31/03/2020

Esfoliante capilar: Conheça os super benefícios

A ideia de esfoliar o cabelo parece que vai deixá-lo embaraçado e que o atrito só vai prejudicar mas não é bem assim. A esfoliação ajuda e muito a deixar os cabelos fortes e saudáveis e, se feita corretamente, ajuda a corrigir vários probleminhas comuns a maior parte das cabeleiras. Vamos aprender no post de hoje como fazer em casa e como escolher produtos para dessa finalidade.

Vantagens da esfoliação capilar

Entre outras vantagens da esfoliação capilar ( couro e fios ) está o auxilio no crescimento – pela estimulação da raiz , diminuição da oleosidade – desobstruindo os poros das químicas que estão entupindo o folículo, eliminação dos resíduos de tratamentos e químicas que ficam acumulados dando aquele peso nos cabelos. Se bem feita e com regularidade a esfoliação capilar é um auxiliar nos tratamentos dos fios sendo coadjuvante na manutenção deles.

cuidados-couro-cabeludo-1
cuidados-couro-cabeludo-1 Muito Chique

 

Quem pode fazer a esfoliação capilar?

É indicado para todo tipo de cabelo, alguns irão se beneficiar mais ( como os que têm muitos resíduos de químicas ) e outros menos, porém todos podem usar. Por exemplo, quem tem caspa vai ver o couro mais limpinho logo na primeira esfoliação. Quem tem oleosidade excessiva vai sentir os fios mais leves ao longo do dia e a aparência também melhora logo após a aplicação do esfoliante e da massagem no couro com o produto.

Quem não tem esses problemas no couro e nos fios mas faz hidratações regulares ( tipo todo mundo? ) pode dar um up nos tratamentos e produtos que já usa. Sabe aquela máscara que custa o preço de um carro popular e que você usa com conta-gotas? Ao esfoliar você deixa as cutículas bem abertas e assim o produto penetra e age de forma bem mais profunda sendo um tratamento bem mais intenso, usa menos produtos de hidratação e tem eficiência maior. A combinação dos dois é o ideal e muitos salões fazem esses tratamentos no lavatório as vezes em você saber.

210
210 Muito Chique

Principais dúvidas sobre a esfoliação capilar

Mas devemos fazer todas as vezes que lavamos a cabeça? E quem lava a cabeça todos os dias? É fácil de tirar? Bom, já contei pra vocês dos benefícios e que ele pode ser um grande aliado na hidratação dos seus cabelos e agora vamos a parte prática: Como fazer.

O ideal é fazer ATÉ duas vezes por semana. Mais do que isso o feitiço vira contra o feiticeiro e o couro cabeludo começa a se defender produzindo mais sebo e aí o que era o oleoso, bom, melhor nem pensar no que vai acontecer. Evite, combinado? Na dúvida marque um dia da semana para fazer, assim você não esquece e não corre o risco do seu cabelo estranhar.

493575-Esfoliar-couro-cabeludo-em-casa-como-fazer-2
493575-Esfoliar-couro-cabeludo-em-casa-como-fazer-2 Muito Chique

Outro ponto da esfoliação é que ela deve ser feita somente com o cabelo molhado para que tenha efeito. Capriche na massagem com a ponta dos dedos, não use as unhas. Faça movimentos circulares lentos em todas as direções  por uns 2 a 10 minutos. Depois faça a sua rotina de cuidados normalmente com shampoo e o condicionador. Se for usar a máscara use no lugar do condicionador.

57443112
57443112 Muito Chique

Capriche e lave bem o couro cabeludo para que não fique produto de esfoliação no couro. A ideia é deixar a pele lisa e desobstruída e não o contrário. Tenha atenção no enxágue para que a esfoliação seja eficiente.

esfoliacao-do-couro-cabeludo
esfoliacao-do-couro-cabeludo Muito Chique

Dicas para a esfoliação capilar dar certo

Outra dica para quem, como eu, pinta os cabelos em casa é fazer a esfoliação logo após a tintura. Dessa forma todos os resíduos de tinta irão sair do couro. Evite nesse caso passar o produto nos fios, foque na raiz. Para quem pinta de cores fortes como no meu caso, o vermelho, a cabeça fica livre de manchas e produtos tóxicos. Vale a pena o cuidado mas pegue leve na massagem e na intensidade do produto porque o couro está sensível.  Use apenas para intensificar a limpeza.

