeitos dos radicais livres.
A aplicação no corpo também é permitida, como por exemplo: é usado para reduzir medidas, e ainda melhoram os aspectos de celulite leve. Além disso, possui um ótimo efeito tensor nos tecidos mais flácidos, auxiliando no relaxamento e eliminando o estresse.
Argila Preta – O que é, principais benefícios e como usar
×Usando a argila vermelha
São diversas as formas como a argila vermelha pode ser utilizada. Ela pode ser máscara facial, esfoliante, nos cabelos e máscara corporal. E são todas fáceis de fazer.
Para fazer uma máscara facial, misture uma colher de argila vermelha com uma colher de água. Misture bem até a mistura ficar pastosa. Posteriormente, com o rosto limpo, aplique a mistura e deixe por um período de 20 a 30 minutos. Logo mais, é só enxaguar com água.
Agora, para fazer um esfoliante, basta umedecer a pele de forma leve, após isso, pegue um pouco de argila e passe sobre o rosto em movimentos circulares e de forma leve. Logo depois, é só enxaguar.
Utilizando a argila nos cabelos: Seguindo quase o mesmo procedimento de uma máscara facial, o que difere é o tempo a deixar a mistura pastosa no couro cabeludo. Deixe por 10 minutos, passando esse tempo, basta enxaguar e, em seguida, seguir com a higienização habitual.
Por último, mas não menos importante, para fazer uma máscara corporal, repita o processo da máscara facial para fazer a mistura. Após esse passo, limpe a área desejada que vai ser utilizada, aplique a pasta de argila com água, enfaixe a área que foi aplicada, aguarde 10 minutos, e então, retire a faixa e enxágue com água normalmente.
Tipos de argila
É certo que a argila vermelha faz um bem em grande escala para a pele, cabelo e corpo, mas existem outras argilas que também possuem benefícios semelhantes.
Existem argilas nas cores: Preta, verde, branca, rosa, cinza, dourada, roxa e marrom. Seus benefícios englobam praticamente os mesmos da argila vermelha, o que vai variar é a concentração de cada tipo de minério em cada tipo de argila. Pode ser que sua pele reaja melhor à argila branca, ou à argila verde. Cada caso é um caso.
Primeiramente, a argila preta combate a oleosidade, linhas de expressão e a flacidez, além de melhorar a circulação sanguínea periférica.
Em seguida, a argila verde ajuda a absorver o excesso de sebo da pele, além de ser anti inflamatória e cicatrizante, revitalizante, antisséptica e retirar as toxinas.
A argila branca é, de fato recomendada pra quem tem a pele sensível, podendo ser usada pra revitalizar a pele, clarear manchas leves, suavizar cicatrizes e ser esfoliante.
A argila rosa é uma combinação das argilas branca e vermelha, o que resulta na bonificação das duas.
A argila cinza é recomendada pra quem tem pele oleosa e com manchas, assim sendo uma ótima opção utilizá-la como esfoliante, por ser rica em titânio.
A argila dourada, que é rica em silício, é ideal para peles mais maduras, ajudando a manter a juventude.
A argila roxa deixa a pele mais jovem e radiante, por ser rica em magnésio, além de conter ação iônica, o que ajuda na eliminação de impurezas.
Por fim, tem a argila marrom, que além de estimular a circulação, ajuda no combate à acne e na manutenção jovem da pele. Essa argila, porém, é mais difícil de ser encontrada.
Cuidados a serem tomados
Por fim, mesmo sendo rodeado de benefícios, em nenhuma circunstância é bom abusar. Certamente podemos afirmar que tudo em excesso também prejudica. Acima de tudo, um intervalo de 3 dias entre seu uso é o ideal. Isso porque o corpo precisa de um tempo para descansar e se recompor.
Outro cuidado a ser tomado é que, pois como cada pessoa possui um tipo de organismo, o tempo de aplicação pode variar. E como o resultado vai surgindo, você pode ir avaliando de acordo.
Concluindo, sempre que tiver um tempinho, conheça mais sobre as argilas, use-as em seu benefício, mas nunca abuse! Tudo que é em excesso, mesmo que benéfico, se transforma em algo negativo.
Gostou da matéria? Qual tipo de argila você acha que seria legal experimentar? Aproveite e veja como a água quente pode ser benéfica para a mente e o corpo.
Fontes: Dicas de mulher, Beleza e saúde.
Imagem de destaque: Blog feminino.
Essa matéria Argila Vermelha – Como usar, benefícios, cuidados e tipos foi criada pelo site Área de Mulher.
0 comentários:
Enviar um comentário