A Space X realizou com sucesso, na madrugada desta terça-feira (25), o terceiro lançamento do seu foguete Falcon Heavy, considerado o mais potente construído na história.
Desta vez, a empresa conseguiu, pela primeira vez, resgatar o "nariz" do foguete, considerada a parte mais importante por transporta cargas ao espaço. O navio-robô chamado de Ms. Tree com uma rede retirou a estrutura do mar.
Uma das características desse projeto é a possibilidade de recuperar partes que podem ser usadas em outros lançamentos. Isso diminui os custos das missões espaciais e pode viabilizar novas empreitadas além da atmosfera.
Nas duas vezes anteriores, o destaque dos lançamentos tinha sido o pouso de pelo menos dois dos três propulsores do foguete. Os engenheiros da Space X criaram um sistema para que essas partes pousem sozinhas em plataformas flutuantes no mar.
No lançamento desta madrugada, o propulsor principal teve uma falha e se chocou no momento em que estava se aproximando da plataforma.
O problema não desanimou o bilionário Elon Musk que havia reconhecido que a missão seria "o mais difícil de todos os tempos" e comemorou a fase bem-sucedida de seus projetos espaciais.
Veja também:
Astronautas retornam à Terra após meses no espaço
0 comentários:
Enviar um comentário