Quando chega a hora dos filhos deixarem a casa dos pais, a primeira sensação é o sentimento de vazio. Para que tudo isso não se transforme em solidão, ansiedade, tristeza ou depressão, é preciso reorganizar a própria vida.
Porém, saiba que solucionar a “síndrome do ninho vazio” pode ser mais simples do que parece e, muitas vezes, a solução pode estar dentro de nossa própria casa. Confira as dicas que temos para você!
Uma etapa natural
Primeiramente, é preciso encarar essa etapa como algo natural. Se você já experimentou essa sensação de independência, agora chegou a vez deles.
Só assim, a adaptação será mais fácil, afinal sempre foi dito que nós criamos os filhos para o mundo e não para nós mesmos… Dessa forma é preciso alegrar-se por eles, pois, finalmente, estão de fato buscando seu lugar no mundo.
Então, encare como uma oportunidade de ouro para você também. Que tal lembrar que agora, dificilmente, haverá o acúmulo de roupas para passar, de louças para lavar e de pó para tirar?! Aproveite para relaxar fazendo um cronograma semanal de atividades do lar e tudo será facilmente resolvido.
Já para ocupar esse tempo, nossa dica é descobrir atividades novas, fazer cursos, encontrar os amigos e praticar exercícios físicos.
Organização
Para deixar tudo arrumadinho, o primeiro passo é fazer uma triagem de seleção do que ficará na “casa nova”: objetos pessoais dos filhos, livros e itens decorativos. O que você fará com eles? Uma doação a entidades que ajudam em causas sociais? Ou pretende remanejar a decoração entre os cômodos? Lembre-se que será legal ter menos trabalho na hora de organizar e limpar a casa.
Agora, se você irá guardar os pertences que seu filho não levou na mudança, nossa dica é usar caixas organizadoras identificadas. É bem simples, basta colocar etiquetas de identificação, assim não é preciso ficar abrindo-as todas as vezes para descobrir em qual delas está o objeto que você está procurando.
É importante também fazer uma análise da sua nova rotina. O que acha de mudar pequenos detalhes que, futuramente, farão toda a diferença dentro de casa?
Um lugar específico para guardar as chaves; Um cabideiro na entrada de casa; Cestos de roupas sujas na lavanderia e nos banheiros; Use prateleiras e nichos para aproveitar a organização vertical; 3. As prateleiras e nichos são ótimas aliadas para ajudar na organização de objetos. Fonte: Pinterest Instale um ar-condicionado para melhorar a climatização; Realize os reparos necessários: encanador para infiltração e eletricista para reparos no circuito elétrico.Outra dica superbacana: já pensou que aquele espaço a mais, que antes era usado por seus filhos, pode virar um cantinho incrível?! O cômodo pode se tornar um escritório, um closet, uma sala de leitura, um ateliê ou até uma sala de televisão. Aqui, o mais importante é se reencontrar pensando nos seus hobbies e trazendo vida nova ao local soltando a imaginação e caprichando na decoração.
4. O cômodo que seu filho usada pode se tornar um escritório, uma sala de leitura ou até mesmo em um ateliê. Fonte: PinterestCompras
Cozinhar é uma ótima forma de se conectar com você mesmo e desacelerar, além é claro de ser um programa delicioso.
Por que não fazer a feira e o supermercado pensando apenas em você? Esse é um bom momento para focar na sua saúde escolhendo ingredientes saudáveis. Aproveite também para elaborar um menu com os alimentos que você ama, mas que suas “crianças” torciam o nariz. Ou então, que tal aperfeiçoar aquela receita de família para que vocês possam aproveitá-la juntos no fim de semana?
5. Que tal aproveitar o tempo juntos para aperfeiçoar aquela receia de família? Fonte: PinterestResponsabilidades
Cachorros:
Que tal adotar um companheiro e ser muito mais feliz depois disso? Assim que ele estiver na sua casa você será, com certeza, a melhor coisa que já aconteceu com ele. Isso sem contar que eles são muito divertidos, são companhias maravilhosas, ajudam a aumentar sua imunidade e trazem de volta a responsabilidade de ter alguém para cuidar.
Jardim:
Está sentindo falta de ter alguém para cuidar? Então essa é uma boa responsabilidade para investir. As plantinhas não mudam apenas a aparência do local, mas também purifica o ar e tornam o seu lar um lugar mais charmoso e feliz. A boa notícia é que eles podem ser feitos em diversos locais como, por exemplo, os apartamentos e até em formatos diferentes, como os verticais.
Hortas:
Assim como nos tópicos acima, aqui você terá novas responsabilidades. É preciso estar de olho na época certa de plantação e na quantidade de adubo, por exemplo. Outra boa dica é cultivar apenas os alimentos que fazem parte da sua rotina, assim você evita o desperdício.
6. Aproveite a nova rotina para cultivar alimentos que fazem parte do seu dia a dia. Fonte: PinterestAgora que você tem todas essas dicas, conta para a gente, aqui nos comentários, qual será a primeira atividade que vai colocar em prática? Tem mais alguma dica que serviu perfeitamente para você, mas que não colocamos aqui? Escreve para a gente também!
Texto escrito em parceria com a – marketplace de decoração e gourmet.
0 comentários:
Enviar um comentário