Por Regina Blessa
Imagino que para promover sua marca ou sua loja, a primeira coisa que vem a mente é usar algum tipo de mídia multiplicadora de atenção.
Mas antes de usar mídias que multiplicam seu índice de divulgação, é preciso observar se, em outros ângulos vitais, você não está esquecendo a sua divulgação espontânea.
Aqui vão algumas dicas importantes para fazer da sua loja um evento completo.
1- Quem passa pela rua de carro consegue perceber sua fachada? Dá para notar a loja um quarteirão antes?
Se a loja não for percebida, não vai adiantar divulgar. Primeiro faça com que todos da redondeza a conheçam naturalmente.
2- Quem olha para sua loja consegue perceber o que ela vende em 3 segundos?
Se você não tem certeza disso, pergunte a qualquer estranho perto da loja, se ele sabe onde fica a loja tal, ou se ele sabe se tem alguma loja do tipo ali perto? Isso pode dar dicas se sua loja é percebida ou não pelas pessoas do bairro.
3- Sua vitrine é vendedora ou informativa?
A vitrine ou parede de vidro mostra o interior da loja e dá dicas sobre produtos, categorias e nível de preços. É ela que dá o impulso de entrada ou não.
4- Da entrada se consegue ver o fundo da loja e os caminhos para entrar?
Nunca coloque gôndolas atravessadas fechando a entrada e o circuito de compras.
Muitas lojas põem tanta coisa na porta que desvia o impulso de entrar. O ideal é perceber que é fácil entrar, andar e sair. Sem enxergar os caminhos, o impulso fica mais restrito.
5- Como você faz o planejamento e o calendário promocional de sua loja? Um ano antes ou só faz o que dá em cima da hora em uma data festiva? Se você não tem tempo ou espírito de publicitário, contrate uma agência.
6- Sua loja tem o cadastro de todos os clientes? Se não tiver cadastro nem dos e-mails nem dos telefones, como fazer promoções pelas redes sociais?
7- Como você divulga sua loja?
Agora sim, se sua loja está bem de fachada e layout vamos partir para alguma divulgação. Tudo vai depender da verba disponível para fazer alguma propaganda. Com pouquíssima verba podemos usar as redes sociais em doses pequenas sem perturbar os clientes. Comece com posts no WhatsApp, e vá ampliando seu poder de divulgação aos poucos, mas sempre checando se está falando a linguagem certa para o público certo. Mas cuidado com as opiniões – parentes e amigos não são seu público.
Folhetos na inauguração ou sobre lançamentos são úteis e reforçam a marca da loja.
A melhor promoção que existe é a “boca a boca”, mas, só vai funcionar com um excelente atendimento e uma experiência de compra completa.
O que potencializa a “boca a boca” é o que fica na mente dos consumidores quando percebem as promoções em visita à loja. Se elas forem boas e bem informadas, a fama de loja barateira e promocional será espalhada. Se sua loja for do interior, fora do eixo São Paulo e Rio, sua verba pode dar até para fazer Rádio e TV. Arrume uma boa agência e veja se é possível algum pacote nesses tempos de baixa visibilidade televisiva, já que todos estão com a cara na Internet.
8- Agora vamos checar umas medidas importantes. Você mensura os resultados de suas promoções? Você sabe o que dá certo e o que não dá mais? Você por acaso costuma copiar seus concorrentes sem saber se o resultado deles foi bom? Cuidado!
9- Seus funcionários são treinados para sorrir, agradar e mostrar as promoções?
10- Você fica de olho em tudo na loja? Seu olhar cuidadoso consegue perceber se os funcionários agradam a clientela ou apenas fazem seu trabalho? A imagem da sua loja vai bem perante os já clientes?
Pense nessas dez dicas e reflita se há providências que precisam ser tomadas para divulgar mais naturalmente ou conscientemente sua loja.
Regina Blessa é palestrante e consultora especialista em Varejo. É comentarista sobre o tema no programa de TV Inova360, exibido na Record News.
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