30/01/2020

Contaminação por coronavírus em voo é menor nas janelas, diz estudo

pessoa que se sentam no meio, ou nos corredores, têm mais contato com passageiros
pessoa que se sentam no meio, ou nos corredores, têm mais contato com passageiros Arquivo/Pixabay

Pesquisadores da Universidade de Emory, em Atlanta, nos EUA, apontam que a melhor chance de evitar doenças contagiosas, como o coronavírus, durante voo de avião é sentar na janela.

O estudo analisou voos com duração de 3horas até 5 horas e mostra que pessoas que sentam próximas a janela quase não saem de seus assentos. Entre aqueles que escolhem sentar no meio ou no corredor, 38% levantam ao menos uma vez durante a viagem.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pessoas a duas fileiras de distância não estariam na área de risco para doenças contagiosas, porém, o estudo é o primeiro a calcular que a movimentação dentro do avião diminui essa área para um metro.

"Suponha que você esteja sentado na cadeira do meio e eu me levantei para ir ao banheiro. Nós vamos entram em contato, e, se eu estiver doente, eu poderia transmitirá para você", disse Howard Heiss, autor do estudo, à revista National Geographic

Os números da pesquisa mostram que quem viaja na janela têm, em média, 12 contatos com outros passageiros durante a viagem. Porém, quem viaja nos demais assento tem 64 contatos com as demais pessoas do voo.

O estudo também dá outras orientações para evitar o contágio, como lavar as mãos regularmente, usa de álcool gel após tocar superfícies e evitar contato físico.

"Todo a precaução é útil. Com gripes normais, nós temos vacinas e alguns antivirais, mas contra o coronavírus ainda não temos nada", afirma Heiss.

Ainda não existem estudos precisos sobre como a transmissão do coronavírus acontece, mas, em declaração do ministro da saúde Ma Xiaowei, o período de incubação é de 2 a 14 dias, uma janela grande para transmitir o vírus sem saber que está contaminado.

Veja também: 

Saiba como se proteger de aplicativos que espionam o celular

 

0 comentários:

Enviar um comentário