14/06/2019

Índia planeja ter sua própria estação espacial na órbita da Terra

Índia tem planos para ter uma Estação Espacial própria
Índia tem planos para ter uma Estação Espacial própria Pixabay

A Índia anunciou na quinta-feira (13) que planeja colocar em órbita sua própria "pequena" estação espacial em um futuro não muito distante, ao mesmo tempo em que confirmou missões a Vênus, à Lua e ao Sol, além de seu primeiro envio tripulado ao espaço.

"Estamos planejando ter uma estação espacial separada (...) Vai ser muito pequena e lançaremos um pequeno módulo que será muito útil para guiar o experimento de microgravidade", explicou em entrevista coletiva o presidente da Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO, na sigla em inglês), K. Sivan.

No entanto, o departamento não priorizará este projeto até que consiga pôr em órbita uma nave com astronautas, cujo lançamento está previsto para 2022 e para a qual o governo já autorizou um orçamento de quase US$ 1,438 bilhão.

Presidente da Organização de Pesquisa Espacial da Índia, Kailasavadivoo Sivan
Presidente da Organização de Pesquisa Espacial da Índia, Kailasavadivoo Sivan Harish Tyagi/EFE -

Segundo anunciou Sivan, o país asiático também lançará no próximo dia 15 de julho uma missão à Lua que tem como objetivo rastrear as variações na composição da superfície lunar para determinar a origem e a evolução do astro.

Além disso, se focará em estudar a origem da sua água através da distribuição das moléculas que a formam.

O chefe da ISRO detalhou ainda que planejam uma missão solar em 2020 para estudar a auréola do Sol e seu impacto na mudança climática, e outra a Vênus para 2023 com foco na atmosfera e topografia da superfície do planeta.

Com um dos programas espaciais mais ativos do mundo, a Índia começou a colocar satélites na órbita terrestre em 1999 e faz parte do exclusivo grupo de países que dispõem de sistema de navegação por satélite, no qual figuram os Estados Unidos (GPS) e a Rússia (GLONASS), entre outros.

0 comentários:

Enviar um comentário