17/03/2020

Apple anuncia novas medidas para aplicativos sobre coronavírus 

Apple irá remover aplicativos que propagam desinformação sobre o coronavírus
Apple irá remover aplicativos que propagam desinformação sobre o coronavírus Arquivo/Pixabay

A Apple anunciou, na última sexta-feira (14), que adotará novas medidas de segurança para aplicativos sobre o novo coronavírus.  A nota publicada no site para desenvolvedores da empresa explica que qualquer aplicativo do gênero na App Store terá medidas um controle mais rigoroso.

“Para ajudar a cumprir as expectativas, estamos avaliando os aplicativos vigorosamente para assegurar que que a fonte das informações nossas plataformas estão de acordo com os critérios e são de organizações confiáveis, como governos e entidades credenciadas na área de educação e saúde”, explica a Apple em nota oficial.

Todos os aplicativos que não condizem com as medidas serão excluídos da plataforma. Jogos com características desinformativas ou apps que brincam com a propagação do vírus pelo mundo também entram na lista.

Ajuda dos desenvolvedores

A gigante da tecnologia orienta que os desenvolvedores de aplicativos avisem que seus produtos são de caráter informativo para não sofrerem remoção da loja.

A empresa também anunciou que irá liberar incentivos anuais para órgãos não governamentais e agências governamentais produzirem aplicativos educativos sobre a doença.

Aplicativos que serão removidos

No último mês, alguns aplicativos já tinham sido removidos em uma primeira tentativa de bloquear desinformação nas lojas de Apps. Um deles foi o jogo Plague Inc, que saiu da Google Play chinesa. O jogo tinha como objetivo criar um vírus que dizimasse a população mundial, quanto mais rápido melhor.

Nessa nova medida, a maioria dos aplicativos que usam o termo “coronavirus” ou “covid-19” podem ser removidos, inclusive os que incentivam lavar as mãos e aplicativos com compilações de notícias.

*Estagiário R7, sob supervisão de Pablo Marques

Veja também: 

Veja 7 mapas que indicam a situação do coronavírus pelo mundo

0 comentários:

Enviar um comentário