26/03/2020

Editora lança teste para avaliar habilidade cognitiva de idosos

Imagem: Acervo Vetor Editora
Imagem: Acervo Vetor Editora Programa Inova 360

A Vetor Editora, que atua com soluções em psicologia, traz para o mercado a BAMS, uma bateria neuropsicológica para avaliar a memória declarativa semântica de pessoas entre 60 a 98 anos. Esse tipo de memória é responsável pelo armazenamento de informações culturais e conhecimentos acerca do mundo, desde os mais simples até os mais complexos, como definições e significados de palavras.

A avaliação é a primeira a fornecer  informações sobre o sistema semântico de forma abrangente, por meio de estímulos culturalmente adaptados ao cenário brasileiro. O teste contribui para diagnósticos como demências ou comprometimento cognitivo leve, bem como em estabelecimentos de condutas, como a reabilitação cognitiva.

Segundo Ariane Bizzarri, psicóloga do Departamento de Produtos e Pesquisa da Vetor Editora, estudos mostram que em 2050, 16% dos indivíduos no mundo serão idosos (United, Nations, 2019), porém esse número será ainda maior em países como o nosso. É nessa fase da vida que se intensificam as deficiências cognitivas que caracterizam a demência, por exemplo.

De acordo com a especialista, os indivíduos com demência passam por declínios em funções cognitivas, diminuição da autonomia, da funcionalidade e da independência. “Isso requer ajustes em atividades de vida diária, e cuidados mais intensos tanto para os pacientes quanto para os seus cuidadores. Uma das alterações mais encontradas é o declínio da memória. Quem perde a memória, perde confiança”, avalia.

O teste da Vetor Editora foi desenvolvido para ser aplicado em idosos no contexto clínico, em situações de delineamento de perfil neuropsicológico, para auxílio em diagnóstico diferencial ou estabelecimento de planos de conduta. Pode ser utilizado por profissionais que atuam com idosos, como neuropsicólogos de formação em psicologia, neurologia cognitiva, geriatria, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Composta por sete tarefas, a BAMS permite avaliar, em uma única aplicação, escores específicos para os fatores de léxico, categorização e conceitualização, e para a bateria como um todo. Os resultados informam sobre diferentes processos, sejam os relacionados à memória semântica ou os relacionados à capacidade de abstrair e categorizar. Além disso, possui dados normativos por faixas etárias e escolaridade.

O teste tem tempo livre e a maioria das aplicações leva em média 15 minutos para serem concluídas. Não há restrições quanto a escolaridade do avaliado e a bateria se diferencia por proporcionar uma análise minuciosa da memória semântica: fluência verbal semântica, nomeação por definição, nomeação de imagens, conhecimentos gerais, definição de palavras, categorização de imagens e  categorização verbal.

De acordo com a Vetor, “o teste foi pensado na população local, com minuciosa pesquisa e coloca nas mãos dos profissionais um instrumento capaz de contribuir dentro de um completo processo de avaliação neuropsicóloga e, assim, beneficiar os pacientes com tratamentos e intervenções mais eficazes”.

 

 

0 comentários:

Enviar um comentário