Por Vitor Massari
Embora muitos empreendedores, inovadores e profissionais de tecnologia já estejam acostumados com o home office, para muitas empresas de diversos segmentos esta é uma realidade inédita e as dificuldades encontradas são muitas. Preparei neste artigo cinco dicas simples, mas que trarão ótimos resultados.
Dica 1 – Investimento em boas ferramentas colaborativas
Existem várias ferramentas tanto gratuitas, gratuitas com limitação ou de baixo custo que poderão fazer toda a diferença. Seguem algumas ferramentas indicadas para diversos contextos:
-Conversas instantâneas: WhatsApp, Google Talk, Slack
-Compartilhamento de arquivos: Google Drive, OneDrive
-Gerenciamento do trabalho: Trello, Planner, MS Teams
-Ferramentas visuais colaborativas: Miro, Funretro, Mentimeter
-Vídeo Conferência: Google Meet, Webex, Zoom
Dica 2 – Preparação de equipes remotas
#Infraestrutura: Verifique se está tudo certo! Computador funcionando, acesso à internet, assim como acesso à rede da empresa que você trabalha e se você está em um local tranquilo para trabalhar.
#Rotina: Faça acordos com seus familiares que viabilizem com que todos possam se adequar. Estabeleça horários e se dedique como faz presencialmente para garantir seus resultados.
#Informação: Alinhe com sua equipe os dispositivos, softwares e aplicativos que precisam ser utilizados e mantidos disponíveis/atualizados no dia a dia.
Dica 3 – Sincronizar os trabalhos diariamente com equipes remotas
Realize checkpoints diários de 15 minutos, no início do dia, onde cada membro da equipe comenta sobre o que realizou desde o checkpoint do dia anterior e o que fará até o próximo (não mais) e, se existem impedimentos, quais ações para resolvê-los. O gestor da equipe também deve participar como apoio.
Dica 4 – Melhorar continuamente em ambiente remoto
Em intervalos regulares e curtos, a equipe deve utilizar ferramentas colaborativas para coletar o que vem dando certo no processo de trabalho remoto, o que não está dando tão certo e quais ações devem ser tomadas para ajudar a melhorar o desempenho.
Dica 5 – Cuidados e recomendações para o trabalho remoto não dar errado
Tome cuidado com:
-Distrações do ambiente como TV e outras questões domésticos
-Descansar, parar muito e não ter uma rotina disciplinada de trabalho
-Problemas com infraestrutura e indisponibilidade de espaço físico e silencioso
-Acreditar que trabalho remoto é sinônimo de trabalhar a hora que quiser
-Não atualizar as informações necessárias nas ferramentas virtuais
-Não ter acordos de comunicação e acionar as pessoas em qualquer momento só porque “estão em casa”
-Marcar reuniões remotas o tempo todo apenas para ter a sensação de que “estão todos trabalhando”
Você pode se perguntar: “Na prática, vai manter a produtividade mesmo? ”
Posso falar por experiência própria, pois em 36 horas trabalhando em home office e com todas as dicas do artigo, junto a uma equipe multidisciplinar de mais sete pessoas, viabilizamos nossa inovação chamada Hiflix*, uma plataforma de streaming de conteúdo online, relacionado à gestão 3.0, transformação digital, inovação e com conteúdos gratuitos sobre o tema deste artigo, que visa facilitar equipes home office e aumentar sua performance.
*Hiflix é um conteúdo digital da Hiflex Consultoria, disponível em: www.hiflix.com.br
Vitor Massari assina coluna sobre Transformação Digital, no Inova360, parceiro do portal R7, e tem quadro sobre o tema no programa de TV Inova360, na Record News. É CEO da Hiflex Consultoria e autor dos best-sellers “Gerenciamento Ágil de Projetos e Agile Scrum Master no Gerenciamento Avançado de Projetos” e “Gestão Ágil de Produtos com Agile Think® Business Framework”.
LinkedIn: linkedin.com/in/vitormassari
Instagram: @vitormassari
0 comentários:
Enviar um comentário