26/06/2019

SpaceX recupera parte mais importante de foguete pela 1ª vez

Terceiro lançamento do foguete Falcon Heavy
Terceiro lançamento do foguete Falcon Heavy Reprodução - Twitter/SpaceX

A Space X realizou com sucesso, na madrugada desta terça-feira (25), o terceiro lançamento do seu foguete Falcon Heavy, considerado o mais potente construído na história.

Desta vez, a empresa conseguiu, pela primeira vez, resgatar o "nariz" do foguete, considerada a parte mais importante por transporta cargas ao espaço. O navio-robô chamado de Ms. Tree com uma rede retirou a estrutura do mar.

Uma das características desse projeto é a possibilidade de recuperar partes que podem ser usadas em outros lançamentos. Isso diminui os custos das missões espaciais e pode viabilizar novas empreitadas além da atmosfera.

Barco-robô no resgate do 'nariz' do Falcon Heavy
Barco-robô no resgate do 'nariz' do Falcon Heavy Reprodução-Twitter/SpaceX

Nas duas vezes anteriores, o destaque dos lançamentos tinha sido o pouso de pelo menos dois dos três propulsores do foguete. Os engenheiros da Space X criaram um sistema para que essas partes pousem sozinhas em plataformas flutuantes no mar.

No lançamento desta madrugada, o propulsor principal teve uma falha e se chocou no momento em que estava se aproximando da plataforma.

O problema não desanimou o bilionário Elon Musk que havia reconhecido que a missão seria "o mais difícil de todos os tempos" e comemorou a fase bem-sucedida de seus projetos espaciais.

Veja também:

Astronautas retornam à Terra após meses no espaço

 

0 comentários:

Enviar um comentário