E os produtos? Tem de várias marcas? Apenas marcas caras? Posso fazer com produtos caseiros?

Várias marcas fizeram produtos de esfoliação capilar então tem de intensidades diferentes ( você pode querer uma leve em um dia e uma mais forte em outro ) , cheirinhos diferentes e preços também. Marcas bem conhecidas e que são fáceis de achar por todo Brasil como a Natura e O Boticário também lançaram seus esfoliantes e pode ser uma boa opção para quem quer se iniciar no mundo da esfoliação capilar. Outras marcas mais conhecidas de quem frequenta o maravilhoso mundinho dos blogs de cabelo e lojas de salão, podem ser mais eficientes e baratas e também tem para os bolsos mais cheinhos como o incrível esfoliante da Redken.

Marcas de produtos para esfoliação capilar

esfoliantes-couro
esfoliantes-couro Muito Chique

Aqui abaixo alguns dos produtos de diversas marcas que  estão disponíveis no mercado:

1 –  Esfoliante Eh ( pré-sampoo ) 2 –  Esfoliante Capilar Revlon 3  – Peeling Hair Vitaderm 4 –  Kerastase Biotic Micro Peel 5 –  Peeling Capilar Ox 6 – Shampoo Esfoliante Farmaervas

Acredito que você conheça todas essas marcas e com essa listinha terá opções de diferentes preços e poderá escolher um bom produto. Também têm as opções da natura e do Boticário que falei ali acima.

Um produto indicado  para a esfoliação e desintoxicação capilaré o  Natucare Peeling Capilar. A linha, composta por Shampoo Refrescante e Bálsamo Reequilibrador, se diferencia pelo exclusivo Hair Detox System, que é a fusão da menta com o alecrim que proporciona higienização equilibrada aos cabelos retirando o excesso de elementos depositados nos fios e no couro cabeludo, além do sensorial profundamente refrescante. Combinados às micro esferas esfoliantes da Jojoba, que desbloqueiam os folículos capilares e permitem a hidratação e nutrição interna no córtex dos fios. Esse procedimento devolve a textura e densidade ideais para cada tipo de cabelo, evitando quebra e desnutrição. O preço médio é de R$ 63,00 cada um.

imagem_release_691912
imagem_release_691912 Muito Chique

Quem quer experimentar os benefícios da esfoliação sem investir no produtos pode anotar algumas receitinhas caseiras bacanas que trouxe pra você. Não esqueça que vale o uso como as máscaras prontas a venda no comércio. Use no máximo duas vezes por semana, faça a massagem no couro e depois delicadamente puxe pro fio, faça com cabelo úmido ( jamais seco ) , não use se estiver com alguma sensibilidade extra no couro ( feridinhas, alergias, dor ) . Tudo igualzinho a máscara pronta, combinado?

Então vamos às receitas e muita atenção as quantidades pois são elas que vão garantir que o produto vai estar realmente esfoliando  o couro. Se for muito pouco ou muito ralo não terá efeito.

hqdefault
hqdefault Muito Chique

Receitas de máscaras esfoliantes para os cabelos

Máscara de açúcar cristal e iogurte natural

Ingredientes:

1 colher (de sopa) de açúcar cristal 1 colher (de sopa) de iogurte natural 1 recipiente de plástico

Como fazer:

No recipiente misture o açúcar e o iogurte e aplique no couro cabeludo umedecido, massageie bem toda a cabeça, deixe agir por mais ou menos 2 minutos, retire a mistura por completo e depois lave como de costume.

Máscara de Maracujá e vinagre de maçã

Ingredientes:

3 colheres de sopa de suco de maracujá natural 3 colheres de açúcar cristalizado 3 colheres de sopa de vinagre de maçã

Como fazer:

Misturar e aplicar com massagens circulares no couro cabeludo, depois lavar com shampo, hidratar e condicionar, fazer o processo no máximo 2 vezes por semana.

Máscara de suco de limão

Ingredientes:

Suco de um limão Açúcar refinado o suficiente para obter uma pasta cremosa

Como fazer:

Misturar e aplicar com massagens circulares no couro cabeludo, depois lavar com shampo, hidratar e condicionar, fazer o processo no máximo 2 vezes por semana.

esfoliante-capilar-1024x690
esfoliante-capilar-1024x690 Muito Chique

Espero que tenham gostado e achado útil o post de hoje sobre esfoliação capilar. Até a próxima gurias!

0 comentários:

Enviar um comentário