O CEO da Avast, empresa especializada em segurança digital, publicou um anúncio nesta quinta-feira (30) que fechará a subsidiária Jumpshot. Nesta semana, foi publicada uma matéria pelo site Vice sobre a venda de dados de navegação dos clientes.
De acordo com a reportagem, o antivírus da empresa teria recolhido informações de navegação de seus mais de 435 milhões de usuários ativos mensalmente e vendido em pacotes para grandes companhias.
Entre os compradores estariam Google, Yelp, Microsoft, McKinsey, Pepsi, Sephora, Home Depot entre outras. Os dados vendidos incluiriam, entre outras informações do usuário, pesquisas do Google, localizações de GPS, vídeos particulares do YouTube e também visitas a sites de pornografia.
"A conclusão é que qualquer prática que comprometa a confiança do usuário é inaceitável para a Avast. Estamos vigilantes com relação à privacidade dos nossos usuários e tomamos medidas rápidas para começar a descontinuidade das operações da Jumpshot, depois que ficou evidente que alguns usuários questionaram o alinhamento do fornecimento de dados à Jumpshot com a nossa missão e princípios que nos definem como empresa”, afirma Ondrej Vlcek, CEO da Avast em comunicado.
O CEO publicou também uma carta oficial, disponível no site da empresa, falando diretamente aos funcionários e clientes:
"Sabemos que a decisão que tomamos influenciou centenas de funcionários leais a Jumpshot e dezenas de empresas que contrataram nossos serviços, mas creio que esta é a melhor decisão a se tomar. Acredito que a decisão vai ajudar a Avast a focar em seus objetivos e entregar todo o potencial que tem dentro do negócio de segurança e privacidade. Eu agradeço especialmente aos nossos usuários que nos deram um retorno rápido sobre as decisões tomadas".
Os atuais clientes da Jumpshot devem entrar em contato com os contratantes para mais informações. A empresa afirma que vai honrar com seus dividendos para não gerar mais danos e notificará quando terminar por completo os serviços oferecidos.
Em suas declarações, Ondrej Vlcek ressalta o longo histórico que a Avast tem com a segurança e confiabilidade de seus clientes e lamenta o impacto que a decisão terá para os funcionários da Jumpshot.
*Estagiário R7, sob supervisão de Pablo Marques
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