01/06/2019

Podcast é grande aposta das marcas para manter um novo tipo de conversa com o público

Programa Inova 360
Programa Inova 360 Programa Inova 360
Programa Inova 360
Programa Inova 360 Programa Inova 360

 

Estamos diante de um grande momento para Podcasts. Para os que ainda não sabem do que se trata, o podcast é um tipo de programa gravado em áudio, cujos arquivos podem ser baixados e consumidos a qualquer momento. O produto vem ganhando a atenção de grandes marcas e o motivo é que o Podcast permite produzir conteúdo com significado para o ouvinte e possui um alto índice de engajamento.

Logo, estão sendo mundialmente procurados por marcas como uma nova maneira de conversar com o ouvinte. A explosão dos Podcasts também está ligada ao crescimento do Spotify, que de abril de 2017 a abril de 2018 registrou aumento no número médio de ouvintes no mundo inteiro de podcast diários na plataforma foi de 330%.  Em fevereiro, o Spotify comprou a Gimlet, empresa de Podcasts num transação estimada de US$ 230 milhões.

Outro dado sobre o crescimento mundial está na pesquisa do IAB nos Estados Unidos chamada Podcast Ad Revenue Study indica que a perspectiva de aumento na receita de podcast para US$ 659 milhões até 2020, o que representará um crescimento de 110% sobre o total de 2017.

No Brasil, os movimentos não são diferentes. Várias mídias estão anunciando programas de Podcasts, mas o negócio exige um dom específico. A empresa brasileira B9, que nasceu como mídia, recentemente tornou-se B9 Company, uma das maiores produtoras especializadas em podcasts do Brasil, com cerca de 20 anunciantes – entre eles maracas como Bradesco, Natura, Anacapri, Medley, HBO, Sony, Google, Amazon, Ford, IBM e GE.

O fundador do projeto é Carlos Merigo, que em 2006, lançou o Braincast, programa  que está no ar até hoje. O executivo toca atualmente 11 diferentes shows de sucesso e agora está em sociedade com Ju Wallauer e Cris Bartis,  as apresentadoras do campeão de audiência, o Podcast Mamilos,  que alcança mais de 1 milhão de ouvintes por mês.

E a rede B9 de Podcasts ainda é responsável pela produção de sucessos como: Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes, Código Aberto, Naruhodo!, Oea, Cinemático e mais cinco programas que somados têm 2.000 minutos de gravações mensais, 4 milhões de plays por mês e mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais. “O B9 nasceu focado em publicidade e inovação, antecipando tendências e fazendo análises das campanhas mais relevantes do Brasil e do mundo”, conta Merigo. “A transformação digital mudou completamente o mercado e o veículo acompanhou esse movimento.”

 

0 comentários:

Enviar um comentário