27/03/2020

Cinco dicas importantes para alta performance no trabalho home office

Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay Programa Inova 360

Por Vitor Massari

Embora muitos empreendedores, inovadores e profissionais de tecnologia já estejam acostumados com o home office, para muitas empresas de diversos segmentos esta é uma realidade inédita e as dificuldades encontradas são muitas. Preparei neste artigo cinco dicas simples, mas que trarão ótimos resultados.

Dica 1 – Investimento em boas ferramentas colaborativas

Existem várias ferramentas tanto gratuitas, gratuitas com limitação ou de baixo custo que poderão fazer toda a diferença. Seguem algumas ferramentas indicadas para diversos contextos:

-Conversas instantâneas: WhatsApp, Google Talk, Slack

-Compartilhamento de arquivos: Google Drive, OneDrive

-Gerenciamento do trabalho: Trello, Planner, MS Teams

-Ferramentas visuais colaborativas: Miro, Funretro, Mentimeter

-Vídeo Conferência: Google Meet, Webex, Zoom

Dica 2 – Preparação de equipes remotas

#Infraestrutura: Verifique se está tudo certo! Computador funcionando, acesso à internet, assim como acesso à rede da empresa que você trabalha e se você está em um local tranquilo para trabalhar.

#Rotina: Faça acordos com seus familiares que viabilizem com que todos possam se adequar. Estabeleça horários e se dedique como faz presencialmente para garantir seus resultados.

#Informação: Alinhe com sua equipe os dispositivos, softwares e aplicativos que precisam ser utilizados e mantidos disponíveis/atualizados no dia a dia.

Dica 3 – Sincronizar os trabalhos diariamente com equipes remotas

Realize checkpoints diários de 15 minutos, no início do dia, onde cada membro da equipe comenta sobre o que realizou desde o checkpoint do dia anterior e o que fará até o próximo (não mais) e, se existem impedimentos, quais ações para resolvê-los. O gestor da equipe também deve participar como apoio.

Dica 4 – Melhorar continuamente em ambiente remoto

Em intervalos regulares e curtos, a equipe deve utilizar ferramentas colaborativas para coletar o que vem dando certo no processo de trabalho remoto, o que não está dando tão certo e quais ações devem ser tomadas para ajudar a melhorar o desempenho.

Dica 5 – Cuidados e recomendações para o trabalho remoto não dar errado

Tome cuidado com:

-Distrações do ambiente como TV e outras questões domésticos

-Descansar, parar muito e não ter uma rotina disciplinada de trabalho

-Problemas com infraestrutura e indisponibilidade de espaço físico e silencioso

-Acreditar que trabalho remoto é sinônimo de trabalhar a hora que quiser

-Não atualizar as informações necessárias nas ferramentas virtuais

-Não ter acordos de comunicação e acionar as pessoas em qualquer momento só porque “estão em casa”

-Marcar reuniões remotas o tempo todo apenas para ter a sensação de que “estão todos trabalhando”

Você pode se perguntar: “Na prática, vai manter a produtividade mesmo? ”

Posso falar por experiência própria, pois em 36 horas trabalhando em home office e com todas as dicas do artigo, junto a uma equipe multidisciplinar de mais sete pessoas, viabilizamos nossa inovação chamada Hiflix*, uma plataforma de streaming de conteúdo online, relacionado à gestão 3.0, transformação digital, inovação e com conteúdos gratuitos sobre o tema deste artigo, que visa facilitar equipes home office e aumentar sua performance.

*Hiflix é um conteúdo digital da Hiflex Consultoria, disponível em: www.hiflix.com.br

 

Vitor Massari assina coluna sobre Transformação Digital, no Inova360, parceiro do portal R7, e tem quadro sobre o tema no programa de TV Inova360, na Record News. É CEO da Hiflex Consultoria e autor dos best-sellers “Gerenciamento Ágil de Projetos e Agile Scrum Master no Gerenciamento Avançado de Projetos” e “Gestão Ágil de Produtos com Agile Think® Business Framework”.

LinkedIn: linkedin.com/in/vitormassari

Instagram: @vitormassari

 

 

 

 

 

 

0 comentários:

Enviar um comentário