20/06/2019

"Emagreci 96 quilos com a zumba e isso devolveu minha autoestima"

A diarista Carla Maria Pedro, de 27 anos, chegou a pesar 202 quilos. Inicialmente, ela cogitou fazer cirurgia bariátrica, mas desistiu. "Muita gente acha que a obesidade só tem solução com a cirurgia de redução de estômago. Não é só isso! A pessoa precisa primeiro reconhecer que precisa de ajuda, isso é fundamental", garante.

Carla encontrou outro estímulo para lutar contra a balança e resolveu apostar na zumba como método para perder peso. Resultado: 96 quilos a menos 

Carla afirma que, desde a infância, se alimentou de forma errada.

"Meus pais me deixavam muito à vontade e sempre tive acesso às besteiras, salgadinhos, o que me levou àquele peso. Fui compulsiva e descontava na comida. Aos 14 anos eu já pesava 126 quilos", conta.

Na época, a mãe dela chegou a procurar nutricionistas e endocrinologistas, mas nunca conseguiu resultado. Nesse período, Carla soube da possibilidade de fazer a cirurgia de redução de estômago e acreditava que esse seria o caminho para o sucesso de seu emagrecimento

Por conta da idade, os médicos recomendavam que Carla tentasse outros meios para emagrecer, o que a fez desistir da cirurgia. Devido ao preconceito que sofria na escola, Carla chegou a usar violência para tentar parar as provocações, já que as reclamações para a direção do colégio não surtiam efeito.

A obesidade afetou tanto a vida de Carla que chegou a comprometer seus estudos e sua vida social. Após o nascimento do primeiro filho, Carla continuava com medo e evitava levar a criança à escola pois temia o julgamento dos outros pais e possíveis brincadeiras de mau gosto por conta de seu peso

Com esse medo e incômodo, ela tentou novamente a cirurgia para a redução de estômago e recorreu ao posto de saúde para ter o encaminhamento para a realização do procedimento. Ficou sem resposta.

Quando conseguiu um médico que a antedesse, ao realizar os exames pré-operatórios, Carla descobriu que estava grávida pela segunda vez e entrou em depressão, pois isso a impediria de realizar a cirurgia.

Após a gestação, em 2015, seu peso aumentou e ela desistiu novamente de realizar a bariátrica. Algum tempo depois, ela descobriu que estava grávida pela terceira vez

Com todo o desgaste sofrido nas idas e vindas aos médicos, Carla acabou desistindo dos tratamentos. Mas os olhares e comentários que ela recebia por conta de seu peso a motivaram a querer mudar de vida.

Aos poucos, Carla começou a realizar algumas atividades físicas, como caminhadas e exercícios ao ar livre oferecidos a idosos. O peso foi diminuindo e isso a motivava cada vez mais. Quando chegou aos 150 quilos, ela começou a desanimar novamente, pois o processo de perda de peso era complicado.

Foi então que ela ouviu falar da zumba, em setembro de 2018

Carla contou sua história para a professora de zumba e foi acolhida pela turma.

"Nessa época eu pesava 150 quilos e estava me isolando, mas a boa recepção me dava vontade de ir para as aulas. Eu temia ouvir comentários sobre o meu corpo, mas estava totalmente enganada", afirma.

A sensação de pertencimento foi determinante para Carla e, desde então, ela não parou de praticar a dança. "A zumba devolveu minha autoestima, eu consegui voltar a me olhar no espelho. Me devolveu a alegria de viver"

Carla conta que as duas aulas semanais fazem toda a diferença em sua vida agora. "Hoje eu sou uma pessoa realizada", garante. Hoje ela pesa 106 quilos e ainda está no processo de emagrecimento.

Agora, ela busca a cirurgia de reparação de pele, para retirar o tecido que sobrou em seu corpo após a perda de peso, mas não deixa de sentir orgulho disso. "São marcas de vitória", afirma

Na aula de zumba, Carla levou uma calça que costumava usar quando pesava 202 quilos. A calça, de número 72, conseguiu abrigar ela e uma colega, uma em cada perna.

O apoio da família, do marido e das colegas de dança a ajudaram a se manter confiante em todo o processo

Hoje, ela se sente bem em levar suas crianças para a escola, socializar em festas e comparecer às reuniões dos filhos. Os exercícios, consequentemente, ajudaram Carla a mudar sua alimentação, ingerindo saladas e mais frutas.

Ela aprendeu que não precisava restringir as comida de que gosta, mas comer com moderação. "A zumba fez com que eu me redescobrisse", afirma

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Bresser

0 comentários:

Enviar um comentário