O TikTok surgiu em 2016 como um aplicativo de dublagem, mas, logo se tornou uma rede social de vídeos que virou tendência entre os adolescentes e também entre as celebridades
A plataforma permite que o usuário crie vídeos entre 15 e 60 segundos sobre temas mais variados. É possível fazer dublagens de músicas ou criar vídeos como esquetes de humor
Existem diversos efeitos de vídeo e músicas disponíveis na plataforma que são liberdade ao usuário para editar o vídeo como quiser. É possível também mudar a velocidade dos vídeos, cortar sons e outras opções
No final de 2019, a rede social alcançou a marca de 1,5 bilhão de downloads globais, um aumento de 6% em relação ao ano passado e se tornou o segundo aplicativo mais baixado na internet, atrás apenas do WhatsApp
O aplicativo foi tomado por conteúdos que antes se limitavam a outras redes mais “sérias”. Inclusive a Organização Mundial da Saúde liberou vídeos ensinando métodos contraceptivos para o COVID-19
Até 2018, o aplicativo tinha o nome de Musical.ly, mas decidiu mudar de nome para tentar um novo reposicionamento de marca. No período o app já tinha 100 milhões de usuários ativos.
Na plataforma que tem apenas 4 anos de existência, a maior conta é da modelo Loren Gray, que tem 39,9 milhões de seguidores. O YouTube, que está ativo desde 2006, tem o seu maior canal com 130 milhões de seguidores
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