Certamente se você é uma ruiva tingida sabe da dificuldade que é saber sobre o famoso tonalizante ruivo. Pois são diversos e cada um tem um propósito. Antes de mais nada é necessário que você saiba qual é a função de um tonalizante. Em suma ele combate a cor desbotada, disfarça os fios brancos, tira o amarelado dos fios e deixa o cabelo cheio de brilho.
Antigamente, os tonalizantes desbotavam após algumas lavagens e, por isso, a manutenção devia ser feita a cada 20 dias. Com as fórmulas atuais, no entanto, você deve reaplicar o produto a cada 30 dias, por causa do crescimento da raiz
Coloração x tonalizante
Tais produtos são extremamente diferentes um do outro. Primeiramente que a coloração age em toda a estrutura do cabelo e muda o tom de maneira permanente. A tintura contém amônia e não é compatível com todo tipo de química. Ela abre até 2 tons a cor dos cabelos naturais e cobre 100% dos fios brancos. Tudo porque ela age diretamente na parte interna dos fios, substituindo a cor dos cabelos naturais pela cor desejada. Contudo, por ter amônia, a cor dura por mais tempo.
Já o tonalizante é uma coloração semipermanente que deposita pigmentos de cor na cutícula do fio. Age como “maquiagem”, ou seja, desbota a medida que se lava o cabelo. Não possuem amônia em sua composição. Por isso, os pigmentos não são capazes de penetrar na parte interna dos fios, o que diminui seu tempo de duração. Eles também não clareiam os cabelos! São menos agressivos e indicados para alguns cabelos quimicamente tratados.
Banho de brilho – O que é, para quem é indicado, benefícios e receitas
×Como escolher o tonalizante ruivo?
De antemão já digo que tudo vai depender da cor natural de seus fios. Primeiramente que o tonalizante ruivo não precisa necessariamente ser aplicado no salão, pois é um processo que pode ser feito tranquilamente em casa.
Antes de mais nada observe a embalagem do produto, pois todas as marcas indicam a tonalidade e principalmente a forma de aplicar. Em síntese tudo que você precisa é escolher um tonalizante ruivo próximo do tom do seu cabelo atual ou um tom mais claro, sobretudo respeitando a sua nuance.
Como usar?
É de suma importância ressaltar que o tonalizante não tem poder de clareamento. Em primeiro lugar, antes de mais nada, faça a prova do toque e o teste de mechas antes da aplicação. Isso para saber se você não vai ter nenhum tipo de alergia ou alguma irritação com o tonalizante ruivo.
Funciona assim: aplique um pouco da mistura no seu braço ou na nuca e espere de 35 a 40 minutos para enxaguar com bastante água. Se, após 24 horas, sua pele não tiver nenhuma reação, vá em frente! Caso contrário, é melhor evitar.
Em segundo lugar, se tudo tiver dado certo no teste, use luvas e passe creme hidratante no rosto para não manchar. Pois se tem um produto que mancha tudo é o tonalizante ruivo, fique atenta, pois é fácil de manchar a pele, objetos e até a parede e chão da sua casa, portanto tenha cuidado ao usar.
Em terceiro lugar é hora da aplicação, que funciona da seguinte forma: o cabelo precisa estar seco e desembaraçado. É recomendado é que você use um pincel. Em seguida comece aplicando da nuca em finas mechas em direção ao topo da cabeça.
Deixe agir conforme as instruções do rótulo de seu tonalizante ruivo. Mas atenção: não adianta deixar mais tempo que o indicado porque não fará efeito maior. Enxágue bem e aplique um creme de hidratação de sua preferência para devolver a sedosidade aos fios.
Como ele funciona?
O tonalizante contém em sua tecnologia a etalonamina, um agente alcalino mais suave do que o da tintura, ele promove apenas um pequeno dilatamento das cutículas, permitindo que o oxidante em baixíssimas concentrações (6, 9 ou 15 volumes) permeie até o córtex e ‘encape’ o pigmento natural, revelando, assim, o corante artificial.
Manutenção
A manutenção dos ruivo com tonalizante é bem simples. O produto dever aplicado novamente no cabelo depois que você já tiver lavado o cabelo de 8 a 12 vezes, que é quando a cor já começa a sair dos fios.
Banho de brilho
Sobretudo com o tempo o tonalizante ruivo desbota bastante. Mas calma, que tudo se resolve com o famoso banho de brilho. Basta você misturar o seu tonalizante a algumas colheres de máscara de hidratação, aplicar nos cabelos úmidos recém-lavados com shampoo, deixar agir por uns 30 minutos e em seguida enxaguar, pronto seu cabelo ganhou vida novamente.
Veja os tonalizantes para ruivas mais famosos
1- RaposinhaGostou do conteúdo? leia também: Tinturas de cabelo – Como interpretar os números de tintas e tonalizantes
Imagem de destaque: Sorali
Fontes: Fique Diva Pausa para feminices Dicas de mulher Segredo da cor
Essa matéria Tonalizante ruivo – O que é, como aplicar e diferença com coloração foi criada pelo site Área de Mulher.
0 comentários:
Enviar um comentário