30/01/2020

Dois satélites desativados estão em rota de colisão no espaço

GGSE-4, satélite experimental lançado em 1967
GGSE-4, satélite experimental lançado em 1967 Divulgação/NASA

Dois satélites desativados, um lançado em 1983 e o outro em 1967, entraram em rota de colisão esta semana.

O serviço de monitoramento de detritos espaciais LeoLabs publicou no twitter que a colisão está prevista para acontecer às 20h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (29) a uma altitude de 900 quilômetros da Terra, sobre os EUA.

A distância entre os satélites é de 15 a 30 metros e a chance de colisão entre eles é de apenas 1%. Os cientistas não podem fazer nada para evitar o choque, já que os controles de ambos os satélites estão desativados há muito tempo. 

"É um encontro muito, muito próximo. Eu diria que é uma das colisões possíveis mais perigosas que vemos em muito tempo", diz Alice Gormana, arqueóloga espacial, à revista ScienceAlert.

O medo dos pesquisadores é que a colisão produza uma nuvem de detritos espaciais que poderiam atingir outros satélites no futuro e causar danos.

"Se não descobrirmos como nos livrar de alguns desses detritos, esse tipo de choque tornará mais difícil o lançamento de novos satélites e realização de viagens para o espaço", alerta Alice.

Os satélites têm tamanhos e massa muito distintos. O IRAS, lançado em 1983, tem mais de uma tonelada e ocupa aproximadamente 10 metros cúbicos. O outro, GGSE-4, foi lançado em 1967, e pesa apenas quatro quilos.

*Estagiário R7, sob supervisão de Pablo Marques

Veja também: 

Saiba como ter mais privacidade em seu perfil no Facebook

0 comentários:

Enviar um comentário