O mundo (quase) secreto das startups (Figurati) apresenta todos os pilares que devem ser pensados – e trabalhados – para que uma startup se firme no mercado e cresça. Tendo como base referências internacionais de grandes nomes da área, como Steve Blank, Saras Sarasvathy, Marc Nager, Clint Nelsen e Franck Nouyrigat, foram entrevistadas dezenas de pessoas envolvidas nesse segmento no Brasil – de especialistas aos próprios fundadores de startups de destaque.
O livro mostra o caminho trilhado por empreendedores renomados que conseguiram transformar suas ideias e sonhos em empresas competitivas e rentáveis, como Alex Tabor, CEO e fundador do Peixe Urbano; Thiago Alvarez, cofundador do GuiaBolso; e David Velez, fundador e CEO do Nubank.
Você sabe qual um dos principais erros dos empreendedores no início da trajetória? Ter medo de compartilhar a ideia. A maioria tem receio por achar que alguém vai roubá-la, mas o que não falta no mundo não são ideias, segundo os entrevistados do livro. O mais importante é saber como executá-las. No Vale do Silício, por exemplo, as pessoas compartilham ideias o tempo todo. Além disso, há meios jurídicos de se proteger ao compartilhar uma ideia com alguém.
No processo de consolidação do negócio, o networking é fundamental. Isso porque, quanto maior a diversidade de campos, temas, culturas e contextos a que uma pessoa é exposta, maior é o potencial de que uma ideia seja transferida, adaptada ou reconhecida de um campo para outro, gerando inovação. Mas é preciso foco. “Networking inteligente é aquele focado. Ir a todos os eventos da área e falar com várias pessoas, para mim, é perda de tempo. Você gasta suas horas quando devia estar criando sua história”, diz Brian Requarth, fundador do VivaReal, portal imobiliário criado em 2009, e conselheiro do Grupo ZAP.
Sobre os autores
Caroline Marino
Jornalista especializada em carreira, negócios e RH. Já trabalhou nas principais revistas do Brasil, como Você S/A, a extinta Cosmopolitan, e Melhor – Gestão de Pessoas. Tem, ainda, matérias publicadas em Exame, Claudia, Época Negócios e Pequenas Empresas Grandes Negócios. Atualmente, além de seguir com a apuração e redação de matérias, atua como consultora editorial, auxiliando autores na organização e edição de seus conteúdos e obras.
Vitor Magnani
Fundador do Instituto Startups, presidente da Associação Brasileira Online to Offline, que reúne mais de 60 startups e scaleups como 99, iFood e Cabify, e coordenador da Comissão da Economia Colaborativa da Câmara de Comércio Brasil-Ásia. Além disso, é public affairs no iFood, professor na ESPM, no Istituto Europeo di Design e na FIA, e palestrante e especialista em inovação e empreendedorismo. Estudou em Stanford University, USP e Mackenzie.
Data do lançamento: 25 de junho das 18h30 às 21h30
Local: livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509, São Paulo)
0 comentários:
Enviar um comentário