28/01/2020

Google publica imagem de mapa cerebral mais completo do mundo 

Reprodução YouTube/ HHMI

Pesquisadores do Google, em parceria Janelia Research Campus, no estado de Virgínia, nos EUA, apresentaram o modelo mais completo de cérebro em ser vivo. São mais de 20 milhões de sinapses conectando 25 mil neurônios no cérebro de uma mosca varejeira.

As conectividades representadas no modelo cobrem apenas um terço do cérebro da mosca, mas representam um grande avanço no estudo de conectividades neurais. O mapa é chamado de "connectome" e mostra visualmente os caminhos das sinapses.

Para a criação das imagens foi necessário a combinação de métodos autônomos com a mão de obra humana. O primeiro passo foi fazer fatias do cérebro da mosca com a largura de 20 microns, aproximadamente um terço da largura de um fio de cabelo.

Em seguida, as fatias foram bombardeadas por elétrons vindos de um scanner microscópico que transformou aquelas pelas informações em imagens gigantes, com 50 trilhões de pixels 3D.

O resultado então foi processado usando algoritmos que mapearam o caminho de cada sinapse dentro das células presentes no cérebro. Então, os pesquisadores tiveram que supervisionar se o software funcionou corretamente, trabalho que levou proximadamente dois anos.

Apesar dos resultados positivos, os cientistas estão longe de mapear o cérebro humano. No total, uma mosca tem 100 mil neurônios, enquanto o cérebro humano passa de 86 bilhões. Utilizando o mesmo método, seriam necessários milhares de anos.

Os dados coletados durante a pesquisa estão abertos ao público para download por este site.

*Estagiário R7, sob supervisão de Pablo Marques

Leia também:

Saiba como fazer a montagem da brincadeira das quatro redes sociais

0 comentários:

Enviar um comentário